segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SANTO DO DIA - SÃO FULGÊNCIO

 São Fulgêncio (467-532)
Filho de romanos, Fulgêncio vivia em uma província bizantina na África.  Lá, era procurador de impostos.  Um dia, chegou às suas mãos a obra de Santo Agostinho. Impressionado com o que leu, decidiu viver com austeridade e tornou-se padre.  Sua primeira intenção foi viver isolado com os monges do Egito, e para lá se dirigiu.
Porém, o navio no qual estava precisou atracar no porto de Siracusa e lá, Fulgêncio ficou sabendo que havia sido indicado como candidato para eleição de bispos para algumas cidades africanas. Não querendo abrir mão de sua intenção, fugiu, só retornando quando soube que os bispos já haviam sido consagrados.
Surpreendentemente, ao chegar em sua terra natal, descobriu que, mesmo escondido, havia sido eleito bispo da cidade de Ruspe.  E, assim, não pode deixar de cumprir seu destino.  No começo de seu trabalho, foi exilado junto com outros bispos, mas tão logo recuperou a liberdade, voltou à cidade e trabalhou com afinco na condução da igreja local.  Dedicava-se à oração, à pregação e a escrever obras pastorais e doutrinárias, sem porém, descuidar-se da caridade para com os mais pobres, aos quais doava todo o dinheiro que arrecadava.

São Fulgêncio, rogai por nós!

Nenhum comentário: