quinta-feira, 15 de setembro de 2016

106 EMBAIXADORES DO PAPA REFLETEM SOBRE IDEOLOGIA DE GÊNERO E O ISLÃ





Foto referencial. Crédito: Martha Calderón (ACI Prensa)

VATICANO, 15 Set. 16 / 06:00 pm (ACI).- Entre os dias 15 e 17 de setembro, 106 dos 108 núncios apostólicos que servem no mundo inteiro, participam do Jubileu presidido pelo Papa Francisco, no qual analisarão diversos temas como a ideologia de gênero e as relações com o islã.
A reunião dos representantes pontifícios, no marco do Jubileu da Misericórdia, começou na manhã de hoje com uma Missa na Basílica de São Pedro, celebrada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.
Hoje participaram de duas conferências. A primeira intitulada “O mundo hoje, a Igreja hoje, o Papa Francisco” realizada pelo decano da Universidade de Sofia, Dom Piero Coda. A segunda “Gênese e o caso da cultura de gênero: como enfrentá-la”, realizada pelo Pe. Robert A. Ghal, professor associado de ética fundamental da Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma.
O Pe. Ghal, americano, é engenheiro químico e trabalhou alguns anos no Silicon Valley. Estudou filosofia na Universidade de Navarra (Espanha), fez o doutorado na Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma, e logo uma investigação pós-doutorado na Universidade de Notre Dame. Realizou diversas publicações sobre a teoria da lei natural, a ética sexual e a moral.
Hoje à noite os núncios participam de um jantar com o Santo Padre na Casina Pio IV, nos Jardins Vaticanos.
Na manhã de sexta-feira, 16, os representantes se reunirão com os Superiores da Secretaria de Estado; e à tarde, os participantes terão a terceira conferência, intitulada “O diálogo inter-religioso, as relações com o Islã”. Esta exposição será feita pelo Cardeal Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso.
À noite, os embaixadores se reunirão com as autoridades dos diversos dicastérios da Cúria do Vaticano e com os embaixadores ante a Santa Sé que vivem em Roma, acontecerá na Pinacoteca dos Museus Vaticanos.
No sábado, 17, os representantes pontifícios participarão da Missa que será celebrada pelo Papa Francisco na capela de Casa Santa Marta e logo, Dom Pierangelo Sequeri, Presidente do Pontifício Instituto João Paulo II para o estudo do Matrimônio e da Família, fará uma reflexão.
Em seguida, os núncios atravessarão a Porta Santa da Basílica de São Pedro e serão recebidos pelo Papa Francisco na Sala Clementina do Palácio Apostólico do Vaticano, logo compartilharão um almoço na Casa Santa Marta.
No marco do Jubileu da Misericórdia, o Papa Francisco convidou também 168 representantes pontifícios: conselheiros, secretários, adidos; para celebrar uma jornada jubilar no próximo dia 18 de novembro.


ACI Digital

Nenhum comentário: