quinta-feira, 22 de setembro de 2016

ANEC REALIZA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA E FÓRUM DE MANTENEDORAS



Com o objetivo proporcionar reflexão quanto ao cenário atual das Organizações Educacionais Católicas no país e apresentar ações e projetos, bem como, os parceiros junto às entidades filiadas, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (Anec) realiza, nos dias 22 e 23 de setembro, a VIII Assembleia Geral Ordinária e IX Fórum Nacional de Mantenedoras da ANEC, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília (DF).

O Fórum de Mantenedoras será realizado no primeiro dia de evento e terá como tema principal “A Profissionalização da Gestão e a Sustentabilidade Institucional”. A programação está composta por palestras, debates, reflexões em grupos e apresentações de resultados.

A conferência de abertura terá como tema: “A Gestão das Instituições Educacionais Católicas em Tempo de Crise”, ministrada pelo especialista em Gestão de Alta Performance, Jorge Apóstolos Siarcos.

Os participantes contarão com a palestra do advogado, contador e especialista em controladoria, Adriano Magno Martins, que irá tratar sobre “Gestão Financeira: Sustentabilidade Institucional”. Outras temáticas serão abordadas no decorrer da programação com a ajuda de especialistas nas respectivas áreas.

As atividades da VIII Assembleia Geral Ordinária da Anec acontecem no segundo dia do evento. O membro do Conselho Superior da Anec e presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), frei Gilberto Garcia, fará a palestra que irá discutir o tema “Que amanhãs podemos imaginar para a Educação”. Também será discutido o “Novo cenário político do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas)” pelo superior da Plataforma Centro-Oeste da Província dos Jesuítas do Brasil, padre Antônio Tabosa, pelo diretor presidente da Anec, professor doutor Paulo Fossatti, e pelo diretor primeiro tesoureiro da Anec, padre Roberto Duarte Rosalino.

A VIII Assembleia Geral Ordinária e o IX Fórum de Mantenedoras da ANEC são destinados a presidentes de mantenedoras, reitores, diretores de escolas católicas, provinciais, inspetores, ecônomos, assessores e representantes das redes e grupos da educação católica do Brasil. Uma página na internet está disponível para que os interessados em participar dos eventos se inscrevam. Também é possível acessar a programação e outras informações no endereço.

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil

A Anec é uma associação de caráter educacional e cultural, que reúne instituições mantenedoras de estabelecimentos confessionais católicos de educação e ensino em todos os seus níveis, graus e modalidades, sediadas em todo o Brasil, promovendo a formação integral da pessoa humana, segundo o evangelho e a doutrina social da igreja.

Dentre as ações e estratégias da Anec, está a representação política e de defesa dos interesses das entidades associadas. O diálogo com o Estado, com o Parlamento Federal, buscando influenciar na produção das leis e normas, como é o caso do Plano Nacional de Educação, a revisão da Lei de Diretrizes e Bases, a mudança da Lei de Certificação das Entidades Beneficentes. No executivo, o debate permanente sobre as regras e procedimentos da certificação, o PROUNI e o FIES.

Com informações da Anec


Fonte: CNBB

Nenhum comentário: