sábado, 4 de fevereiro de 2017

CARDEAL PAROLIN NA ÁFRICA: ASSINADO ACORDO PARA SERVIR COMUNIDADES NO CONGO



Cidade do Vaticano (RV) – O secretário de Estado do Vaticano prossegue a sua viagem à África. Depois das etapas em Madagascar e no Quênia, o Cardeal Pietro Parolin está na República do Congo, por ocasião da assinatura do Acordo-quadro e do aniversário de 40 anos das relações diplomáticas com a Santa Sé.
 
Na sede da nunciatura apostólica na capital, em Brazzaville, o purpurado encontrou os nove bispos da Conferência Episcopal. Cada um teve a oportunidade de apresentar a situação da sua diocese e os problemas pastorais enfrentados diariamente. Na ocasião foi assinado o Acordo-quadro e enaltecida a importância de se fazer contatos frequentes com as autoridades estatais pelo diálogo profícuo à serviço do bem comum e dos mais necessitados. Ainda em tema, o investimento na formação dos leigos para que a educação cristã desenvolva o sentido de responsabilidade e empenho na política segundo a doutrina social da Igreja.
O Card. Parolin também encontrou o ministro das Relações Exteriores, da Cooperação e dos Congoleses no Exterior, Jean Claude Gakosso. Na oportunidade, o ministro lembrou a memorável visita que São João Paulo II fez em 1980 e falou sobre a assinatura do Acordo-quadro que manifesta o apreço do Estado à Igreja católica por tudo que desenvolve no âmbito educativo, sanitário e social. De modo especial, sublinhou a dedicação com que as instituições da Igreja católica construíram escolas, inclusive nos lugares mais distantes, para dar a possibilidade das crianças se formarem como cidadãos e como pessoas.
O secretário de Estado do Vaticano ratificou a importância do Acordo-quadro que manifesta o reconhecimento à Igreja, não somente pelo que fez no passado, mas também por aquilo que fará no futuro. O cardeal expressou sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pelo Estado e pelo Episcopado na realização do documento que finalmente foi firmado. O Acordo não vai somente regulamentar juridicamente as relações entre Igreja e Estado, mas servirá a todos os congoleses, sem nenhuma discriminação.
Em sequência aos encontros, o Card. Parolin teve audiência com o chefe de governo, Clément Mouamba, em que foram tocados diferentes temas: além do Acordo-quadro, a situação econômica do país, o pedido de uma visita do Papa, a situação dos refugiados da República Centro-Africana que estão voltando pra casa e o fenômeno da imigração na região oeste da África. O premiê afirmou que o governo está trabalhando para que termine a guerrilha que está provocando desestabilização, mortes e desabrigados. A solução mais adequada que se quer adotar, segundo ele, é aquela do diálogo político, evitando ações militares inapropriadas. (AC)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: