quarta-feira, 1 de outubro de 2014

COLÉGIO PIO BRASILEIRO TEM NOVA DIRETORIA


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assume a diretoria e a gestão do Colégio  Pio Brasileiro, que tem como proposta a formação acadêmica e pastoral de sacerdotes diocesanos do Brasil. No mês de abril, o Colégio comemorou 80 anos de fundação. Durante esses anos, a instituição foi administrada pela Companhia de Jesus.
A nova diretoria do Colégio tomou posse na terça-feira, 30 de setembro, durante cerimônia presidida pelo arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis. O novo reitor, padre Geraldo dos Reis Maia, presbítero da arquidiocese de Uberaba (MG), foi nomeado em maio.
O arcebispo de São Luís (MA) e vice-presidente da CNBB, dom José Belisário da Silva, e o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da Conferência, dom Leonardo Steiner, participaram da solenidade. 
Na cerimônia, o cardeal Damasceno destacou a importância da missão do Colégio Pio Brasileiro e recordou o tempo em que foi estudante na instituição, quando era seminarista. Dom Damasceno agradeceu aos Jesuítas pelo trabalho realizado durante todos esses anos e desejou bom êxito à nova equipe.
Segundo o padre Geraldo Reis Maia, a nova gestão do Colégio Pio Brasileiro quer contribuir ainda mais para o crescimento e a qualidade da formação dos padres que ingressam na instituição. Em sua fala, destacou o valor da missão recebida.
“Eu manifesto minha alegria e satisfação eu assumir a direção do Colégio, como o primeiro presbítero brasileiro nesta função. Sei que é uma grande responsabilidade, mas não estou sozinho nesta missão. Buscaremos fazer um trabalho colegiado, com todo o apoio da CNBB e dos nossos bispos”, expressou
O Colégio Pio Brasileiro nasceu a partir do Pontifício Colégio Pio Latino-americano, uma instituição eclesiástica, criada em 1858 para a formação do clero da América Latina, em Roma.

Nova direção
No Salão de Atos, houve a assinatura do documento oficial de passagem do Colégio da Companhia de Jesus para a CNBB, e inauguração de exposição fotográfica dos ex-reitores e descerramento da placa comemorativa em gratidão aos Jesuítas pelo trabalho desempenhado.
A equipe que assumiu a gestão do Colégio é formada pelo reitor, padre Geraldo dos Reis Maia; pelo  diretor de Estudos, padre Domingos Barbosa Filho da diocese de Oeiras (PI); pelo ecônomo, padre Olindo Furlanetto, da arquidiocese de Manaus (AM); e pelo diretor espiritual,  padre Antonio Reges Brasil, da arquidiocese de Pelotas (RS), que permanece como no cargo desde 2013.
Presença do episcopado
A cerimônia de posse da nova diretoria contou com a presença do prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, cardeal João Braz de Aviz, e do prepósito geral da Companhia de Jesus, padre Adolfo Nicolás,  além do arcebispo e secretário da Congregação para os Bispos, dom Ilson Montanari, e o arcebispo e secretário para os Seminários da Congregação para o Clero, dom Jorge Carlos Patrón Wong.
Bispos, padres, religiosos, benfeitores, autoridades e leigos também acompanharam a posse da nova diretoria do Colégio Pio Brasileiro. 
Saiba mais sobre o Colégio Pio Brasileiro.
 Fonte: CNBB

Nenhum comentário: