sábado, 17 de setembro de 2016

PAPA FRANCISCO AOS EX-ALUNOS JESUÍTAS: CORAGEM PARA SUPERAR CRISE DOS REFUGIADOS



Rádio Vaticano (RV) - O Papa recebeu na manhã deste sábado (17/09), na Sala do Consistório no Vaticano cerca de 170 participantes na Conferência sobre “Migração e crise dos refugiados”, promovida pela Confederação Europeia e a União Mundial dos Ex-Alunos e Alunas dos Jesuítas.
 
Em seu discurso, Francisco expressou sua satisfação por este Congresso que reuniu nesta semana em Roma “homens e mulheres que trabalham pelos outros”, de modo particular “para estudar as raízes da migração forçada” e reafirmar a sua responsabilidade em relação à atual situação como promotores de um mundo melhor.
Pior crise humanitária desde a II Guerra
O Papa recordou que hoje no mundo 65 milhões de pessoas são obrigadas a abandonar seus países e familiares: homens e mulheres, jovens e crianças que têm direito de viver em paz e almejar um futuro para seus filhos.
Infelizmente, afirmou o Pontífice, hoje o mundo está envolvido em numerosos conflitos, como a terrível guerra na Síria, no Sul do Sudão, entre outras, que parecem insolúveis.
"A maior crise humanitária desde a segunda Guerra Mundial", sublinhou com pesar o Pontífice, que exortou: é preciso “contemplar e agir” diante da questão dos refugiados:
“Mediante a sua educação jesuíta vocês são convidados a ser companheiros de Jesus e, sob a guia de Santo Inácio, são enviados ao mundo para ser homens e mulheres ‘para’ e ‘com’ os outros. Neste momento particular da história, sente-se muito a necessidade de pessoas que ouçam ‘o grito dos pobres’ e que lhes respondam com compaixão e generosidade”.
Coragem
Os alunos formados em escolas dos Jesuítas, disse o Papa, devem ser corajosos em responder aos apelos dos refugiados no mundo, oferecendo “toda a sua liberdade, memória, inteligência e vontade férrea” e recordou-lhes que “a autêntica hospitalidade é um profundo valor evangélico”, que alimenta o amor e reforça a nossa segurança contra os hediondos ataques terroristas.
Francisco concluiu seu discursos dizendo que os ex-alunos e alunas dos Jesuítas são “os olhos, a boca, as mãos e o coração de Deus no mundo” e os artífices da misericórdia e da hospitalidade entre os refugiados.
A Associação de Antigos Alunos dos Jesuítas busca dar continuidade à formação recebida pelos Padres Jesuítas e oferece meios para colocar em prática a filosofia de vida proposta por Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.(MT)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: