sábado, 30 de agosto de 2014

JORNADA VOCACIONAL É REALIZADA EM FORTALEZA


Evento ocorre domingo no Colégio Juvenal de Carvalho e tem o objetivo de despertar novas vocações


Igreja Catolica
As atividades começarão às 8h e devem se estender até as 20h. Haverá missa, adoração ao Santíssimo e workshops, além de shows
FOTO: HELOSA ARAÚJO
Com o objetivo de despertar novas vocações, a Arquidiocese de Fortaleza promove amanhã a V Jornada Vocacional. O evento será realizado no Colégio Juvenal de Carvalho e conta com apresentações musicais, testemunhos vocacionais, tira-dúvidas e momentos de formação.

O padre Rafhael Maciel, coordenador da Pastoral Vocacional, revela que a Jornada ocorre pelo quinto ano consecutivo na Capital, sempre em agosto devido às ações da Igreja Católica no Brasil serem dedicadas, neste mês, às vocações. O religioso explica que o despertar pelo caminho sacerdotal é um dos principais destaques dessas ações planejadas no País.

Com o número de padres cada vez mais crescente, o sacerdote reforça a importância desses eventos para ajudar os jovens a refletir sobre a vocação. A Jornada, segundo ele, é o ápice das atividades realizadas durante todo o mês. As celebrações de agosto contaram, dentre outras atividades, com o despertar vocacional nas paróquias de Fortaleza, participações em missas e em grupos de jovens.

O coordenador da Pastoral Vocacional afirma ainda que o aumento no número de padres e sacerdotes está relacionado ao período de inovação o qual a Igreja vive.

De acordo com Maciel, há, atualmente, muitos movimentos voltados para a juventude, e estes ajudam o despertar para a vocação.
Dentro da programação do dia, está incluída a III Amostra Vocacional, que pretende dar mais visibilidade à manifestação do Espírito Santo.

Conforme o coordenador, o evento está previsto para começar às 8h e deve se estender até às 20h. Além de missa, adoração ao Santíssimo e workshops, a Jornada contará com shows da Banda Missionário Shalom, Comunidade Recado, Comunidade Canção Nova, Irmã Kelly Patrícia e Cosme.

Público

O padre Rafhael destaca também que a organização do evento espera, para esta edição, um público de 8 mil pessoas, número superior ao evento de2013. “Ano passado, foi entre 6 e 7 mil. Neste ano, já trabalhamos com um número maior de participantes, entre7 e 8 mil”, explica. O sacerdote lembra que a entrada para o evento é gratuita. Nos últimos cinco anos, aproximadamente 250 jovens participaram dos encontros vocacionais mensais propostos pela Arquidiocese para discernir o chamado ao sacerdócio. Em média, 20 novos seminaristas ingressam, por ano, para iniciar a formação que tem a duração de, no mínimo, oito anos.

O coordenador da Pastoral Vocacional ressalta que cerca de 40 jovens, por ano, procuram a Igreja para o discernimento, período em que eles começam a descobrir se realmente possuem a vocação. Segundo o sacerdote, boa parte desses jovens ingressam no seminário e vem ajudando a alavancar o número de padres na Arquidiocese da Capital.

A formação desses religiosos requer um ano de iniciação, três de Filosofia e quatro de Teologia. Atualmente, em Fortaleza, o número de seminaristas chega a 70. Eles são distribuídos nas casas de formação do Propedêutico, localizada no bairro Henrique Jorge, Filosofia, no Antônio Bezerra, e Teologia, no Dias Macedo.

Ao todo, Fortaleza possui 420 padres, dos quais 220 são diocesanos, ou seja, sacerdotes que não são ligados às ordens religiosas, mas à Arquidiocese diretamente.
Protagonista
Estudante decide seguir o sacerdócio
Igor Câmara, 25, é formado em Direito e, em 2011, ingressou no seminário para se tornar padre. O jovem sentiu o chamado vocacional durante um curso de oração. Na época, ele tinha 19 anos, namorava e estava no quatro semestre da faculdade.
Quando ele sentiu a vontade de seguir o sacerdócio, conversou com amigos, párocos e iniciou o curso vocacional. Na metade de 2012, Igor concluiu o curso de Direito e, hoje, estuda Teologia. Em três anos e meio, ele deve ser ordenado padre.
Igor Câmara
Seminarista
Mais informações
Jornada Vocacional de Fortaleza
Data: 31 de agosto de 2014
Local: Colégio Juvenal de Carvalho Av. João Pessoa,4279, Damas
Nayana Siebra
Especial para Cidade
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: