terça-feira, 24 de janeiro de 2017

2017 ANO MARIANO



O Cardeal Arcebispo de Brasília e Presidente Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha em carta enviada aos bispos de todo o Brasil, considera a celebração dos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida na águas do Rio Paraíba do Sul, que aconteceu em 12 de outubro de 1717 “uma grande ação de graças” e recorda que todas as dioceses do país se prepararam, desde 2014, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora, que  percorre cidades e periferias. Por ocasião da cerimônia oficial do lançamento do Ano Mariano, realizada em Brasília no dia 21 de setembro, Dom Sérgio comentou que o período convida os brasileiros a voltarem o coração para Nossa Senhora. O Cardeal Arcebispo de Brasília afirmou: “será uma ano para celebrar, para comemorar, para louvar a Deus, mas também para reaprender com Nossa Senhora como seguir Jesus Cristo, como ser um autêntico cristão hoje”.
Dom Sérgio também aprovou do ensejo para falar um pouco sobre  as expectativas do Ano Mariano. “Nós esperamos muito que o Ano Mariano possa ser de intensa evangelização com Maria, contando com a sua proteção, seguindo os seus exemplos, mas sendo essa Igreja em saída, essa Igreja misericordioso, que a exemplo de Nossa Senhora vão ao encontrar dos irmãos para compartilhar a alegria do Evangelho de Jesus Cristo, alegria da fé em Cristo”.  O Presidente Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil encoraja a que o Ano Mariano seja vivido intensamente por toda a Igreja no Brasil, e finalizou dizendo: “ Que este momento seja para a evangelização, para a missão, tendo o presente o exemplo, as lições de Nossa Senhora nos deixa, mas também recorrendo com confiança a sua intercessão materna”.
Sem dúvida, estamos comemorando três séculos de bênçãos e graças recebidas por Deus, pelas mãos maternas  de Nossa Senhora Conceição de Aparecida. Os padres Redentoristas da Basílica Nacional estão esperando ansiosamente  que o querido papa Francisco, como prometeu na sua última visita à Aparecida em 2013, esteja presente neste Ano Mariano. Em 1717, o encontro da imagem  de Nossa Senhora reacendeu a fé e a esperança de muitos brasileiros, e foi o início de grandes experiências com Deus e com a Virgem Maria. Que em nosso tempo, a comemoração do Jubileu de Bênçãos também reacenda em nós a fé e a esperança, pois temos uma Mãe amorosa, que nos acolhe e nos leva a seu Filho.
Brendan Coleman Mc Donald C.Ss.R, Redenorista

Nenhum comentário: