quinta-feira, 3 de maio de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


3 DE MAIO DE 2018 - QUINTA FEIRA DA QUINTA SEMANA DA PÁSCOA
Santos Filipe e Tiago, Apóstolos

1ª. Leitura – I Cor 15, 1-8 - “quem está firme na Fé”

A forma mais segura para que alcancemos o reino de Deus é acreditar no Evangelho de Jesus, e em tudo o que os apóstolos testemunharam sobre Ele. Por isso, crer que Jesus está vivo é essencial para a nossa salvação! Quem crê que Jesus morreu e ressuscitou dos mortos, que está vivo e se manifesta a cada um que O recebe na Eucaristia e O reconhece na Palavra, que sente a Sua presença real no coração, pode dizer que está firme na fé. O encontro com Jesus independe dos nossos olhos físicos, dos nossos sentimentos, ou de percepção palpável. Muitas vezes, nós temos uma percepção de que Jesus existe, mas se encontra muito longe de nós e da nossa realidade. O exemplo e o testemunho dos Apóstolos edificam a nossa fé, no entanto, a nossa experiência pessoal com Jesus, prova e comprova que Ele está vivo e faz prodígios no nosso meio. Abraçar a fé é, portanto, afirmar com toda a convicção que Jesus age na nossa vida e dar testemunho da Sua presença em nós e na nossa existência, mesmo que os nossos olhos não O vejam. - Como Jesus acontece na sua vida? - Você tem dado testemunho de que Jesus está vivo? – De onde você tem tirado força e alegria para enfrentar as dificuldades da sua vida?


Salmo 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.

Não precisamos escutar com os nossos ouvidos físicos para alcançar e apreender o que o Senhor tem para nos dizer. As Suas obras, os céus, o firmamento, o dia e a
noite, falam para nós do Amor que o Senhor a cada momento nos declara. Não precisamos de discursos, nem frases feitas, nem de vozes que possam ser ouvidas, porque a glória de Deus se espalha em toda a terra através dos nossos lábios.


Evangelho – Jo 14, 6-14 - “pedir em Nome de Jesus”


Jesus nos ensina a suplicar ao Pai em Seu Nome, para que sejam realizados os pedidos do nosso coração. Com efeito, Ele nos dá conhecimento de que as obras do Pai são as Suas obras, porque os dois estão em sintonia perfeita trabalhando em harmonia com o Espírito Santo que age e faz acontecer em nós a vontade divina. Assim, com palavras bem simples e claras Ele nos revela: “Quem me viu, viu o Pai.” “Eu estou no Pai e o Pai está em mim!” “É o Pai que, permanecendo em mim, realiza as Suas obras.” Por isso, nós que cremos em Jesus Cristo e já tivemos uma experiência com Ele, podemos dizer com segurança que também já conhecemos o Pai, pois Ele tem realizado grandes obras no nosso coração por meio de Jesus, sob a ação do Seu Espírito Santo. A Santíssima Trindade mora no nosso coração e nos dá poder para superar os nossos desafios na busca da verdade. Não podemos separar o Pai do Filho. O amor entre Eles gera o Espírito Santo e a Unidade desse Amor mora em nós. É Ele quem nos faz cumprir as obras que Jesus realizou no mundo, e coisas ainda maiores que elas nós poderemos fazer. Foi Ele mesmo quem nos prometeu. Apesar da nossa natureza corrompida e, às vezes, da nossa incredulidade, sabemos que Jesus está na nossa vida e que o poder do Seu Espírito age sobre nós. Se vivermos para Jesus, tudo o que pedirmos ao Pai em Seu Nome nós o receberemos, porque esta é a Sua vontade. Somos seus instrumentos aqui na terra para dar sinal ao mundo de que Jesus Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida! Para realizar as obras que estão no coração do Pai nós precisamos persistir no Caminho que nos leva à vida eterna. – Você conhece o Pai? - Qual é o Caminho que nos leva ao Pai? – Você acredita que este caminho está no seu coração? – Você vive como se realmente acreditasse nisso? – Quais as obras que você tem realizado no mundo que se assemelham às obras de Jesus ?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: