quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CAMPANHA DA FRATERNIDADE: IGREJA REFORÇA DIREITO AO SANEAMENTO



Com o tema "Casa comum, nossa responsabilidade", a CFE 2016 será lançada hoje, às 18h30, na Catedral
 por Renato Bezerra - Repórter
A celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Fortaleza dom José Antonio Tosi marca também o início da Quaresma ( FOTO: KLEBER A. GONÇALVES )
A garantia da saúde é um direito humano fundamental, mas com infraestrutura insuficiente, não atinge a todos. A problemática que envolve a falta de saneamento básico é a proposta de discussão dos cristãos, este ano, por meio da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) em todo o País. Na arquidiocese de Fortaleza, o lançamento da campanha acontece durante celebração eucarística a partir das 18h30 de hoje, primeiro dia da Quaresma, na Catedral Metropolitana de Fortaleza.
Com o tema "Casa comum, nossa responsabilidade", a CFE 2016 tem como objetivo principal assegurar o direito ao saneamento básico à toda população, no sentido de garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. O lema bíblico, por sua vez, tem como base Amós 5,24 que diz: "Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca".
Problema social
O padre Luís Sartorel, assessor das Pastorais Sociais, do Setor Ecumenismo e Centro de Estudos Bíblicos -CEBI, explica que o tema reflete o grave problema enfrentado não apenas em Fortaleza, como na maioria das grandes cidades brasileiras, onde parte relevante da população ainda não tem acesso a esgotamento sanitário e água potável, estando exposta a diversos tipos de doenças. "Sobretudo as endêmicas e ainda mais agora nesse período de crise por causa do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya".
O tema, segundo ressalta o sacerdote, não diz respeito apenas à Igreja Católica, uma vez ser a saúde de interesse de todos, e acredita que a discussão sobre saneamento foi reflexo da Carta Encíclica Laudato Si, do Papa Francisco, que alerta o mundo todo sobre a necessidade de um cuidado maior com a preservação da natureza e com os elementos que garantam a vida na terra.
União de Igrejas
De acordo com o padre, a conscientização por meio da CFE pretende chegar em escolas, universidades e demais instituições no sentido de promover uma noção de responsabilidade individual em relação ao problema tratado. "Essa campanha vem para despertar todos nós. As pessoas precisam saber que a responsabilidade é de todos e não somente dos órgãos públicos. É demais aquilo que vemos, como o desrespeito à limpeza, à coleta de lixo, então acho que teremos muito trabalho a ser feito nas igrejas e em toda a sociedade", diz o religioso.
Esta é a quarta vez que a iniciativa é promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) em unidade com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por isso o título de campanha ecumênica, já que conta com a participação, além da Igreja Católica, também de diversas igrejas evangélicas e ortodoxas.
A novidade desta edição é a participação da Misereor, entidade episcopal da Igreja Católica da Alemanha, que trabalha na cooperação para o desenvolvimento na Ásia, África e América Latina.
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: