quinta-feira, 17 de abril de 2014

RITUAL DO LAVA-PÉS INICIA TRÍDUO PASCAL NAS PARÓQUIAS


Image-0-Artigo-1592041-1
A solenidade relembra quando Jesus Cristo lavou os pés dos apóstolos. Jovens da comunidade são chamados a participar junto aos sacerdotes
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Iguatu. A Igreja Católica celebra hoje, Quinta-Feira Santa, a missa da Ceia do Senhor, em que é feito o ritual do lava-pés, repetição do gesto de Jesus que lavou os pés dos 12 apóstolos. As celebrações acontecem em todas as paróquias e assinala o início do tríduo pascal. O bispo da Diocese de Iguatu, dom João Costa, preside a liturgia a partir das 18 horas, na Catedral de São José, nesta cidade.
A cerimônia da Ceia do Senhor representa o último encontro de Jesus Cristo com os apóstolos. A missa deve reunir centenas de católicos, a exemplo dos anos anteriores. O ritual do lava-pés será feito pelo bispo diocesano. Desde domingo passado, que estão ocorrendo celebrações litúrgicas nas 22 paróquias que integram a Diocese de Iguatu.
Para a Igreja Católica, o ritual do lava-pés é mais do que uma simples repetição do que fez Jesus Cristo, ao mostrar humildade em lavar os pés dos seus seguidores diretos. "Queremos lembrar o serviço que nós cristãos devemos ter, a humildade e a fraternidade com as pessoas necessitadas", observou o padre Afonso Queiroga, vigário geral da Diocese de Iguatu.
Mais uma vez, o bispo dom João Costa observou que a Semana Santa tem um significado especial para os cristãos, que é deixar o pecado de lado e renascer para uma nova vida. "Esse é o sentido da Páscoa", frisou.
O bispo criticou o comportamento de muitos católicos que aproveitam esses dias feriados para "entrarem numa bebedeira exagerada, com muita comilança". Para dom João Costa, os fiéis deveriam trocar o consumo exagerado de alimentos e bebidas por reflexão entre a família, abstinência e jejum.
Esse é um período também de confissões. Desde segunda-feira passada que padres da Diocese confessam fiéis nas igrejas. Ontem à noite, aconteceu em Iguatu a Procissão dos Passos, que reuniu imagens de Nossa Senhora das Dores e de Jesus Cristo.
Um grupo de mulheres conduziu a imagem de Maria a partir da Capela de Santa Luzia e outro de homens caminhou com a imagem de Jesus, iniciada na Capela de Santa Rita. Os dois grupos se encontraram na Praça da Matriz de Senhora Sant'Ana onde houve celebração de missa.
Amanhã, Sexta-Feira Santa, será celebrada a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, com a solenidade de Adoração da Cruz. Na Igreja Matriz de Senhora Sant'Ana será mantida a tradição e haverá a procissão do Senhor Morto, pelas principais ruas da cidade.
A caminhada deve reunir cerca de cinco mil fiéis. Após o final da procissão, começa o período de adoração e vigília pascal. Na Sexta-Feira Santa não há missa.
Oportunidade
A Eucaristia é abençoada na celebração do Lava-pés. No sábado de Aleluia, a Igreja Católica celebra a Vigília Pascoal. A Semana Santa termina nesta data, pois no Domingo da Ressureição começa a Páscoa para os cristão que dura 50 dias.
O padre Afonso Queiroga, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Prado, lembrou a oportunidade que a Semana Santa oferece para os cristãos se converterem.
"O jejum, a fraternidade, o arrependimento e a preparação para uma vida nova, na Páscoa", disse. "O esforço é que as pessoas mudem, e não voltem a repetir as suas falhas".
Mais informações
Paróquia de Senhora Sant´Ana
Telefone: (88) 3581.0448
Diocese de Iguatu
Telefone: (88) 3581.0263
Região Centro-Sul

Nenhum comentário: