quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PRESIDÊNCIA DA CNBB ENTREGA DOCUMENTOS DA 52ª ASSEMBLEIA AO PAPA FRANCISCO


A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi recebida pelo papa Francisco, no último dia 30, em audiência no Vaticano. Estiveram com o papa o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da Conferência, cardeal Raymundo Damasceno Assis; o arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente, dom José Belisário da Silva; e o secretário geral e bispo auxiliar de Brasília, dom Leonardo Ulrich Steiner.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o cardeal Damasceno explicou que apesar da proximidade com o Sínodo dos Bispos, esta foi uma visita normal, feita anualmente pela presidência ao pontífice, para informa-lo a respeito das atividades da Conferência no Brasil.
Entre os assuntos abordados na audiência, esteve o debate promovido pela CNBB com os candidatos à presidência da República. “Falamos com ele sobre o debate político, que se realizou em Aparecida, com muito êxito, muita repercussão, que ajuda o nosso eleitor a discernir melhor no momento de votar”, declarou.
Os documentos aprovados durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB também foram entregues ao papa. “O primeiro deles foi ‘Comunidade de comunidades: uma nova paróquia’, muito importante por se referir a pequenas comunidades que rodeiam as grandes paróquias e matrizes, em que procuramos atingir justamente os mais afastados, esquecidos, na periferia”, explicou dom Damasceno.
Também foram entregues a Francisco o documento que trata sobre a questão agrária no Brasil, o  Estudo 107 sobre a missão dos leigos na igreja e na sociedade  e também a mensagem "Pensando o Brasil", com orientações para aos eleitores em relação ao escrutínio presidencial, em outubro. A Presidência entregou ainda o texto-base da Campanha da Fraternidade 2015, que  abordará a Igreja e sua relação com a sociedade. 
De acordo com dom Damasceno, o papa Francisco recomendou à Igreja no Brasil para que continue dando especial atenção à Amazônia.  “Nós voltamos dessa visita muito encorajados e animados, muito fortalecidos por essa comunhão com o papa”, disse.
Ao final, dom Damasceno afirmou que eles colocarão o papa Francisco entre as intenções de suas orações. “Que Deus o conserve por muitos anos, para que ele continue servindo a Igreja com esse espírito de simplicidade, proximidade do povo e com esse grande zelo missionário que tem em seu coração”, pediu o cardeal.
Com informações da Rádio Vaticana
Fonte: CNBB




Nenhum comentário: