segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

DOM JOSÉ ANTONIO ENVIA CARTA CIRCULAR SOBRE PEREGRINAÇÃO DA CRUZ E ÍCONE DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Fortaleza, 8 de fevereiro de 2012.

Circular 002/2012:

PEREGRINAÇÃO DA CRUZ E ÍCONE DA JMJ – Rio 2013

CAMINHADA PENITENCIAL – Quaresma/CFE 2012

Caríssimos Irmãos no Sacerdócio,

Irmãos Religiosos e Religiosas,

Irmãos fiéis leigos e leigas,

Graça e Paz do Senhor!

Com todo o Brasil estamos vivendo a PREPARAÇÃO PARA JMJ – Jornada Mundial da Juventude – RIO 2013, que contará com a presença do Santo Padre. Está em peregrinação por todas as dioceses do Brasil a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora da JMJ. Estaremos recebendo as mesmas, juntamente com os jovens de nossa Arquidiocese nos próximos dias 1º. a 3 de março. Ela continuará sua visita a todas as outras dioceses do Ceará. O Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza preparou um programa de recepção desta Cruz em missão. Teremos com ponto alto um evento chamado BOTE FÉ, assim chamado pela mesma juventude.

O evento acontecerá no aterro da Praia de Iracema em Fortaleza, no dia 3 de março, começando às 15h00min.

A missa será às 18h00min e o término do evento está previsto para aproximadamente 23h00min.

CONVIDAMOS AOS SACERDOTES PARA A CONCELEBRAÇÃO.

(túnica branca e estola roxa – II Domingo da Quaresma)

O prosseguimento do projeto BOTE FÉ se dará com um subsídio preparatório para a Pré-Jornada e Jornada Mundial da Juventude. Esse subsídio, elaborado pela CNBB, será indicado como material para reuniões mensais em cada paróquia, nas quais o pároco deve reunir todas as realidades jovens da paróquia para um momento formativo e oracional.

Esse projeto quer terminar com a pré-jornada que até agora tem sido trabalhada na comissão de Juventude da CNBB como uma grande missão nacional de evangelização. Essa missão se desenvolveria a nível paroquial e seria uma semana de missão e evangelização de toda a paróquia que sairia para visitar as casas.

Queremos convidar a todos os nossos sacerdotes, pastores de nossa Arquidiocese, para participar dos eventos juntamente com os jovens de suas comunidades. Esperamos seja grande estímulo para a evangelização de nossa juventude.

——————————————————————————————————————————————————————————————————————–

Estaremos vivendo o tempo quaresmal a partir da Quarta-feira de Cinzas com o grande chamado de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15)

A Quaresma é tempo de conversão, arrependimento, mudança de vida, busca do novo que a graça misericordiosa de Deus torna possível: esta mudança é vivida de modo especial no Sacramento da Reconciliação.

Neste ano estamos novamente propondo um sinal público para nossa Igreja Arquidiocesana de Fortaleza:

A CAMINHADA PENITENCIAL
no dia 11 de março
– 3º. Domingo da Quaresma.

com início às 7h00min,
saindo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe,
até a Catedral Metropolitana.

Esta caminhada quer ser a expressão externa e a oportunidade para se fazer um caminho mais profundo de conversão para o seguimento de Jesus no acolhimento de sua graça salvadora.

A Campanha da Fraternidade deste ano 2012 nos recorda: “Que a Saúde se Difunda sobre a Terra” (cf. Eclo 38,8) na busca da Fraternidade e Saúde Pública. Deseja assim, sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública condizente com suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras. A conversão pede que as estruturas de morte sejam transformadas.

Durante a Caminhada haverá a oportunidade de gestos concretos, que acompanham a manifestação penitencial. Será levada nos ombros dos fiéis uma grande cruz. Ela nos recordará como nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la e como deveremos também tomar sobre nós a responsabilidade dos pesos da humanidade para, com a força do amor que vem do Espírito de Deus, redimi-la de suas enfermidades.

Em Celebração Penitencial dará oportunidade de Confissões para os fiéis que assim desejarem: gesto concreto de conversão, mudança de vida, com a confissão dos próprios pecados e busca do perdão de Deus no Sacramento da Reconciliação: a paz com o Pai e com os irmãos, verdadeira e plena saúde de todos.

Pedimos encarecidamente aos sacerdotes que se façam presentes com túnica e estola roxa, disponíveis para atendimento das confissões dos fiéis durante a Caminhada Penitencial.

Convocamos os fiéis de nossa Arquidiocese, especialmente das comunidades das Paróquias e Áreas Pastorais das Regiões Metropolitanas, das Comunidades Religiosas, das Associações e Movimentos Eclesiais, para esta manifestação pública de nossa fé em Cristo e em sua graça renovadora de nossas vidas.

Para que o maior número possível de fiéis possa participar, nas Paróquias e Áreas pastorais metropolitanas, todas as celebrações sejam realizadas nas igrejas nas Primeiras Vésperas no dia 10 e na parte da tarde do dia 11, ficando reservada a manhã do dia 11 para esta grande manifestação comum de conversão de nossa Igreja Arquidiocesana.

Confiamos a nossos irmãos colaboradores no pastoreio da Arquidiocese divulguem este evento e convidem os fiéis a participar, estimulando a vivência quaresmal com gestos de penitência e conversão.

Com nosso abraço fraterno e orações, o desejo de uma Santa Quaresma e Feliz Páscoa!

Em Jesus e Maria.

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

Nenhum comentário: