terça-feira, 24 de janeiro de 2017

O PAPA FRANCISCO PENSA EM RENUNCIAR AO PONTIFICADO ?



Na entrevista publicada no sábado, 21 de janeiro, pelo jornal espanhol El País, o Papa Francisco falou novamente sobre a possibilidade de renunciar ao Pontificado, tal como fez seu predecessor Bento XVI, em fevereiro de 2013.
Durante a longa entrevista realizada na sexta-feira (20/01) na Casa Santa Marta, recordaram ao Pontífice que em seus consistórios criou cardeais dos cinco continentes. “Como gostaria que fosse o conclave para eleger o seu sucessor? Acredita que verá o próximo conclave?”, perguntaram.
“Que seja católico. Um conclave católico que eleja o meu sucessor”, respondeu o Papa.
O jornal perguntou novamente: “E o verá?”.
“Isso não sei. Deus é quem sabe”, disse Francisco. “Quando sentir que não consigo mais, o grande mestre Bento já me ensinou como tenho que fazer. E, se Deu me leva antes, o verei do outro lado. Espero que não do inferno… Mas que seja um conclave católico”, expressou.
Em 2014, durante o voo de retorno a Roma vindo da Terra Santa, perguntaram ao Papa sobre a possibilidade de renunciar se um dia lhe faltarem forças. Depois de assinalar que fará “o que o Senhor me disser que devo fazer: rezar e buscar a vontade de Deus”, indicou que “creio que Bento XVI não é um caso único”.
“Aconteceu que não tinha forças e honestamente, um homem de fé e tão humilde, tomou esta decisão (de renunciar). Acredito que ele é uma instituição. Há 70 anos, não existiam os bispos eméritos. Agora, há muitos”, explicou.
“O que acontecerá com os Papas eméritos? Acredito que devemos olhar como instituição que ele abriu uma porta, a dos Papas eméritos. Se haverá mais, Deus é que sabe. Mas, essa porta está aberta. Creio que um bispo de Roma que sente que suas forças diminuem deve se fazer as mesmas perguntas que o Papa Bento se fez”, concluiu o Papa em maio de 2014.
Fonte: ACIDIGITAL

Nenhum comentário: