segunda-feira, 29 de abril de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


Reflexão pessoal – Atos 14, 5-18 – “não nascemos para a glória ”  

O ser humano tem sede de ídolos e, muitas vezes, se volta para adorar as criaturas ao invés do seu Criador.  Neste trecho dos Atos dos Apóstolos nós nos deparamos com um quadro claro de idolatria. Paulo e Barnabé foram confundidos com deuses porque, em Nome de Jesus haviam curado um coxo de nascença quando este escutava o discurso de Paulo. No entanto, os dois discípulos de Jesus repudiaram a toda idolatria e ao afago que os homens lhes faziam quando os incensavam e os consideravam deuses. Eles renunciaram a toda fama, a todo poderio e reconheceram ser apenas homens mortais, porém anunciadores do Deus vivo. Nós também precisamos estar muito atentos para não confundirmos as obras de Deus com as simples ações dos homens. Somos escolhidos para sermos arautos do pensamento de Deus e instrumentos do Seu poder, mas a origem de tudo vem Dele e somente Ele poderá ser reconhecido e visto através das obras que fazemos. Não podemos nos iludir nem nos deixar enganar porque  não nascemos para a glória, mas para glorificar a Deus.  A sua vida tem sido um louvor a Deus ou aos homens que lhe mostram Deus? – Você tem incensado os homens que falam de Deus para você? – Você tem exercitado ver somente a Deus através dos homens? – Você se impressiona quando dizem que você é uma pessoa iluminada? – A quem você glorifica?
Salmo  113 – “Não a nós, ó Senhor, não a nós, ao vosso nome, porém, seja glória” –
 O salmo nos ensina a glorificar a Deus e nos colocarmos fora das honrarias. Muitas vezes estamos adorando ao ouro e a prata, às coisas, às pessoas. Tiramos Deus do Seu lugar de honra e colocamos pessoas e coisas. Ao Senhor sejam dados, honra, poder e glória para sempre.
Evangelho  – João 14, 21-26 -  “amar e obedecer ”
 Neste Evangelho Jesus vem nos alertar sobre o tipo de amor que nós demonstramos a Deus.  A prova de que realmente acolhemos o Amor de Deus e de que O amamos é, sem dúvida, se guardamos a palavra de Jesus. Se, dizemos que amamos a Deus, mas não obedecemos ao que Ele nos ensina por meio da Sua Palavra o nosso amor é falso, inconsequente e infiel, não tem substância. Jesus veio ao mundo para manifestar a todos nós a glória de Deus, no entanto, nem todos acolheram o Seu testemunho e, consequentemente, também rejeitaram o amor de Deus.   Só teremos Deus conosco, realmente, quando vivermos de acordo com o que Ele nos aponta, porque fazendo o contrário seria romper o Seu poder sobre nós.   Às vezes, é difícil para nós assumirmos os ensinamentos de Jesus, porque eles vêm de encontro ao que pensamos e vivenciamos. Porém, é o Espírito Santo quem nos ensina tudo, quem nos recorda o que o Pai tem para nos revelar. E é também o Espírito Santo quem nos ajudará a permanecer fiéis a Jesus e à sua orientação. A nossa obediência à direção do Espírito Santo também é uma prova de que amamos a Deus e acolhemos os Seus mandamentos e a Sua Palavra. - Você ama a Deus? – Você se sente amado (a) por Deus? – Você tem observado as coisas que Ele tem ensinado, mostrado, alertado? -  Como tem sido o seu relacionamento com o Espírito Santo? – O que você tem aprendido com Ele? – Você tem vivenciado o que tem aprendido?

Nenhum comentário: