terça-feira, 30 de abril de 2013

NOVENAS PARA O MÊS DE MAIO




Em comunhão com a Igreja Católica do Mundo todo que celebra o Ano da Fé, o tema das Novenas em 2013 é “Ano da Fé – Ano de Maria”! Procure em sua paróquia o subsídio e reze em seu grupo, comunidade, paróquia, rua ou em seu condomínio. O valor unitário é de 2,00 (dois reais). Informações pelo telefone (85) 3252 4046, na Sede da CNBB Regional Nordeste I.
profecias-de-fatima-3As Novenas para o mês de Maio, mês de Maria, já estão disponíveis na sede da CNBB Regional Nordeste I, Rua Felino Barroso, 405, Bairro de Fátima.
Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

CAMINHADA PELA PAZ NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, NO PARQUE SANTA MARIA




pomba da paz
Amanhã, dia 1º de maio, às 17 horas, a Paróquia Nossa Senhora das Graças, no Parque Santa Maria realizará uma CAMINHADA PELA PAZ (ABERTURA DO MÊS DE MAIO E MISSA DAS ROSAS) para pedir paz para todo o bairro. Recentemente é registrado um grande número de violência no bairro Santa Maria e vizinhança e contra essa atitude que fere a familia queremos gritar que queremos paz pelas ruas que formam a paróquia. O trajeto será: ruas MARIA QUINTINO, PEDRO DE SOUSA, HONORINO MAIA, ISABEL BEZERRA, HONORATO SILVA, JOSÉ DE MOURA e IGREJA MATRIZ do Parque Santa Maria às 17 horas em frente Igreja Matriz. Pe. Denis Acácio convida todos a estarem de BRANCO e trazer sua bandeira da paz. Informações pelo telefone (85) 3274 3083, na Secretaria paroquial.

PALAVRA DO PASTOR


“Anúncio fundamental da fé”


Estamos em pleno ANO DA FÉ, celebrando o Tempo Pascal após os intensos dias do Tríduo Pascal da Paixão, Morte, Sepultura e Ressurreição do Senhor. Assim estaremos em plena festa pascal por cinquenta dias como se fosse um só dia, até a Solenidade de Pentecostes.
O clima do Ano da Fé nos faz viver ainda com mais intensidade os fundamentos da vida cristã, renovando desde sua raiz a nossa fé cristã.
Vêm-nos à mente o que já celebramos com júbilo na solene liturgia, as palavras de São Paulo que faz o anúncio lapidar do Mistério Pascal Redentor: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras… (1Cor 15, 3-4).
O aniversário e a comemoração dominical semanal da Morte e Ressurreição de Jesus Cristo nos faz voltar às razões de nossa Fé! Por que sou cristão? Por que somos cristãos? Sem muitos rodeios, porque recebemos a extraordinária notícia, o Evangelho da Salvação: CRISTO MORREU PELOS NOSSOS PECADOS, FOI SEPULTADO E RESSUSCITOU AO TERCEIRO DIA PARA NOSSA JUSTIFICAÇÃO. Cremos neste testemunho dos que com Ele estiveram no drama terrível de sua morte ignominiosa – o Justo massacrado pelos pecados da multidão humana! E qual o sentido desta injustiça mostruosa?
Assim, desde o princípio a Palavra de Deus é que explica: “levando ele mesmo os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados. (1Pdr 2, 24), “porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.” (Is 53,12)
Sim. Esta é a maior novidade: Cristo morreu pelos nossos pecados.
E a prova é que Ele ressuscitou para a nossa justificação: “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões, e ressuscitado para a nossa justificação.” (Rom 4,25) E Ele torna justos pela sua misericórdia e poder os que nEle crêem e a Ele se entregam na Fé. Expressam esta Fé recebendo o Batismo – simples no gesto, de poder infinito em seu efeito. E a vida cristã iniciada se completa com o Dom do Espírito Santo (Crisma) e a plena Comunhão no Senhor (Eucaristia). A consequência da graça redentora recebida nos sinais sacramentais torna vida em cada pessoa e na convivência humana mostrando assim sinais da presença do Reino de Deus.
E Jesus continua agora vivo na Ressurreição: “assentou nos céus à direita do trono da Majestade” (Hbr 8, 1) “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” (Mt 28,20).
Revivemos esta realidade de modo solene na liturgia pascal, e a testemunhamos pela nossa própria existência como Igreja que atravessa os séculos. Testemunha a presença vitória do Senhor a santidade de tantos irmãos e irmãs, que iluminam a humanidade através dos tempos; testemunhos antigos e atuais – santidade em perfeita humanidade.
Retornamos ao Anúncio Fundamental da Fé, o chamado Kerigma – o Evangelho presente e atuante no hoje de nossa história.
E o fruto mais saboroso do Ano da Fé será nova vitalidade da vida cristã, de comunhão eclesial, de missão evangelizadora – nova evangelização que apresenta a pessoa de Jesus Cristo – o Senhor Vivo – ao mundo de hoje. Por isso a nossa vida cristã será verdadeiramente convincente se coerente com a morte para o pecado e a vida no Amor de Deus. E todos poderão reconhecer que Jesus foi enviado pelo Pai, é nosso Salvador e dá seu Espírito que renova todas as coisas na face da terra.
+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

MENSAGEM DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL PARA O DIA DO TRABALHADOR




Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para o Dia do Trabalhador

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, nesta quarta-feira, 01 de maio, a CNBB manifesta através de uma nota “o seu apoio aos que pelo trabalho contribuem na construção de um mundo melhor”. Leia a íntegra da nota.

SHALOM E ACERT PROMOVEM WORKSHOP PARA JORNALISTAS



A Comunidade Católica Shalom, em parceria com Associação Cearense 
de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), promoveu, na manhã de hoje, um workshop para 
jornalistas “Com o Shalom na JMJ”, no Centro de 
Evangelização Shalom da Paz, em Fortaleza, das 9 às 12 horas.

O evento contou com a presença de Carmen Lúcia, Vice-Presidente da 
Acert; Moysés Azevedo, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica 
Shalom (CCSh); Dom Antonio Augusto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do 
Rio de Janeiro e membro do Comitê Organizador Local da JMJ; Pe. João 
Wilkes, Assistente Internacional da CCSh e colaborador da sessão jovem 
do Pontifício Conselho para os Leigos, na organização da Jornada Mundial 
da Juventude Rio 2013, Dicastério do Vaticano responsável pela JMJ; João 
Edson Queiroz, Assistente Geral da CCSh e Wilde Fábio Alencar, Diretor 
Artístico da CCSh e membro do Departamento Cultural da JMJ.

Entre os assuntos abordados no Workshop: a origem da Jornada Mundial da Juventude e a 
mobilização da Comunidade Católica Shalom para levar pelo menos 10 mil 
pessoas para o encontro com o Papa Francisco no Rio de Janeiro. Os 
participantes também receberam informações sobre o credenciamento dos 
jornalistas e as atividades de preparação para o encontro que pretende 
reunir 2,5 milhões de peregrinos. A organização da JMJ montará dois 
Comitês de Comunicação no Rio, um em Copacabana e outro em Guaratiba. O 
credenciamento dos profissionais de imprensa para ter acesso aos Comitês 
encerra-se no mês de maio. 

A FÉ DESABROCHA NA CARIDADE




A fé que professamos com todo seu conteúdo, não é senão, a pessoa de Jesus de Nazaré, Nosso Senhor Jesus Cristo, em toda sua obra de salvação, no seu total despojamento, na vida de íntima fidelidade ao Pai, tendo com ponto mais elevado, sua paixão morte e ressurreição, nas seguras palavras do Apóstolo Paulo: “Cristo, ressuscitado dos mortos, já não morre; a morte não tem mais poder sobre ele” (Rm 6,9).
pegeovani1Por padre Geovane Saraiva*
É o mistério incomensurável da Páscoa, como luz que ilumina e dar sentido à vida humana, nas pessoas convictas e cheias de boa vontade, já na acolhida insondável da encarnação misteriosa do verbo, que ao entrar no mundo disse: “Eis-me aqui, ó Pai, para realizar a tua vontade” (Hb 10,7).
Dom Aloísio Lorscheider na sua reflexão, intitulada, “Linhas mestras do Concílio Ecumênico Vaticano II”, fala com muita propriedade e exímia sabedoria de que lhe foi sempre peculiar, entre muitas coisas, que o Papa João XXIII não desejava que o Concílio fosse uma repetição dos Concílios Ecumênicos anteriores. Queria o Papa para os dias de hoje, uma releitura da doutrina já definida no passado. O Vaticano II, segundo o homem, que no meu modo de ver melhor o assimilou, teria de se preocupar fundamentalmente com o caminho necessário para o mundo de hoje abrir-se ao Evangelho: Como evangelizar o mundo de hoje? Como anunciar o Evangelho para o mundo de hoje e como vivê-lo neste nosso mundo?
O Cardeal Lorscheider, no seu belo e maravilhoso artigo, responde com duas palavras chaves, para que se possa compreender a pastoral e a eclesiologia do Vaticano II: Aggiornamento, como atualização, renovação, rejuvenescimento, numa Igreja despojada e servidora; Diálogo da Igreja consigo mesma, com as outras Igrejas e com as outras religiões e o mundo dos não crentes. E disse mais: diálogo é sinônimo de comunhão, participação e corresponsabilidade.
Aggiornamento é escutar, ir ao encontro, abri-se às justas (legítimas) exigências do mundo de hoje, em suas profundas mudanças de estruturas, de modos de ser (culturas), inserindo-se nele para ajudá-lo, sempre no respeito à sua autonomia relativa (secularização), num espírito de doação, de caridade total, de diaconia, a serviço dos anawim, os pobres de Javé (…).
Diálogo não é polêmica, controvérsia, discussão; é, sim, dar ao outro o testemunho de uma convicção íntima que se tem, oferecendo-lhe, ao mesmo tempo, a oportunidade de, por sua vez, dar o testemunho de sua convicção íntimo. É concretamente, sentar juntos e dizer como se entende o Evangelho para os dias de hoje. Que Evangelho anunciar ao mundo de hoje? E em que Igreja?
Entre as inúmeras chaves assinaladas por Dom Aloísio, disse o inesquecível patrimônio da Igreja e toda sociedade brasileira, que o ponto de partida do aggiornamento e do diálogo é o próprio Cristo. A Igreja espelhando-se em Cristo, procurando atualizar-se, renovar-se, rejuvenescer-se: ao Cristo vivo deve corresponder uma Igreja viva (cf. Paulo VI, Discurso da 2º sessão conciliar, 29 de setembro de 1963). Os princípios vitais da Igreja são a fé e a caridade: a fé sempre desabrochando na caridade (cf. Gl 5,6), no tríplice aspecto em que Cristo se revela como Profeta, Sacerdote e Rei.
O nosso querido Papa Francisco, que tem diante dos olhos, na mente e no coração o espírito do Concílio Vaticano II, naquilo que concretamente diz e faz, ao ordenar 10 sacerdotes da Diocese de Roma, neste domingo do Bom Pastor, 21 de abril de 2013, disse em sua homilia: “Peço-vos em nome de Cristo e da Igreja, por favor, não vos canseis de ser misericordiosos. Com o óleo santo dareis alívio aos doentes e também aos idosos: não tenhais vergonha de ter ternura com os idosos”.
No mesmo espírito, da fé que desabrocha em caridade, disse o Sumo Pontífice, numa mensagem digerida aos bispos Argentinos, aos 18 de abril de 2013, por ocasião da Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Argentina: “Uma Igreja que não sai, mais cedo ou mais tarde adoece na atmosfera viciada de confinamento. Também é verdade que uma Igreja que sai, pode acontecer o mesmo quando uma pessoa vai para a rua: pode sofrer um acidente. Perante esta alternativa, quero lhes dizer francamente, que prefiro mil vezes uma Igreja acidentada a uma Igreja doente”.
Os generosos gestos de Jorge Bergoglio nascem do seu grande e sensível coração, mergulhado na revelação divina, ao acolher às ‘Avós da Praça de Maio’, nas palavras de esperança, quarta feira, 24/04/2013: “Contem comigo, estou à vossa disposição”, no que a representante das Avós mostrou-se emocionada e satisfeita por ter estendido a mão ao Papa argentino e disse que Francisco lhe deu um beijo. Ela acrescentou que são milhares as pessoas que o escutam e colocam em prática seus conselhos. Por esta santa criatura, Deus seja louvado!
*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, escritor, membro da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza, da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE) e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal – Pároco de Santo Afonso.

EM MAIO, PAPA REZA PELOS AGENTES DE JUSTIÇA E SEMINÁRIOS



Arquivo/L' Osservatore Romano
Todo mês, Papa confia uma intenção de oração ao Apostolado
Neste mês de maio, a intenção geral de oração do Papa Francisco é pelos agentes da justiça, para que “atuem sempre com integridade e reta consciência”.

Já a intenção missionária refere-se aos seminários. “Que os Seminários, especialmente os que se encontram em Igrejas de missão, formem pastores segundo o Coração de Cristo, dedicados por inteiro ao anúncio do Evangelho”.

O Apostolado de Oração recebe todos os anos as intenções mensais de oração do Papa, que são divulgadas a todos os fiéis para que os católicos do mundo inteiro possam se unir em oração ao Santo Padre. 

Canção Nova Notícias, com Apostolado da Oração

BENTO XVI VOLTA PARA O VATICANO NESTA QUINTA-FEIRA



Nesta quinta-feira, 2, o Papa Emérito Bento XVI voltará para o Vaticano, onde habitará, como anunciado, no convento Mater Ecclesiae.


O retorno de Bento XVI será de helicóptero por volta de 16h30-17h (horário local, 21h30-22h em Brasília). Ele partirá da residência pontifícia de Castel Gandolfo, onde tem residido nos últimos dois meses.

A notícia foi confirmada aos meios de comunicação pelo diretor da Salta de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi. Respondendo aos jornalistas que queriam saber sobre a saúde de Bento XVI, o porta-voz vaticano afirmou: "É um homem ancião, debilitado pela idade, mas não tem nenhuma doença".

Bento XVI anunciou sua renúncia como Bispo de Roma em 11 de fevereiro de 2013 e renunciou oficialmente no dia 28 de fevereiro do mesmo ano. Após dois dias de Conclave, os Cardeais votantes elegeram o novo Papa, Cardeal Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco. 

Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano

COMEÇA AMANHÃ A FESTA DA PADROEIRA DO ÁLVARO WEYNE



programaçao500
A festa acontecerá de 1 a 13 de e terá o tema “Maria, eis aqui teus jovens, protege-os”.
A abertura dia 1º de maio será marcada com a II Bicicletada da Juventude com Maria com saída às 8h da Igreja Nossa Sra. de Fátima, na Rua Silvio Romero, nº 370 percorrendo algumas ruas da comunidade da Área Pastoral; às 19h, Hasteamento da bandeira e Santa Missa. O encerramento será no dia 12 de maio com procissão, Missa e descida da bandeira, a partir das 17h. No Dia 13 de maio, os horários das missas serão 8h, 12h e 17h.
Durante os festejos diariamente será rezado o terço às 16h30min e às 18h30min, depois do terço acontece Missas às 17h e às 19h.
Na parte social todas as noites barracas com comidas típicas e no final da semana, música ao vivo.
A Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima comunica com grande alegria que no dia 19 de maio, às 8h acontecerá Missa de Criação da Paróquia Nossa Senhora de Fátima do bairro Álvaro Weyne, terminando com café partilhado com todas as comunidades. Informações com Celestina pelos telefones (85) 3228.5365 ou 9125.9788.
Por Celestina, secretária da Área Pastoral Nossa Senhora de Fátima
 Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

ARCEBISPO DE FORTALEZA ENVIA CARTA CIRCULAR SOBRE A SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS



Foram enviados a todas as paróquias e áreas pastorais da Arquidiocese um cartaz e 10 livrinhos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Dom José Antonio orienta que esse material seja usado como subsídio para motivar as orações pela unidade de todos os cristãos.SOUC350No último dia 24 de abril de 2013 o Arcebispo Metropolitano de Fortaleza enviou a Carta Circular 005/2013 sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC, que tem o tema “O que Deus exige de nós” (Miq 6, 6-8). A SOUC acontece nos próximos dias 12 a 19 de maio “e neste ano, temos um motivo a mais para esta celebração que ocorre no ANO DA FÉ, no Jubileu dos 50 anos do Concílio Vaticano II, que dedicou à Unidade dos Cristãos um de seus documentos: Unitatis Redintegratio: ‘1. Promover a restauração da unidade entre todos os cristãos é um dos principais propósitos do sagrado Concílio Ecumênico Vaticano II’.”, diz o Arcebispo na Carta.
Na Carta Circular também é solicitado que em todas as comunidades esta semana (12 a 19 de maio) seja marcada pela oração para que se realize o Testamento de Jesus, conforme Jo 17, 21: “para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.”
Informações [85] 3388.8701 no Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza

CARDEAL AMATO: "NHÁ CHICA, LIÇÃO AUTÊNTICA DE VIDA CRISTÃ"


Cardeal Amato:

Na beatificação da Venerável Nhá Chica, dia 4 de maio próximo, em Baependi (MG), estarão presentes o Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, cardeal Angelo Amato, representante do Papa, e o presidente da CNBB, cardeal dom Raymundo Damasceno Assis.





PAPA FRANCISCO: "CONFESSIONÁRIO NÃO É LAVANDERIA"



Cidade do Vaticano O papa Francisco disse ontem que o confessionário não é uma lavanderia onde se lavam os pecados ou uma sala de tortura para os fiéis católicos. A comparação foi feita durante homilia em missa na casa de Santa Marta, no Vaticano.


O pontífice explicou aos fiéis e aos religiosos a importância da confissão para os católicos como forma de reconciliação com Deus FOTO: REUTERS

Na cerimônia, o pontífice explicava aos fiéis e aos religiosos a importância da confissão para os católicos como forma de reconciliação com Deus. "Quando o Senhor perdoa os homens faz justiça, já que ele veio ao mundo para nos salvar e nos perdoar, acolhendo com a ternura de um pai para um filho".

Para Francisco, os católicos pensam muitas vezes que ir ao confessionário é como ir à lavanderia para limpar a sujeira das roupas. "Mas Jesus no confessionário não é uma tinturaria. É um encontro com quem nos espera assim como somos", declarou.

Ainda sobre a confissão, o pontífice afirmou que o cristão deve ir ao confessionário com "humildade e espírito manso" para receber o perdão.

Francisco também destacou que "todos nós temos obscuridades na nossa vida, em que tudo, inclusive a própria consciência, está obscuro". "Caminhar nas trevas significa estar satisfeito de si próprio, estar convencido de não precisar da salvação".

Ontem, o pontífice deixou uma mensagem na conta @pontifex, do microblog Twitter. "Como seria belo se cada um de vós pudesse, ao fim do dia, dizer: hoje realizei um gesto de amor pelos outros!", escreveu. 

Fonte: Diário do Nordeste

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



Reflexão pessoal -  Atos 14, 19-28 – “confiança, oração e jejum”
Paulo e Barnabé continuavam a sua peregrinação para evangelizar os pagãos. Apesar de tudo que enfrentavam eles continuavam a Sua pregação, ancorados no poder do Espírito Santo e entregues à graça de Deus. A experiência com Jesus ressuscitado fez com que eles atravessassem as maiores dificuldades para anunciar o reino de Deus sem desanimar diante dos obstáculos. As suas grandes armas, porém, eram a confiança em Jesus, a oração e o jejum. Eles estavam sempre reunidos em comunidade e partilhavam tudo o que Deus realizava por meio de cada um na missão que desempenhavam.  De tal modo, eles se ajudavam mutuamente e exortavam uns aos outros para que permanecessem firmes na fé.    Eles se amparavam reciprocamente e, para proteger um ao outro  usavam de estratégias as mais diversas.  Eles mesmos encorajavam-se com palavras de alento: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus”.    Nesse relato nós vimos que os discípulos rodearam e formaram um círculo em volta de Paulo a fim de que este não fosse avistado enquanto entrava na cidade na qual estavam proibidos de pregar     Dessa maneira, a Igreja crescia e as portas da fé eram abertas para os pagãos. A experiência dos discípulos serve de modelo para nós, hoje, na missão que temos de levar o Nome de Jesus a todas as nações. Precisamos estar muito convictos de que nunca teremos a paz à moda que o mundo dá. A paz que o mundo dá é convite à acomodação, à boa vida, às coisas fáceis e por isso, passageiras. Ao contrário, nós somos chamados (as) a nos desinstalar, a nos despojar, a orar, jejuar, porque somente assim as portas da fé se abrirão também para a nossa família, os nossos amigos e todos àqueles (as) a quem nós pretendemos evangelizar. A confiança no plano de Deus, a oração e o jejum, portanto, são as armas com as quais sairemos vencedores em todas as nossas batalhas.   - Qual o exemplo que Paulo e os outros discípulos deram a você hoje nesta leitura? – Você prestou atenção à solidariedade dos discípulos? – Você é uma pessoa solidária? – Qual tem sido a sua grande arma para anunciar Jesus? – Qual a característica primeira de um bom evangelizador? – Como você tem evangelizado? 
Salmo 144 -  “Ó Senhor, vossos amigos anunciam vosso reino glorioso”
 Anunciar o reino glorioso é Evangelizar! Evangelizamos quando espalhamos os prodígios de Deus entre os homens a fim de que todos percebam que o reino de Deus é para sempre e que nós podemos experimentá-lo desde já. A boca que canta a glória do Senhor transmite a graça de Deus de geração em geração. Você sabia que quando você canta louvores ao Senhor você espalha a glória de Deus fazendo com que ela alcance àqueles (as) que já se foram e os (as) que ainda virão?                           

Evangelho – João 14, 27-31 – “ paz no meio do  mundo”
 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”! Com estas palavras Jesus quis nos conscientizar de que a paz que Ele nos deixou não é medida pela falta de dificuldades nem tampouco pela carência de tribulações. O mundo nos acena com uma paz que se baseia em que tenhamos tudo, não nos falte nada materialmente e as coisas prosperem sem atropelos. Jesus nos esclarece que a verdadeira paz é vivenciada justamente no meio da desarrumação do mundo e, apesar dos desafios, dificuldades e tribulações. Ele não nos garante uma vida sem problemas, mas nos acena com a paz no meio dos problemas da nossa vida, pois a paz que  Ele veio nos dar é real e não apenas paz de palavras vazias. A paz que o mundo prega é uma paz que se conhece apenas por meio de slogans, palavras soltas, discursos políticos, demagogia, mas nem sempre ela acontece. Jesus também nunca enganou a seus discípulos nem os deixava a ver navios: “Vou, mas voltarei a vós.” Sempre lhes dava uma mensagem de otimismo e de esperança. “Se me amásseis ficaríeis alegres porque vou para o Pai.” Portanto, precisamos ter confiança de que a Palavra de Jesus tem força e sempre irá acontecer em nós e através de nós. Aprendendo com Jesus nós podemos transmitir por meio da nossa boca palavra de conforto e de paz para as pessoas com as quais nos encontramos. As nossas palavras também precisam ser expressão do que o nosso coração deseja para que  sejam consideradas verdadeiras. Nunca poderemos em Nome de Jesus enganar os nossos irmãos e fingir que estamos lhes desejando paz quando no nosso coração ruminamos o ódio. Se, porém, cultivarmos dentro de nós sentimentos verdadeiros, também conseguiremos levar esperança para o nosso próximo e estaremos fazendo com que a paz de Jesus, que é real,  aconteça na sua vida.      – Quando você dá a paz à pessoa que está do seu lado na missa, você o faz de coração ou apenas o deseja com palavras? - Você tem conseguido viver em paz? – Você transmite aos outros a paz que você possui no coração? – Você tem transmitido esperança para as pessoas   – Você vive a paz de Jesus ou na paz do mundo?

EVANGELHO DO DIA



João 14,27-31a


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração.28Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós acrediteis. 30Já não falarei muito con­vosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou”.  Palavra da Salvação. 


SANTO DO DIA - SÃO JOSÉ BENEDITO COTTOLENGO


Hoje, lembramos São José Benedito Cottolengo que nasceu em Bra, na Itália, onde desde de pequeno demonstrou-se inclinado à caridade. Com o passar do tempo e trabalho com sua vocação, tornou-se um sacerdote dos desprotegidos na diocese de Turim.

Quando teve que atender uma senhora grávida, que devido à falta de assistência social, morreu em seus braços; espantado, retirou-se em oração e nisso Deus fez desabrochar no seu coração a necessidade da criação de uma casa de abrigo que, mesmo em meio às dificuldades, foi seguida por outras. Esse grande homem de Deus acolhia pobres, doentes mentais, físicos, ou seja, todo tipo de pessoas carentes de amor, assistência material, físico e espiritual.

Confiando somente nos cuidados do Pai do Céu, estas casas desde a primeira até a verdadeira cidade da caridade que surgiu, chamou-se "Pequena Casa da Divina Providência". Diante do Santíssimo Sacramento, José Cottolengo e outros cristãos, que se uniram a ele nesta experiência de Deus, buscavam ali forças para bem servir aos necessitados, pois já dizia ele: "Se soubesses quem são os pobres, os servirias de joelhos!".

Entrou no Céu com 56 anos.

São José Benedito Cottolengo, rogai por nós!

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CEFEP E CNLB PROMOVEM ENCONTRO DE POLÍTICOS CATÓLICOS



E-mailImprimirPDF
foto politicosEntre os dias 26 a 28 de abril de 2013, no Centro Cultural Missionário, (CCM), em Brasília, houve um encontro de políticos católicos. Participaram do evento cerca de 30 participantes entre vereadores e prefeitos católicos, eleitos, e candidatos não eleitos. O encontro foi promovido pelo Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) e do Conselho Nacional dos leigos do Brasil (CNLB).
“O objetivo do encontro foi reunir alunos e ex-alunos do CEFEP e do CNLB, para aprofundar sobre a consciência cristã diante do compromisso de um mandato eletivo. Para que, posteriormente, a experiência partilhada durante o encontro, seja levada para os diferentes regionais do Brasil”, explicou o secretário-executivo do CEFEP, padre José Ernanne Pinheiro. “O evento aconteceu num clima de reflexão madura e de oração. O trabalho se deu numa metodologia exigente, mas produtiva”, completou.
Durante a reunião, foi proposta uma Palestra sobre a Gaudium et Spes e a política, seguida da história e desafios da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). Em seguida, houve um momento de partilha de experiências. Na parte da tarde, foram realizadas três oficinas, explicitando a bela experiência de mandato participativo, sobretudo em Guarapuava (PA), onde a vice-prefeita contou com um grande número de mulheres.
Uma segunda oficina tratou das fragilidades e desafios do legislativo municipal. Foram sugeridas audiências púbicas, e Comissões temáticas, mais acessíveis à participação do povo. A terceira oficina tratou do marketing político. Na última parte do encontro, foi feita uma reflexão sobre o texto votado na última Assembleia Geral da CNBB, chamado ‘Igreja e Eleições’.

SIGNIS BRASIL ORGANIZA SEMINÁRIO PARA PRODUTORES DE CONTEÚDO PARA MÍDIAS CXATÓLICAS



E-mailImprimirPDF
SignisBRlogoNos dias 2 e 3 de maio, Signis Brasil em parceria com um grupo de impressos associados, realizarão o primeiro Seminário para produtores de conteúdo para Mídias Católicas. O tema do seminário, realizado em São Paulo (SP) será o Dinamismo da evangelização numa sociedade em mudança.
A presidente de Signis Brasil, Ir. Helena Corazza, explicou que a ideia do seminário partiu de um grupo de jovens que trabalham com mídia impressa, preocupados com as questões dos conteúdos diante das mudanças sociais e dos desafios da evangelização. “Sentiram a necessidade de parar para pensar e refletir sobre estas mudanças e os compromissos que também os veículos católicos, sejam eles, impressos, rádios, sites e Tvs, enfim, de avaliar um pouco aquilo que estamos fazendo, se responde às necessidades”.  
Para este primeiro seminário, o programa foi pensado por produtores de conteúdo no desejo de compreender as mudanças e parar para pensar. Buscar olhares diferentes: da sociologia, com a profª. Brenda Caranza que estuda o fenômeno religioso hoje, sobretudo no olhar pentecostal; da Teologia com o Drº Frei Luís Calos Susin, um teólogo renomado, com muitas publicações nacionais e internacionais; e a Draª  Joana Puntel, jornalista, doutora e escritora, especialista em Comunicação e Igreja.
Outro aspecto importantíssimo na programação será na tarde do dia 03, com trabalhos de grupos de afinidade para amarrar propostas de continuidade de acordo com cada área. A proposta de trabalhos em grupos é fazer um grande esforço para projetos conjuntos e incisivos na sociedade atual.
A Signis Brasil vai aproveitar o evento para homenagear veículos de comunicação católicos que celebram jubileu este ano.

3º SIMPÓSIO NACIONAL DA FAMÍLIA TERÁ APOIO DA CANÇÃO NOVA


A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família (CEPVF) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoverá o 3º Simpósio Nacional da Família, dia 25, na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). No dia 26, a Comissão também organizará a 5ª Peregrinação Nacional da Família, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

Este ano, o 3º Simpósio Nacional da Família e a 5ª Peregrinação Nacional da Família, em sintonia com o Ano da Fé e com a Jornada Mundial da Juventude, terão por tema a “Transmissão da Fé na Família: tarefa dos pais”. O objetivo será oferecer aos pais a oportunidade de reavivar a missão de educar os filhos na fé, especialmente pela presença e pelo testemunho. O 3º Simpósio será televisionado pela TV Canção Nova.

Os eventos contarão com a presença do Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família e Bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, e do Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro (RJ), Dom Antonio Augusto Dias Duarte, além de membros e os assessores nacionais da CEPVF.

Os bispos responsáveis pela Pastoral Familiar nos 17 Regionais da CNBB também estarão presentes, assim como coordenadores nacional, regionais, diocesanos e paroquiais da Pastoral Familiar e famílias vindas de todas as dioceses do Brasil. Nos dois dias, é estimada a participação de 250 mil pessoas.

O 3º Simpósio Nacional da Família será realizado na Canção Nova, no Rincão do meu Senhor, em Cachoeira Paulista (SP). Durante o evento haverá uma série de conferências que tratarão de diversos temas ligados à família. Dentre os conferencistas, Dom João Carlos Petrini, fará a primeira conferência, que falará sobre “O desígnio de Deus”. Professores do Pontifício Instituto João Paulo II de estudos sobre matrimônio e família, com sede Salvador (BA), também farão conferências que tratarão de temáticas como “Família e Sociedade”, “A transmissão da fé na família”, “Família acolhedora (desde a hospitalidade à adoção)”, e “Comunidade de famílias”.

Na tarde do dia 25 de maio, saindo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), às 19h30, haverá uma procissão até a “Igreja Velha”. No dia da 5ª Peregrinação Nacional da Família, 26 de maio, serão realizadas Celebrações Eucarísticas, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida a partir das 5h30.

Fonte: Catolicanet

VATICANO; PAPA FRANCISCO CRISMA CEARENSE



O estudante cearense Victor Chaves Costa Lima, 15, foi crismado, ontem, pelo papa Francisco, no Vaticano.

Victor Chaves, 15, foi o único brasileiro a participar da Jornada dos Crismandos e Crismados, que ocorreu no último fim de semana no Vaticano Foto: Reprodução

Victor, que participa de um grupo de oração na Comunidade Católica Shalom, em Fortaleza, foi o único brasileiro entre os 44 jovens de diversos países participantes da Jornada dos Crismandos e Crismados, que aconteceu no último fim de semana no Vaticano. 

Fonte: Diário do Nordeste

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


Reflexão pessoal – Atos 14, 5-18 – “não nascemos para a glória ”  

O ser humano tem sede de ídolos e, muitas vezes, se volta para adorar as criaturas ao invés do seu Criador.  Neste trecho dos Atos dos Apóstolos nós nos deparamos com um quadro claro de idolatria. Paulo e Barnabé foram confundidos com deuses porque, em Nome de Jesus haviam curado um coxo de nascença quando este escutava o discurso de Paulo. No entanto, os dois discípulos de Jesus repudiaram a toda idolatria e ao afago que os homens lhes faziam quando os incensavam e os consideravam deuses. Eles renunciaram a toda fama, a todo poderio e reconheceram ser apenas homens mortais, porém anunciadores do Deus vivo. Nós também precisamos estar muito atentos para não confundirmos as obras de Deus com as simples ações dos homens. Somos escolhidos para sermos arautos do pensamento de Deus e instrumentos do Seu poder, mas a origem de tudo vem Dele e somente Ele poderá ser reconhecido e visto através das obras que fazemos. Não podemos nos iludir nem nos deixar enganar porque  não nascemos para a glória, mas para glorificar a Deus.  A sua vida tem sido um louvor a Deus ou aos homens que lhe mostram Deus? – Você tem incensado os homens que falam de Deus para você? – Você tem exercitado ver somente a Deus através dos homens? – Você se impressiona quando dizem que você é uma pessoa iluminada? – A quem você glorifica?
Salmo  113 – “Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja glória” –
 O salmo nos ensina a glorificar a Deus e nos colocarmos fora das honrarias. Muitas vezes estamos adorando ao ouro e a prata, às coisas, às pessoas. Tiramos Deus do Seu lugar de honra e colocamos pessoas e coisas. Ao Senhor sejam dados, honra, poder e glória para sempre.
Evangelho  – João 14, 21-26 -  “amar e obedecer ”
 Neste Evangelho Jesus vem nos alertar sobre o tipo de amor que nós demonstramos a Deus.  A prova de que realmente acolhemos o Amor de Deus e de que O amamos é, sem dúvida, se guardamos a palavra de Jesus. Se, dizemos que amamos a Deus, mas não obedecemos ao que Ele nos ensina por meio da Sua Palavra o nosso amor é falso, inconsequente e infiel, não tem substância. Jesus veio ao mundo para manifestar a todos nós a glória de Deus, no entanto, nem todos acolheram o Seu testemunho e, consequentemente, também rejeitaram o amor de Deus.   Só teremos Deus conosco, realmente, quando vivermos de acordo com o que Ele nos aponta, porque fazendo o contrário seria romper o Seu poder sobre nós.   Às vezes, é difícil para nós assumirmos os ensinamentos de Jesus, porque eles vêm de encontro ao que pensamos e vivenciamos. Porém, é o Espírito Santo quem nos ensina tudo, quem nos recorda o que o Pai tem para nos revelar. E é também o Espírito Santo quem nos ajudará a permanecer fiéis a Jesus e à sua orientação. A nossa obediência à direção do Espírito Santo também é uma prova de que amamos a Deus e acolhemos os Seus mandamentos e a Sua Palavra. - Você ama a Deus? – Você se sente amado (a) por Deus? – Você tem observado as coisas que Ele tem ensinado, mostrado, alertado? -  Como tem sido o seu relacionamento com o Espírito Santo? – O que você tem aprendido com Ele? – Você tem vivenciado o que tem aprendido?

EVANGELHO DO DIA

João 14,21-26


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João. Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.  Palavra da Salvação. 

SANTOA DO DIA - SANTA CATARINA DE SENA


Neste dia, celebramos a vida de uma das mulheres que marcaram profundamente a história da Igreja: Santa Catarina de Sena. Reconhecida como Doutora da Igreja, era de uma enorme e pobre família de Sena, na Itália, onde nasceu em 1347.

Voltada à oração, ao silêncio e à penitência, não se consagrou em uma congregação, mas continuou, no seu cotidiano dos serviços domésticos, a servir a Cristo e Sua Igreja, já que tudo o que fazia, oferecia pela salvação das almas. Através de cartas às autoridades, embora analfabeta e de frágil constituição física, conseguia mover homens para a reconciliação e paz como um gigante.

Dotada de dons místicos, recebeu espiritual e realmente as chagas do Cristo; além de manter uma profunda comunhão com Deus Pai, por meio da qual teve origem sua obra: “O Diálogo”. Comungando também com a situação dos seus, ajudou-o em muito, socorrendo o povo italiano, que sofria com uma peste mortífera e com igual amor socorreu a Igreja que, com dois Papas, sofria cisão, até que Catarina, santamente, movimentou os céus e a terra, conseguindo banir toda confusão. Morreu no ano de 1380, repetindo: "Se morrer, sabeis que morro de paixão pela Igreja".

Santa Catarina de Sena, rogai por nós!

domingo, 28 de abril de 2013

MARIA ENSINA O QUE É VIVER NO ESPÍRITO SANTO, LEMBRA PAPA NO REGINA COELI

Vaticano

Antes do Regina Coeli, Francisco dirigiu uma oração especial pelas vítimas de um desabamento em Bangladesh
Jéssica Marçal
Canção Novao Notícias
Maria ensina o que é viver no Espírito Santo, lembra Papa no Regina Coeli
Francisco fez apelo pela proteção da dignidade e segurança do trabalhador ao dirigir orações pelas vítimas do desabamento de uma fábrica em Bangladesh. Foto: Rádio Vaticano
Ao término da Santa Missa na qual crismou 44 pessoas neste domingo, 28, Papa Francisco rezou a oração mariana do Regina Coeli. Aos fiéis reunidos na Praça São Pedro, o Santo Padre lembrou que a Virgem Maria ensina o que significa viver no Espírito Santo e acolher a novidade de Deus na vida.
Recordando que Maria invocou o Espírito aos Apóstolos no Cenáculo, Francisco explicou que cada vez que os fiéis se reúnem em oração, são apoiados pela presença espiritual da Mãe de Jesus para receber o dom do Espírito e ter a força de testemunhar Jesus ressuscitado.
“Isso o digo de modo particular a vocês, que hoje receberam a Crisma: Maria ajude-vos a estarem atentos àquilo que o Senhor vos pede, e a viver e caminhar sempre segundo o Espírito Santo!”, disse.
O Santo Padre saudou afetuosamente todos os peregrinos presentes e dirigiu uma oração especial pelas vítimas do desabamento de uma fábrica em Bangladesh. “Exprimo a minha solidariedade e profunda proximidade às famílias que estão de luto pelos seus entes queridos e dirijo do fundo do coração um forte apelo, a fim de que seja sempre protegida a dignidade e a segurança do trabalhador”.