quarta-feira, 12 de outubro de 2016

PAPA: ECUMENISMO DE SANGUE UNE OS CRISTÃOS






Cidade do Vaticano (RV) - Antes da Audiência Geral, desta quarta-feira (12/10), o Papa Francisco recebeu na saleta da Sala Paulo VI, no Vaticano, os participantes da Conferência dos Secretários das Comunhões Cristãs Mundiais (Christian World Communions).
Duas frases proferidas pelo responsável da delegação chamaram a atenção do Pontífice. A primeira: Jesus está conosco; e a segunda:
Jesus caminha conosco. 
“Estas coisas me fazem refletir e me perguntar: Sou capaz de crer que Jesus está conosco? Sou capaz de caminhar com todos e também com Jesus? Muitas vezes pensamos que o trabalho ecumênico seja apenas o dos teólogos. É importante que os teólogos estudem, entrem de acordo e expressam desacordo. Isso  é muito importante. Entretanto, o ecumenismo se faz a caminho e a caminho com Jesus, não com o meu Jesus contra o teu Jesus, mas com o nosso Jesus”, disse Francisco. 
Segundo o Papa, o caminho é simples: “Faz-se com a oração e com a ajuda aos outros. Rezar sempre: ecumenismo da oração uns com os outros e todos pela unidade. O ecumenismo do trabalho em prol de tantas pessoas carentes, muitos homens e mulheres que hoje sofrem injustiças, guerras, coisas terríveis. Todos juntos devemos ajudar, ter caridade para com o próximo. Isto é ecumenismo. Esta é a unidade. Unidade a caminho com Jesus.”
  O Papa Francisco disse que existe outro ecumenismo que devemos reconhecer e que hoje é muito atual: o ecumenismo de sangue. 
“Quando os terroristas ou as potências mundiais perseguem as minorias cristãs ou os cristãos, eles não perguntam: “Você é luterano? Ortodoxo? Católico? Reformado? Pentecostal? Não. É cristão e basta.” 
“O inimigo não erra, sabe reconhecer bem onde está Jesus. Este é o ecumenismo do sangue. Hoje, somos testemunhas disso. Penso nos irmãos coptas ortodoxos que foram degolados na praia da Líbia, por exemplo. São nossos irmãos. Eles testemunharam Jesus e morreram dizendo: “Jesus ajuda-nos”! Confessaram o nome de Jesus. Portanto, ecumenismo da oração, ecumenismo do caminho. O inimigo nos ensina o ecumenismo de sangue”, concluiu o Papa. (MJ)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: