sábado, 25 de abril de 2015

EM CUBA O CARDEAL STELLA ENCONTRA CLERO E SEMINARISTAS - COM OS OLHOS DA MISERICÓRDIA



As dificuldades e a carência de sacerdotes não são obstáculos para a evangelização. Ao contrário, podem representar uma oportunidade para se comprometer e para se doar até ao fim, como aconteceu com alguns pastores, entre os quais o arcebispo Adolfo Rodríguez Herrera, figura histórica da Igreja cubana, falecido em 2003, recordou o cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o clero, durante o encontro com os sacerdotes de Camagüey, a 24 de Abril.
O purpurado indicou o primeiro pastor dessa diocese como modelo de santidade sacerdotal e recordou que D. Rodríguez Herrera — cuja causa de beatificação está em andamento — faleceu pouco depois de ter realizado um gesto típico do ministério presbiteral: o serviço a um enfermo.
O cardeal convidou o clero a «não se render diante das dificuldades» que se apresentam no cumprimento do serviço pastoral mas, ao contrário, a retomar «novas forças para evangelizar as periferias, como insiste o Papa Francisco». E a este propósito, recordou a homilia do Pontífice durante a missa crismal deste ano, com referência ao cansaço ministerial e à virtude de saber descansar. «Quando — disse — confiamos a nossa fadiga a Deus, aos irmãos no sacerdócio e ao povo de Deus, renovam-se-nos as forças e dispomo-nos melhor para o serviço». A Virgem Maria, concluiu, é um modelo deste descanso na comunidade.
Fonte: L’Osservatore Romano
\

Nenhum comentário: