sábado, 30 de agosto de 2014

CASCAVEL: FESTA DA PADROEIRA ATRAI 10 MIL FIÉIS À CAPONGA


Um dos pontos altos do evento é o lançamento da "Campanha Natal Sem Fome", que recebe doações de alimentos


Image-0-Artigo-1689565-1
Nossa Senhora da Saúde, santa que dá nome à Capela da Caponga, construída em 1930, com reforma em 1999. Tornou-se paróquia no ano de 2012
Fortaleza. Apresentações culturais, quermesses e missas, entre outras atrações, movimentam a comunidade da Praia da Caponga, distrito do município de Cascavel, durante os festejos à Nossa Senhora da Saúde, padroeira da localidade. O evento é promovido pela Paróquia de mesmo nome, que espera cerca de 10 mil frequentadores, entre moradores da Caponga e de municípios vizinhos, até o próximo dia 8 de setembro, data de encerramento da festa.
Os festejos à padroeira são realizados anualmente, tendo temática específica em cada edição. "Em 2014, queremos conscientizar a comunidade sobre o a importância da paz, convidando a todos para praticá-la", explica o pároco local, padre Josieldo da Silva do Nascimento.
Dentro da programação, missas são celebradas diariamente, sempre a partir das 19h, com a participação de sacerdotes de diversas localidades. Logo após as solenidades eucarísticas, atrações musicais da região sobem ao palco para apresentar músicas de artistas renomados da MPB, do sertanejo universitário e de grupos de canções religiosas. Haverá, também, show com a Orquestra Soprando Sonhos, composta por crianças e jovens da Caponga, regidos pelo maestro Rebberson Almeida.
Hoje pela manhã, às 5h, centenas de pessoas reuniram-se para alvorada na igreja Matriz, saindo em seguida para procissão, que terminou com chegada Sulina (missa e café partilhado). Mais tarde, após a tradicional celebração eucarística das 19h, será realizado o Leilão do Litoral Leste, com a venda de produtos doados por comerciantes, veranistas e pela população em geral, tendo como finalidade a arrecadação de recursos para ajudar a Paróquia.
"Hoje a matriz está totalmente reformada, o salão paroquial foi construído, tudo com a realização das festas e com a ajuda do povo", ressalta Suelen Silva, secretária paroquial da Matriz de Nossa Senhora da Saúde.
Na programação do dia 7 de setembro, véspera do encerramento dos festejos, haverá a celebração de um casamento coletivo, com a participação confirmada de 10 casais. A administração da igreja enfatiza que não será cobrada taxa pela realização da cerimônia, assim como normalmente se faz na paróquia. No mesmo dia, também está prevista a promoção de uma regata na praia da Caponga, com presença de proprietários de embarcações locais.
A população da Praia da Caponga também recebe, anualmente, o tradicional evento culinário do Festival da Sardinha, que neste ano será realizado entre os dias 13 e 16 de novembro. Na edição de 2013, o evento reuniu cerca de 30 mil pessoas
Os festejos à Nossa Senhora da Saúde encerram no próximo dia 8 com o lançamento da "Campanha Natal Sem Fome", que arrecada alimentos para famílias carentes. Em 2013, 100 cestas básicas foram distribuídas.
Mais informações:
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde da Caponga
(85) 3334.8451
www.paroquiadasaude.org.br
Cascavel-CE
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: