terça-feira, 12 de dezembro de 2017

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE



No dia 12 de dezembro a Igreja Católica celebra a festa de Nossa Senhora de Guadalupe. Sua festa litúrgica é celebrada nesta data desde 1754 quando o papa Bento XIV oficializou o título mariano “Nossa Senhora de Guadalupe”. Além de ser a padroeira do México, é também reverenciada padroeira da Cidade de México desde 1737, padroeira da América Latina desde 1945 e “Imperatriz da América” desde 2000. Com este título Maria é venerada também nas Ilhas Filipinas.
Conforme a antiga tradição, no ano 1531 a Virgem Maria apareceu ao recém-batizado João Dídaco, um humilde e piedoso indígena na colina de Tepeyae, perto  da capital do México. Ela o pediu falar com o bispo do lugar  e dizer-lhe que nesse lugar erigissem um santuário em sua honra. O bispo resolveu averiguar cuidadosamente o ocorrido. Por causa da demora João Dídaco foi falar com o purpurado novamente. Esta vez o bispo pediu um sinal comprovante que o pedido vinha realmente da Mãe de Jesus. Dias mais tarde o indígena foi para a capital  pedir um sacerdote para administrar os últimos sacramentos à sua tia que estava morrendo. Pela terceira vez a Virgem apareceu ao João dizendo que sua tia  estava totalmente curada de sua doença. Ela colocou lindas flores no manto do João apesar da esterilidade do terreno e o frio do inverno. Ordenou-lhe então que as levasse ao bispo. Quando Dídaco apresentou as flores ao bispo apareceu no seu rude manto uma linda pintura de Nossa Senhora. Esta imagem é cuidadosamente guardada até hoje no magnífico santuário construído na colina de Tepeyac.  Curiosamente, técnicos da NASA, submetendo a imagem à análise mais rigorosa, ficaram perplexos “porque os corantes utilizados na pintura não pertencem ao reino vegetal, animal ou mineral”. O manto com a imagem da virgem é conservada intacta até hoje depois de 275 anos. O manto de João é de pouca qualidade feita a partir do cacto que deveria se deteriorar em 20 anos, mas que não mostrou sinais de deterioração até hoje.  Um estudo realizado no Instituto de Biologia da Universidade Nacional Autônoma do México, em 1946, comprovou que as fibras do tecido correspondem as fibras de agave, tais fibras não duram mais de vinte anos!
Coroada em 1875 durante o pontificado de Leão XIII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945. No dia 27 de janeiro de 1979, durante sua viagem apostólica ao México, o papa Santo João Paulo ll visitou o magnífico Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e consagrou a Mãe Santíssima toda a América Latina, da qual a Virgem de Guadalupe é Padroeira.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald,
Redentorista

Nenhum comentário: