sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


09/12/2016 - 6ª feira – II Semana do Advento

- Isaias 48,17-19 – “um Pai misericordioso”

Através da Sua Palavra o Senhor nos ensina coisas úteis, para nos alertar e nos advertir a não “deixar passar” as oportunidades que temos para aproveitar o momento da sua graça. Por isso, Ele está sempre pronto a nos instruir e nos conduzir no caminho do bem. O profeta Isaías, falando em nome do Senhor lança o seu desabafo para a humanidade que, muitas vezes não aceita a Sua ajuda e a Sua proteção! Mas como Ele é um Pai misericordioso e cheio de compaixão nos dá sempre outra chance. O Seu objetivo é que tenhamos paz como um rio que corre livre, e deseja que a nossa vida seja justa e plena de felicidade. Apesar dos nossos erros e do que deixamos de cumprir Ele nos dá esperança de vida nova. Quando não seguimos a sua orientação nos damos mal e “frustramos” os Seus projetos para a nossa felicidade. Descendência numerosa como a areia do mar significa a abundância de graça que acontece na nossa vida e como consequência, na vida da nossa família, em todas as gerações. Precisamos, pois, neste tempo do Advento, estarmos de ouvidos e olhos atentos para tudo quanto o Senhor quiser realizar em nós a fim de que tenhamos uma vida nova e promissora. “Ah se tivesses observado os meus mandamentos!” diz o Senhor: será que este lamento de Deus tem alguma coisa a ver com você? – Você tem conseguido perseguir na sua vida os ensinamentos de Deus para a sua felicidade? – O que está faltando? - Você percebe as oportunidades que Deus lhe deu neste ano que se finda? O que você aproveitou e o que você deixou passar em vão?

Salmo 1 – “Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida!”

Assim como a árvore plantada à beira do rio dá frutos e mantém suas folhas sempre verdes, será também com o homem ou a mulher que encontra prazer na lei de Deus e não segue a lei do mundo. Será feliz e prosperará, porque o Senhor mesmo é quem vigia o seu caminho e prepara a estrada da sua vida. Deus vigia o caminho dos eleitos e não os deixará cair no vale da sombra da morte.

Evangelho – Mateus 11, 16-19 – “a sabedoria de Deus é reconhecida pelas nossas obras ”

A sabedoria de Deus se revela pelas obras dos homens e se espalha na terra. Na medida em que a sabedoria de Deus faz morada no nosso coração nós podemos dar ao mundo um testemunho coerente com o pensamento que vem do céu, isto é, do coração de Deus. A fé e a confiança que temos em que Jesus é nosso Senhor e Salvador nos faz acolher a Sua Palavra em qualquer circunstância ou situação em que nos encontremos. Neste Evangelho Jesus compara a geração dos homens e das mulheres descrentes, com crianças que não sabem distinguir as coisas e se lamentam diante dos acontecimentos da vida. Muitas vezes também, somos como estas crianças que não sabemos o que queremos e lamentamos por tudo quanto acontece na nossa vida. Não queremos passar por provações, por testes, por sofrimentos e nem tampouco aproveitamos o tempo do refrigério, o tempo da graça, o tempo de Deus para glorifica-Lo. Somos eternos insatisfeitos, pois confundimos o nosso querer humano com o que Deus quer para nós e deixamos de lado o que o Espírito Santo nos revela. A metodologia de Deus e Sua maneira de agir é completamente diversa da que o mundo usa, por esta razão, a humanidade está sempre a rejeitar os Seus ensinamentos. Somos também como “meninos amuados” e não aderimos ao projeto de Deus por meio de Jesus Cristo, que veio ao mundo nos ensinar que vale mais o ser do que o fazer. Assim sendo, não conseguimos perceber os sinais de Deus e a obra que Ele quer realizar nas nossas vidas. Não acreditamos, não confiamos e por qualquer razão nos distanciamos do Seu amor nos confundimos nas nossas indagações: por que isso, por que aquilo? Procuramos sempre um culpado para os nossos fracassos e justificamos a nossa falta de fé no amor e na misericórdia de Deus olhando mais para o que fazem ou deixam de fazer aqueles (as) que se dedicam a servir ao Senhor. Quem tem a sabedoria de Deus é reconhecido (a) pelas obras que realiza e não se engana. O Senhor quer nos ensinar a viver a Sua graça e a participar do Seu reino para não ficarmos de fora, somente reclamando e murmurando. – Você é uma pessoa murmuradora? – Como você julga o comportamento das pessoas consagradas ao serviço de Deus? – Você está sempre de olho nelas para recriminá-las na hora que erram? – Você procura reconhecer nelas o sinal de Deus para você? – A sua fé depende dos homens?- Você confia que a sabedoria de Deus está construindo em você uma obra nova de conversão?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: