segunda-feira, 28 de março de 2016

RETIRO DA SEMANA SANTA ALCANÇA RECORDE DE PÚBLICO EM FORTALEZA


12376355_1039505019461533_5187592631582347792_n
Evento foi realizado também em várias cidades do Brasil
Um público recorde lotou o Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza, para meditar sobre o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. O Retiro de Semana Santa e o espetáculo “A Paixão de Cristo” foram realizados da última quarta-feira, 23, ao último domingo, 27, na capital cearense. Foram 22,5 mil fieis que participaram dos cinco dias de programação, superando o ano anterior, de acordo com a organização.
A programação contou com momentos de louvor, oração, pregações, adoração ao Santíssimo Sacramento, celebrações. As artes também estiveram presentes durante os cinco dias de eventos com o tradicional espetáculo “A Paixão de Cristo” na quarta-feira e a Via-sacra artística e oracional na sexta-feira Santa.
O último dia da programação contou com uma pregação de Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Católica Shalom. “Este é o dia em que Cristo Ressuscitou. O mundo foi recriado. A força da Ressurreição de Cristo que está vivo recria nossa história”, destacou.
Para o responsável pela Comunidade Católica Shalom em Fortaleza, padre Sílvio Scopel, a avaliação do evento foi positiva. ” O Retiro de Semana Santa foi uma grande experiência de fé, um mergulho no amor de Deus por nós”, destacou.
Paixão de Cristo
Um público recorde acompanhou o espetáculo “A Paixão de Cristo”. Foram 8 mil pessoas que se emocionaram com os mistérios do grande amor de Cristo pela humanidade. A peça contou com 110 artistas entre atores, cantores e dançarinos. A Santa missa pela cura das gerações, celebrada pelo padre Antonio Furtado, abriu a programação na quarta-feira, 23.
Milza Gama, diretora do espetáculo, ressaltou que ” A Paixão de Cristo” cumpriu seu papel como evento de Evangelização. “Foi um evento que procurou novas vertentes da dança e do canto ao vivo dentro de uma realidade do meio católico. Foi muito favorável, fez com que o espetáculo se tornasse mais vivo, tivesse abertura de dialogar com a plateia. Transformou o espetáculo em um momento vivencial e mágico onde cada pessoa que o experimentou teve uma experiência”, ressaltou.
Um dos pontos altos da programação da sexta-feira Santa foi a Via Sacra artística e oracional na qual revivemos o mistério da Paixão e Morte de Jesus Cristo. O momento foi conduzido por 30 artistas. O tema deste ano foi “Em Cristo somos mais que vencedores.” Cinco mil pessoas estiveram no ginásio, superando a sexta-feira Santa do ano passado.
Maria Neide de Oliveira, diretora artística da Via Sacra, explicou que é um momento para refletir o amor de Cristo vitorioso na cruz. “Mostramos Cristo glorioso que enfrenta os desafios. Sofre, mas vence.” O roteiro é do Secretário de Artes da Comunidade Católica Shalom, Wilde Fábio.
Wilde Fábio disse que a Via Sacra deste ano trouxe o tema da misericórdia em uma estética moderna com tecidos e figuração. A coroa real representa que Cristo já é vitorioso e rei.
Houve ainda pregação com o missionário da Comunidade, Carmadélio Souza, que teve como Tema: “Feliz a culpa que nos deu tão grande redentor.” Ele nos inseriu na espiritualidade deste dia em que nos unimos à Cruz de Cristo.
” A cruz é o ponto de encontro entre o homem e Deus. O pecado não é apenas a quebra de um padrão moral, o pecado é quando perco minha amizade. Todos nós somos iguais diante do mistério do pecado. Entendendo o mistério do pecado, entendemos o mistério da redenção. Da cruz, Jesus vai atrás do filho que se machucou”, destacou.
Formação do Tríduo Pascal
A quinta-feira santa no Retiro de Semana Santa trouxe o tema “Amou-os até o fim”. Conduzida por Padre Antônio Furtado, a pregação trouxe a reflexão sobre a eucaristia, fonte e ápice da vida cristã.
Na Santa Ceia, Jesus antecipa Sua Páscoa, ama constantemente seus discípulos. Institui por amor, a Eucaristia. A Eucaristia é um ato de profundo amor de Cristo por nós.
Em toda comunhão, o sacerdote motiva a assembleia a dizer e meditar “A Eucaristia é um ato de amor de Jesus por mim”, destacou padre Antônio. Ao instituir a Eucaristia, Jesus nos dá a garantia de Seu profundo amor.
O mistério do sábado Santo e a espera silenciosa pela Ressurreição de Cristo foi meditado pelo padre João Chagas, missionário da Comunidade Católica Shalom e responsável pela seção Jovem do Pontifício Conselho para os Leigos, na pregação do sábado, 26. Ele ressaltou que o tríduo pascal é um mistério que se dá na nossa própria vida porque o sacrifício de Cristo é para nos salvar.
Cristo morre e desce à mansão dos mortos antes da Ressurreição para nos mostrar que a salvação alcança todos os homens que viveram antes de Jesus e os que ainda existirão. “Jesus desce à Mansão dos Mortos para libertar todos os justos que o tinham precedido – Davi, Moisés, Abraão- todos os homens e mulheres justos que o tinham precedido. Jesus desce à Mansão dos Mortos para anunciar a salvação.”
Teresa Fernandes
Fonte: Site da Comunidade Católica Shalom

Nenhum comentário: