segunda-feira, 26 de setembro de 2016

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS PASTORAIS E SOCIAIS NA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA



As pastorais carcerária e de rua, além do Condomínio Espiritual Uirapuru apresentaram seus trabalhos durante o Simpósio arquidiocesano Ano Santo da Misericórdia.
Regina Pereira
A Pastoral Carcerária mostrou as dificuldades nos cárceres locais, principalmente após a greve dos agentes carcerários. Um dia de greve causou muitos prejuízos e mortes dos internos. A greve terminou, mas os problemas continuam na Capital e Interior. Atualmente, só dois presídios permitem a entrada dos membros da pastoral Carcerária: o presídio feminino Auri Moura Costa e o presídio Irmã Imelda que acolhe as pessoas LGBT, idosas, doentes e em detidos pela Lei Maria da Penha. A pastoral ressalta a importância do cristão nos cárceres, junto também aos familiares dos detentos.
Pe. Lino Allegri
Sobre os moradores de rua, o padre Lino Allegri, falou situação de rejeição e discriminação dos que vivem na rua e dos projetos sociais desenvolvidos ultimamente como a Campanha de Moradia em 2015 para abrigar aqueles que querem pelo menos passar a noite. Também um projeto de empreendedorismo para atendê-los em parceria com o Centro de Direitos Humanos da Arquidiocese de Fortaleza e o Ministério do Trabalho. Existem ainda o Fórum dos Moradores de Rua com discussões envolvendo vários grupos e entidades para enfocar o trabalho realizado e a realizar.. O fórum é mensal. Padre Lino falou dos núcleos criados nas paróquias da Paz e do bairro Barroso e agradeceu aos agentes de pastoral pelo trabalho que realizam.
Ir. Elizabete e José Carlos
Membros do Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU) relataram o trabalho das comunidades que atual ali há 16 anos, onde já foram atendidas 873 crianças abandonadas, com o vírus HIV e 3.228 adolescentes. Na Fazenda da Esperança, primeira instituição a funcionar ali, foram atendidas 485 jovens do sexo feminino que lutam contra a dependência das drogas.
Na Funface, foram atendidas 250 crianças fissuradas. Existem 612 inscritas. Na Casa Sol Nascente para adultos, já foram atendidas 648 mulheres e homens.
Entre as 11 obras de misericórdia do mundo, escolhidas pelo Papa Francisco, o Condomínio Espiritual Uirapuru está entre elas.

Por Rita Fahena – PASCOM Fátima
Arte/Foto  – Wendell Albuquerque – PASCOM Pici
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: