Encerrando a Semana Santa, católicos participaram ontem de celebração e procissão nas ruas do Centro
por Yohanna Pinheiro - Repórter
Após dias de sacrifício e de contrição, mais de cinco mil fiéis se reuniram, na noite de ontem, para celebrar a ressurreição de Cristo em missa e procissão na Catedral de Fortaleza. O momento era de alegria e de renovação, quando crianças, jovens, adultos e idosos se uniram em oração e demonstraram a força da fé. Nem mesmo a falta de cadeiras ou o calor os abalaram - muitos não se importaram em sentar no chão ou em ficar de pé. Os mais preparados levaram cadeiras de praia e bancos para acompanhar a missa com mais conforto.
O arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, à frente da celebração, ressaltou que, como Jesus, no Domingo da Páscoa todos ressuscitam com Ele. "Jesus veio matar o pecado e a morte do mundo e o fez esvaziando-se da glória de Deus e assumindo nossa fragilidade humana. Em tudo, semelhante e frágil como nós, menos no pecado. Mas carregando sobre si todas as consequências da nossa herança de pecado", declarou. "Que vivamos hoje a alegria da Páscoa, que essas palavras de Deus aqueçam nossos corações".
Para o operário de máquina Fortunato dos Santos, que participou na Semana Santa do retiro da Comunidade Shalom, no Ginásio Paulo Sarasate, a Páscoa significa uma vida nova, em Cristo. "É como dizem as escrituras, hoje morrerás com Cristo, estarás com Cristo ressuscitado. Um Cristo que não está morto, mas vivo em nossas vidas. Uma vida totalmente decidida em Deus".
Já a missionária Katiane Rodrigues, que participou pela primeira vez da missa na Catedral, lembrou que é na Páscoa que Jesus desce à mansão dos mortos e resgata aos fiéis.
Por volta das 20 horas, com o fim da celebração na Catedral, os fiéis seguiram em caminhada pelas ruas do Centro lideradas pelo arcebispo dom José Antônio, que, com a ajuda de um carro, exibia o corpo de Cristo em um ostensório para a adoração. Algumas vias foram interditadas pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), como a Avenida Dom Manuel (parcialmente), Costa Barros e Conde D'Eu.
ENQUETE
O que significa a Páscoa para você?
"Significa a vida, o perdão, a misericórdia. É a alegria de que Jesus está vivo e está no meio de nós, guiando as nossas vidas. Está entre nós, enquanto falamos sobre Ele. Jesus morreu, mas ressuscitou e removeu nossos pecados, nos proporcionando a vida eterna"
Maria de Jesus
Médica
"Com Ele, eu ressuscito. Minha vida, tudo que tenho e que sou, e vivo em um tempo novo. Porque eu saio das trevas para uma vida que o próprio Deus quis para mim, com felicidade, com a presença Dele e, principalmente, na amizade com Ele. Chego mais rápido ao coração do Pai"
Marcelo Dourado
Missionário
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário