sexta-feira, 19 de maio de 2017

ÓBOLO DE SÃO PEDRO VAI ESTAR A PARTIR DE SETEMBRO NO FACEBOOK



A Secretaria de Estado do Vaticano emitiu um comunicado em que informa que depois de Tweeter e Instagram, o Óbolo de São Pedro vai estar presente, a partir de Setembro e Outubro próximos,  também no Facebook, primeiro com uma página em italiano e seguidamente em espanhol e inglês. O objectivo é criar um espaço virtual aberto a todos para partilhar e dar a conhecer as obras de caridade alimentadas por esta iniciativa existente deste há seculos.
O Óbolo de São Pedro em Facebook, pretende favorecer o diálogo com todas as pessoas que têm o intento comum de ajudar os mais necessitados e apoiar de forma concreta as obras de caridade. Com efeito, há séculos que o Óbolo de São Pedro está empenhado no apoio a pequenos e grandes projectos no mundo inteiro, como por ex. o ampliamento do Instituto “Filippo Smaldone” para crianças pobres e com problemas auditivos em Kagali, no Ruanda; a atribuição de bolsas de estudo para jovens deslocados universitários no Kurdistão iraquiano, a abertura duma nova escola primária para as crianças dalit na Índia, etc.
Destas e doutras obras de caridade e das iniciativas que o Óbolo de São Pedro têm pela frente falar-se-á mediante aprofundamentos e notícias continuamente actualizadas na pagina Facebook “Óbolo di San Pietro”, recordando que, tradicionalmente, a Colecta tem lugar em todo o mundo católico, em data estabelecida por cada Diocese, ou então no dia 29 de Junho, Festa de São Pedro e São Paulo, ou ainda no domingo mais próximo a esta solenidade.
Esta iniciativa do Óbolo de São Pedro no Facebook, tal como nas outras redes sociais, nasceu da vontade da Santa Sé  em estreita colaboração com a Secretaria de Estado, a Secretaria para a Comunicação e o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano. Para mais informações consulte o site www.obolodisanpietro.va
O Óbolo de São Pedro é a ajuda económica que os fiéis oferecem directamente ao Santo Padre para ajudar a satisfazer as múltiplas necessidades da Igreja universal e para as obras de caridade a favor dos mais necessitados.
O hábito de apoiar materialmente aqueles que têm a missão de ajudar os que têm a missão de anunciar o Evangelho e cuidar dos necessitados nasce com o próprio cristianismo.
Nos finais do século VIII, os anglosaxões decidiram enviar de maneira estável um contributo anual ao Santo Padre, o chamado “Denarius Sancti Petri” (Esmola a São Pedro).
O Papa Pio IX reconheceu oficialmente o Óbolo de São Pedro com a encíclica “Saepe Venerabilis” de 5 de Agosto de 1871.
A partir de 2016, a Santa Sé decidiu tornar o Óbolo de São Pedro mais acessível e instaurar um diálogo com os fiéis de todo o mundo acerca da necessidade e dos efeitos da caridades em relação aos mais necessitados. Para fazer isto foram criados o site e os canais nos social media dedicados a esta milenária tradição(DA)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: