sábado, 30 de setembro de 2017

SHALOM CELEBRA A FESTA DOS ARCANJOS



A organização do evento estimou a presença de 20 mil fiéis, vindos de diferentes bairros e municípios

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/logger/p.gif?a=1.1828520&d=/2.187/2.188/2.759/2.806
A comemoração já faz parte do calendário oficial do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza ( Foto: Fabiane de Paula )

A 11ª edição da Festa dos Arcanjos aconteceu nessa sexta-feira (29), no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). A comemoração celebra o Dia dos Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. O evento é promovido pela Comunidade Católica Shalom e pela Rádio Shalom, e a entrada foi gratuita.
"A Festa dos Arcanjos é um evento da Igreja Católica que existe desde o 4º século da instituição. A Igreja vê em São Miguel aquilo que a Bíblia nos mostra. São Miguel é o arcanjo que, durante a batalha que houve no céu, venceu a Satanás e ao mal. São Miguel é o anjo que nos protege, Gabriel, o que demonstra que Deus é forte, e Rafael é o anjo da cura. No dia de hoje, nós honramos a ação desses três arcanjos, e, claro, pedimos também a proteção", explica o padre Antônio Furtado, diretor da Rádio Shalom e idealizador da Festa dos Arcanjos.
A programação do evento começou às 15h45, com um breve momento de animação. Às 16h, foi celebrado o Terço da Misericórdia, junto ao momento de adoração a Jesus eucarístico. Em seguida, às 17h, a banda Missionário Shalom se apresentou, animando o público presente. O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Ceará, de Fortaleza e do Vaticano aconteceu às 18h45. "É o momento em que vamos orar pelo nosso Estado, que está precisando de paz. Com tanta violência, nós vamos clamar a Deus por um Ceará melhor", diz o padre Antônio Furtado. O ponto alto da festa foi a Missa dos Arcanjos, celebrada às 19h, que motiva a vinda de grande parte do público.
A comemoração faz parte do calendário oficial do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza. A organização estimou a presença de 20 mil pessoas, vindas também de caravanas provenientes de diferentes bairros e municípios do Estado. Estas chegaram aos poucos, transportadas por veículos alugados.
O padre Antônio Furtado afirmou que a festa tem, desde o seu início, um grande significado para a comunidade Shalom. "A Festa dos Arcanjos tem todo um impacto espiritual".
Devoção
"O papa Francisco renovou a imagem de São Miguel no Vaticano, colocando uma imagem do arcanjo. Foi a consagração de São Miguel como protetor da Igreja. Ele também é protetor de cada um de nós", destaca o sacerdote idealizador da festa. O padre Antônio Furtado relatou o desenvolvimento do evento, que teve início há 11 anos.
"Eu sempre tive uma devoção pessoal a São Miguel. Então pensei em fazer uma missa lá no Shalom. E no Shalom superlotou. A primeira vez tivemos mais de quatro mil pessoas. No segundo ano, nós fomos pro Ginásio Paulo Sarasate, e por dois anos lá superlotou. Aí a gente veio pra cá", explica o sacerdote, que também celebra a missa do evento. "Foi realmente uma idealização nossa, apesar de a devoção não ser só minha, e sim da Igreja Católica", conclui o padre. (Colaborou Barbara Câmara)

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: