quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DOS MIGRANTES E REFUGIADOS

No dia 23 de setembro foi publicada a mensagem do papa para o próximo Dia Mundial dos Migrantes e Refugiados, a ser celebrado em 18 de janeiro de 2015. A próxima edição terá como tema “Igreja sem fronteiras, mãe de todos”, inspirado na passagem do Evangelho “…era peregrino e acolheste-me”. O tema recorda que a Igreja tem a missão de amar Jesus Cristo, principalmente nos mais pobres e abandonados, acolhendo a todos sem distinção nem fronteiras, para anunciar que Deus é amor.
 O papa considera que apesar das migrações poderem despertar “desconfiança e hostilidade, inclusive nas comunidades eclesiais”, este caminho vai na contramão do que deve ser a Igreja, “em contraste com o mandamento bíblico de acolher, com respeito e solidariedade, o estrangeiro necessitado”.
Francisco cita a Sagrada Família de Nazaré, que migrou para fugir do rei Herodes, e conclui com o pedido para que os migrantes não percam a esperança de que para eles também está reservado um futuro mais seguro.
0000000diadomigrante2015
Leia, na íntegra, o texto.
Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado – 2015
  “Igreja sem fronteiras, mãe de todos”
 Queridos irmãos e irmãs!
Jesus é «o evangelizador por excelência e o Evangelho em pessoa» (Exort. ap. Evangelii gaudium, 209). A sua solicitude, especialmente pelos mais vulneráveis e marginalizados, a todos convida a cuidar das pessoas mais frágeis e reconhecer o seu rosto de sofrimento sobretudo nas vítimas das novas formas de pobreza e escravidão. Diz o Senhor: «Tive fome e destes-Me de comer, tive sede e destes-Me de beber, era peregrino e recolhestes-Me, estava nu e destes-Me que vestir, adoeci e visitastes-Me, estive na prisão e fostes ter comigo» (Mt 25, 35-36). Por isso, a Igreja, peregrina sobre a terra e mãe de todos, tem por missão amar Jesus Cristo, adorá-Lo e amá-Lo, particularmente nos mais pobres e abandonados; e entre eles contam-se, sem dúvida, os migrantes e os refugiados, que procuram deixar para trás duras condições de vida e perigos de toda a espécie. Assim, neste ano, o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado tem por tema: Igreja sem fronteiras, mãe de todos.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

Nenhum comentário: