domingo, 31 de julho de 2011

PAPA CONVIDA FIÉIS A SEGUIR EXEMPLO DO AMOR DE CRISTO PELA HUMANIDADE



''Confiemos à Virgem Maria a nossa oração, para que abra o nosso coração à compaixão para com o próximo e à partilha fraterna'', disse o Papa







Ao refletir sobre o milagre da multiplicação dos pães, na oração do Angelus deste domingo, 31, o Papa Bento XVI disse que nesta passagem bíblica, Jesus Cristo “oferece um exemplo eloquente de Sua paixão para com a humanidade”. “O milagre consiste na divisão fraterna de poucos pães que, confiados a potência de Deus, não só alimentaram a todos, como sobraram, até a encheram doze cestos. O Senhor chama os discípulos para distribuir o pão para a multidão; dessa forma ensina-los e prepara-los para futura missão apostólica: deverão de fato levar a todos o alimento da Palavra de vida e dos Sacramentos”, explica o Papa.Acesse.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI deste domingo, 31Neste sinal miraculoso, elucida o Pontífice, se entrelaçam a encarnação de Deus e Sua obra da redenção. “Jesus, de fato, sai da barca para encontrar-se com os homens”. O Evangelho deste domingo, fez o Santo Padre lembrar da situação de “tantos irmãos e irmãs que nestes dias, na Somália [África], sofrem as dramáticas consequências da carência, agravadas pela guerra e pela falta de instituições sólidas”. “Cristo está atento à necessidade material, mas quer dar algo mais, porque o homem está sempre afamado de algo mais, tem necessidade de mais alguma coisa”, disse o Santo Padre sitando uma passagem de seu livro Jesus de Nazaré. No pão de Cristo, destaca Bento XVI, está presente o amor de Deus e no encontro com Ele “alimentamo-nos, por assim dizer, do próprio Deus vivo, comemos verdadeiramente o Pão do Céu”.O Santo Padre salientou que na Eucaristia, Jesus faz de cada um testemunha da compaixão de Deus para seus irmão e irmã. “Nasce assim, à volta do Mistério Eucarístico, o serviço da caridade para com o próximo”, afirma. Como exemplo deste testemunho, o pontífice citou Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus, ao qual a Igreja faz memória neste domingo, 31. “Inácio, de fato, escolheu viver procurando Deus em todas as coisas, amando-o em todas as criaturas”, disse o Papa. Assim, o Santo Padre pediu aos fiéis que confiem à Virgem Maria suas orações, para que seus corações sejam abertos à compaixão para com o próximo e para a partilha fraterna.






Nicole Melhado/Canção Nova Notícias/Rádio Vaticano

AHORÁRIO DE MISSAS

Paróquia São Vicente de Paulo, à Avenida Desembargador Moreira, 2211, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza.

*Diariamente: 6h30 e 17h30
* De 3ª a 6ª: 11h30 e 19 horas
*Sábado: 6h30, 12 horas e 17h30
* Domingo: 6h30, 8h30, 11h30, 17h30 e 19h30

Comunidade Face de Cristo, à Rua Edmilson Barros de Oliveira, 191, no bairro Cocó, em Fortaleza

* De segunda à sexta-feiras: 7 horas.
* Domingo: 18h30

Paróquia Menino Deus, à Rua Jaime Leonel, s/n, no bairro Luciano Cavalcante

* Às 3ªs e 5ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 7 e 19 horas.

Na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, à rua Albert Sabin, s/n, no bairro Cocó/Guararapes.

* Às 4ªs e 6ªs feiras, às 19 horas
* Domingo: às 9 e 18h30.

Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Santuário), no bairro Barra do Ceará

* De terça-feira a sábado, as 6 e 19horas.
*Domingo : às 7, 9, 17, 18h30 e 20horas.

Paróquia Nossa Senhora Aparecida, à Avenida Gomes de Matos, no bairro Montese.

*De 2ª à sexta-feiras, às 18h30, exceto nas terças-feiras.
*Domingo: às 7, 9,17 e 19 horas;*Nos dias 12, Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida; dia 13, Nossa Senhora de Fátima, e dia19, Santo Expedito. E toda 1ª terça-feira do mês, Missa de Cura.

Paróquia do Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, na Praça do Coração de Jesus.

*Diariamente, de segunda-feira a domingo, às 7 horas.
* Domingo: às 7,8,30, 16 e 18 horas.

Paróquia de Cristo Rei, à Rua Nogueira Acioli, 263, na Aldeota.

De segunda-feira à sexta-feira, às 6h30 e às 17 horas
Sábado, às 6h30, 17 e 19 horas.
Domingo, 6h30, 9, 11, 17 e 19 horas
Últimas terças-feiras: “Noite da Misericórdia”. Observação: não há missa das 17 horas.
Dia 13 – Missa Mariana: às 12 horas, na Igreja Matriz e às 18 horas, na Praça Ceart.

Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza

Domingo, às 8, 10, 17 e 18h30
Sábado, às 7h30, 17h30 e 17h30
De 3ª A 6ª feira, às 7h30 e 17 horas.

Paróquia de Santa Luzia, Rua Tenente Benévolo esquina com Rua Antônio Augusto

Diàriamente, às 17 horas
Sábado, às 17 e 19 horas.
Domingo, às 8, 10 (missa das crianças), 17 e 19 horas (missa dos jovens)
Todo dia 13 de cada mês, missa às 12 horas, em honra a Nossa Senhora de Fátima.

Paróquia de São Gonçalo do Amarante, a 57 quilômetros distante de Fortaleza

De terça-feira à sexta-feira, às 18 horas.
Domingo, às 19 horas

Envie-nos os horários de Missa de sua Paróquia ou Comunidade para que sejam divulgados no Blog.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

31/07/11 - XVIII Domingo comum

1ª. Leitura Isaías 55, 1-3 “vinde comer, vinde beber”

O sonho de Deus se concretiza quando nós experimentamos a verdadeira felicidade e abraçamos a Sua Salvação. As bênçãos e as graças do Senhor estão destinadas a todas as pessoas que são dóceis ao Seu chamado. Por meio da Sua Palavra o Senhor faz conosco um pacto eterno de amor, fartura e felicidade. Nesta leitura Ele nos acena com expressões cheias de esperança: “Vinde”, beber; “vinde” comer; vocês não precisam gastar dinheiro porque tudo o que Eu vos dou é de graça! A única coisa que nós precisamos fazer é “ouvi-Lo com atenção” e assim, nós teremos a vida. Não podemos nos queixar de que não temos ninguém ou que somos solitários (as), pobres e desprezados (as), porque Aquele que nos criou nos anima com palavras de vida eterna e abastece a nossa alma com o alimento que revigora também o nosso corpo. Faça, portanto, essa experiência: aceite o convite do Senhor e receba a energia de que você está precisando. Deus tem tudo para lhe dar: pão, vinho, leite, sem pagar. Aproveite esta oferta! – Onde você está gastando o seu dinheiro para alimentar a sua alma? – Você entende o que significam o vinho, o pão e o leite de que fala o profeta? – Você sente fome e sede de Deus?

Salmo 144 – “Vós abris a vossa mão e saciais os vossos filhos”.

O alimento que o Senhor nos oferece é misericórdia e piedade, é amor, é paciência, é compaixão como nos fala o salmista. Por isso, os nossos olhos se voltam para Ele, e, no tempo certo, nós recebemos o nosso quinhão. Perto do Senhor nós temos fartura de bênçãos e podemos caminhar em busca da santidade com fidelidade ao Seu amor.

2ª. Leitura – Romanos, 8,35.37-39 – “nada nos separará do amor de Cristo”

O amor de Deus por nós se manifesta em Jesus Cristo e é por isso, que nada nos separará do Seu Amor. Jesus Cristo é a manifestação do amor do Pai por nós e, se disso nós tivermos consciência, nenhum temor poderá nos sobressaltar. A morte, a tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada, são situações pelas quais nós com certeza, ou já passamos ou ainda iremos experimentar. No nosso dia a dia, nos pequenos ou nos grandes contratempos nós já tivemos experiência com esse estado de espírito. Entretanto, a nossa convicção em relação ao amor de Jesus Cristo que morreu por nós na Cruz, nos faz cantar a vitória final. Em Jesus somos mais que vencedores e detentores do galardão da ressurreição. Não importa o que passou nem tampouco o que virá se hoje, nós contamos com a ajuda e a proteção de Jesus. Nessa perspectiva, nós podemos estar preparados (as) para enfrentar a altura, a profundeza, e até mesmo as criaturas, pois nenhuma delas poderá nos separar do amor de Deus que se revela em Jesus Cristo, nosso Senhor! – Você está firme e convencido (a) do grande amor que Jesus Cristo tem por você? – Você se apavora diante de circunstâncias negativas? – Você é capaz de cantar este hino que São Paulo escreveu para você?

Evangelho – Mateus 14, 13-21 – “todos se fartaram”

Neste Evangelho Jesus nos dá uma grande lição de solidariedade humana, quando rejeitou a ideia dos Seus discípulos para que “despedisse as multidões”. Quantas vezes nós queremos nos ver livres dos problemas e também “despedimos” as pessoas porque elas são empecilhos à nossa missão, à nossa caminhada. As pessoas vêm famintas, precisando da nossa ajuda e nós fazemos vista grossa às suas dificuldades, achando que não somos capazes de ajudá-las, porque temos muito pouco tempo ou mesmo porque somos pequenos e limitados. Jesus diz hoje á nós também: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer! ” O Senhor nos manda sentar para que possamos parar e refletir sobre a nossa vida, partilhando e dividindo com as outras pessoas os nossos planos e sonhos. Tudo isso, dentro da perspectiva de Deus e à luz da Sua Palavra e dos Seus ensinamentos. Hoje também, como ontem, há muita relva, isto é, espaço, ocasião, oportunidade para que, reunidos, nós possamos descobrir os nossos dons, talentos, aptidões, riquezas e bens espirituais, que são os nossos cinco pães e dois peixes. Ao tomar os pães e os peixes nas mãos e dar graças ao Pai, Jesus nos deu o exemplo de como poderemos fazer aumentar os nossos talentos para dar de comer aos famintos. O Senhor nos concede a Sua Palavra como pão que alimenta a nossa alma e com ela também nós podemos fartar as pessoas que estão com fome. Além disso, temos a doar saúde, paz, alegria, juventude e a nossa capacidade de olhar, de sorrir, de cantar, de amar, de sonhar e de desejar. – Você também tem propensão a eliminar da sua frente aquelas pessoas que lhe “dão trabalho”? - Do que você dispõe para alimentar a multidão que procura pão? - A quem Jesus manda hoje você oferecer pão? – Qual o tipo de pão que as pessoas procuram em você? - Você tem sentado com as pessoas para partilhar a sua vida? - Você tem colocado nas mãos do Senhor os seus talentos e os seus dons?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 14,13-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor!Naquele tempo, 13quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. 14Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doentes.15Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!”16Jesus, porém, lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Dai-lhes vós mesmos de comer!”17Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes”.18Jesus disse: “Trazei-os aqui”.19Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a bênção. Em seguida, partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. 20Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaços que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. 21E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças”. - Palavra da Salvação.

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO



Mateus 14,13-21

Décimo Oitavo domingo do Tempo Comum

A leitura evangélica de hoje (Mateus 14, 13-21) inicia a parte narrativa que faz nexo com o Sermão eclesial. Mateus dirige agora sua atenção diretamente ao Povo de Deus, que é a Igreja, tema central no seu relato. E um primeiro momento deste tema maior é o episódio da multiplicação dos pães e dos peixes.
"Ao descer da barca, viu uma grande multidão e teve pena e curou os doentes". Assim Mateus declara a motivação do milagre que narrará em seguida onde Cristo se compadece do povo sem guia, porque andava como ovelhas sem pastor.
A compaixão pela multidão errante move Jesus a curar os enfermos sem que lhe peçam; e, depois, sacia a massa faminta tanto com curas como com alimentos que Mateus aponta como um anúncio do Reino.
Além de sinal dos tempos messiânicos que se cumpriam na missão de Cristo, o milagre da multiplicação aponta para o Sacramento da Eucaristia como alimento do novo Povo de Deus, e prenuncia escatologicamente o banquete definitivo do Reino, já inaugurado na pessoa, obra e mensagem de Jesus de Nazaré.
Estranhamente, embora sem motivo, na narração evangélica de hoje não se menciona o habitual assombro do povo e dos discípulos diante dos milagres do Senhor. E é porque o episódio é consignado e tem interesse não tanto pelo que tem de espetacular quanto por um tipo, um exemplo ou sinal que antecipa a Eucaristia, e uma antecipação do banquete messiânico da fraternidade humana no Reino de Deus e em sua consumação final.
Para entender melhor a passagem deste Evangelho, é muito importante que nos detenhamos nos elementos que precedem a conclusão do relato. O texto não diz que Jesus multiplicou os pães. Diz que Ele se compadeceu da multidão, curou seus enfermos e ordenou aos discípulos que lhes dessem de comer. Determinou que todos se estendessem sobre a relva e pediu que os discípulos lhe trouxessem as provisões de que dispunham. Depois, ergueu os olhos ao céu, pronunciou a bênção sobre os pães e os peixes e fez com que fossem à multidão. Jesus saciou as pessoas e, desse processo, tanto a multidão quanto os discípulos tomaram parte. Crer num milagre, algo como uma magia operada por Jesus, embora pareça piedoso, é falsificar o sentindo do texto, que não quer falar de milagre ou de multiplicação, mas de compaixão, serviço e eucaristia - doação até a morte. Se uma comunidade segue esse itinerário, nada lhe faltará e poderá saciar multidões, pois nela opera o Senhor. Na multiplicação, Jesus rejeita a tentação de resolver a questão da fome com um passe de mágica, um milagre. A solução do problema da fome não está num milagre econômico ou religioso, pois Jesus rejeita essa tentação. O verdadeiro milagre é o da distribuição e partilha dos bens da criação. Um ótimo domingo a todos!

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente de Paulo

SANTO DO DIA - SANTO INÁCIO DE LOYOLA

Neste dia celebramos a memória deste santo que, em sua bula de canonização, foi reconhecido como tendo "uma alma maior que o mundo".Inácio nasceu em Loyola na Espanha, no ano de 1491, e pertenceu a uma nobre e numerosa família religiosa (era o mais novo de doze irmãos), ao ponto de receber com 14 anos a tonsura, mas preferiu a carreira militar e assim como jovem valente entregou-se às ambições e às aventuras das armas e dos amores. Aconteceu que, durante a defesa do castelo de Pamplona, Inácio quebrou uma perna, precisando assim ficar paralisado por um tempo; desse mal Deus tirou o bem da sua conversão, já que depois de ler a vida de Jesus e alguns livros da vida dos santos concluiu: "São Francisco fez isso, pois eu tenho de fazer o mesmo. São Domingos isso, pois eu tenho também de o fazer".Realmente ele fez, como os santos o fizeram, e levou muitos a fazerem "tudo para a maior glória de Deus", pois pendurou sua espada aos pés da imagem de Nossa Senhora de Montserrat, entregou-se à vida eremítica, na qual viveu seus "famosos" Exercícios Espirituais, e logo depois de estudar Filosofia e Teologia lançou os fundamentos da Companhia de Jesus. A instituição de Inácio iniciada em 1534 era algo novo e original, além de providencial para os tempos da Contra-Reforma. Ele mesmo esclarece: "O fim desta Companhia não é somente ocupar-se com a graça divina, da salvação e perfeição da alma própria, mas, com a mesma graça, esforçar-se intensamente por ajudar a salvação e perfeição da alma do próximo". Com Deus, Santo Inácio de Loyola conseguiu testemunhar sua paixão convertida, pois sua ambição única tornou-se a aventura do salvar almas e o seu amor a Jesus. Foi para o céu com 65 anos e lá intercede para que nós façamos o mesmo agora "com todo o coração, com toda a alma, com toda a vontade", repetia.

Santo Inácio de Loyola, rogai por nós!

sábado, 30 de julho de 2011

CATEDRAL EM DEBATE: PAINEL INTOLERÂNCIA RELIGIOSA



Catedral Anglicana da Ressurreição em Brasília (DF) recebeu, no dia 27, o Painel sobre Intolerância Religiosa. O encontro teve como anfitrião o bispo primaz da Igreja Anglicana (IEAB), dom Maurício Andrade e outros religiosos empenhados na promoção de uma cultura de paz. Na oportunidade, foi realizado um debate sobre intolerância religiosa. O encontro teve a promoção da Rede Ecumênica da Juventude (REJU) e Catedral Anglicana da Ressurreição.
O evento reuniu lideranças anglicanas, bahá'ís, católicas, evangélicas, islâmicas, matrizes africanas, ameríndias e wiccans. O Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), o Centro de Referência de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos para a Diversidade Religiosa (CRDHDR) e a Iniciativa das Religiões Unidas (URI Brasília) estiveram representados pelo reverendo Luiz Alberto Barbosa e Elianildo Nascimento, respectivamente.
Também marcaram presença Tatiana Ribeiro, coordenadora da Juventude Anglicana; Marga Stroher, da Secretaria de Direitos Humanos; padre Elias Wolf, representando a Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB; pai Alexandre de Oxalá, pelo Centro de Tradições Afro Brasileiras; Mãe J´lia, do candomblé; pastor Osvaldo Reis, da igreja presbiteriana; dom Maurício Andrade, bispo primaz da IEAB; Mavesper Cy Ceridwen, representando a Associação Brasileira de Wicca (Abrawicca) e Youssuh Salah El Din, como representante da religião islâmica.
Um novo encontro entre líderes religiosos será no dia 4 de agosto, no CONIC, também em Brasília.






Fonte: CNBB

PARÓQUIA DA GLÓRIA FESTEJA PADROEIRA

A Paróquia Nossa Senhora da Glória convida toda a comunidade a participar dos festejos em honra de sua padroeira, de 5 a 14 de agosto. “Com Maria, cuidando da vida” é o tema deste ano, inspirado na Campanha da Fraternidade. Uma intensa programação litúrgica e social foi preparada a fim de celebrarmos juntos o mistério pascal através de Maria.
Antes das celebrações, às 18h, teremos o Momento Mariano, quando refletiremos sobre a participação de Maria no plano da Salvação. Após as missas, teremos um momento de lazer e confraternização, onde receberemos a comunidade, amigos e visitantes no pátio interno da Igreja. Haverá barracas com comidas típicas e muita animação proporcionada por diversas atrações musicais que virão prestigiar a festa.
Toda a renda da festa será revertida em prol da conclusão do Centro Pastoral. Acompanhe a programação e venha celebrar conosco! Neste ano, com Maria cuidando da vida, “agradeçamos ao Senhor o seu amor; as maravilhas que Ele fez por nós” (Sl 107,8).
Programação da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Glória
5 a 14 de agosto de 2011 – “Com Maria, cuidando da vida”
Dia 05/08/2011 (sexta-feira)18h – Abertura oficial da festa; 18h30 – Celebração Eucarística, com Pe. Francisco de Assis Filho e Pe. Josieldo Nascimento; 19h30 – Café com Arte, com teatro, dança, música, feira de artesanato e comidas típicas
Dia 06/08/2011 (sábado)16h – Celebração do Casamento Comunitário; 18h – Momento Mariano; 18h30 – Celebração Eucarística, com Pe. Sóstenes Tavares Luna; 19h30 – Jantar dos pais, com Fonseca Jr. e Banda
Dia 07/08/2011 (domingo)7h30 – Momento Mariano; Celebrações eucarísticas às 8h, 11h, 18h e 20h; 21h – Festa social, com comidas típicas e atrações artísticas, animada por Mota Filho e Banda
Dia 08/08/2011 (segunda-feira)18h – Momento Mariano; 18h30 – Celebração eucarística com Dom José Luiz Ferreira Sales, bispo auxiliar de Fortaleza
Dia 09/08/2011 (terça-feira)18h – Momento Mariano; 18h30 – Celebração Eucarística com o Pe. Francisco Antônio Francileudo
Dia 10/08/2011 (quarta-feira)18h – Momento Mariano – O encontro de Jesus no Templo (Lc 2, 40-51); 18h30 – Celebração Eucarística com o Mons. Manfredo Ramos
Dia 11/08/2011 (quinta-feira)18h – Momento Mariano; 18h30 – Celebração Eucarística, com Pe. Rafael Silva Maciel; 19h30 – Noite da juventude, animada pelas bandas dos jovens da Paróquia
Dia 12/08/2011 (sexta-feira)18h – Momento Mariano; 18h30 – Celebração Eucarística, com o Pe. Francisco Sales de Sousa; 19h30 – Festa social, animada pela banda Túnel do Tempo e pelo Grupo Canto & Louvor
Dia 13/08/2011 (sábado)12h – Celebração em devoção a Nossa Senhora de Fátima; 18h – Momento Mariano; 18h30 – Celebração Eucarística, com Pe. Daniel Moraes de Souza; 19h30 – Festa social, animada pela banda Samba de Repente
Dia 14/08/2011 (domingo)Celebrações às 8h e 11h; 17h – Procissão de Nossa Senhora da Glória, saindo do Parque Del Sol; 18h – Missa campal de encerramento no pátio interno da Paróquia, com Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, bispo auxiliar de Fortaleza; 19h – Festa social, com apresentação do Colégio Dáulia Bringel.
Informações: (85) 3279.4500
www.paroquiagloria.org.br
Contato: Patrícia Guabiraba, da Pastoral da Comunicação – (85) 8701.3110
Veja o vídeo

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

30/07/11 – Sábado XVII semana comum

- 1a. Leitura – Levítico 25,1.8-17 – O ano santo do jubileu”

“O Ano do Jubileu tem um significado espiritual, e apresenta à humanidade a esperança de que Deus estabeleceu um Dia quando toda escravidão cessará, e tudo o que Deus deu à humanidade no princípio será restaurado. É a ocasião quando todas as dívidas são pagas, todos os escravos são libertados, e todas as propriedades restauradas aos seus legítimos possuidores. No princípio, Deus colocou o ser humano com domínio sobre todas as obras das suas mãos. Quando veio o pecado, tudo isso mudou, e o ser humano tornou-se escravo, ganhando a vida com o suor do rosto. Mas Deus deu uma promessa de restauração, de vitória sobre Satanás (Rm 16:20). Jesus Cristo é o nosso Jubileu. Nele há liberdade, vida e restauração, (Sl 102:19-20). Jesus veio e nos libertou, pagou as nossas dívidas. Este foi o propósito da Sua vinda, e este é o poder da Sua ressurreição.” O ano jubilar fazia parte das instruções do Senhor para o Seu povo no Antigo Testamento. Hoje nós já temos consciência de que fomos perdoados e restaurados e elevados à condição de filhos de Deus pela Morte e Ressurreição de Jesus. E se cremos em Jesus e Nele fomos batizados nós somos chamados a viver conformados a Ele e a imitá-Lo nas atitudes e ações. Por isso, o Senhor quer nos acordar lembrar que todos o dia da nossa vida é dia de perdão, de libertação, oportunidade para voltar atrás nas nossas transgressões, dia de conversão. “Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus”. A trombeta já soou e você, crê que Jesus já garantiu para você o dia D da salvação? - Como você tem se portado com aqueles que necessitam da sua misericórdia e do seu perdão? - Existe alguém que você ainda não perdoou e que você acha que lhe deve muita coisa?

Salmo 66 – “Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor, que todas as nações vos glorifiquem.”

Com a bênção e a graça do Senhor nós podemos caminhar aqui na terra sob o Seu olhar cuidadoso. O Senhor conhece o coração de todos, por isso mesmo é que ele nos governa com retidão e nos julga com justiça. Acolhendo as suas bênçãos nós podemos produzir frutos de santidade que serão colhidos no dia em que o Senhor nos convocar. Enquanto isto, façamos com que todas as nações do mundo O glorifiquem e O respeitem.

Evangelho – Mateus 14,1-12 – “a verdade incomoda”

Quando comentaram com Herodes sobre os poderes miraculosos de Jesus, a sua consciência o acusou e ele, com medo, imaginou que João Batista voltara para puni-lo. João Batista era um profeta falava tudo aquilo que Deus lhe mandava dizer. O profeta nunca se omite e vai às últimas consequências, até morrer, para cumprir com a sua missão. João Batista foi decapitado por falar a verdade quando advertiu a Herodes que não lhe era permitido ter como esposa a mulher do seu irmão. Incomodado por isso, Herodes desejava matar João Batista até que a ocasião surgiu e ele, como justificativa para o seu intento e para satisfazer os caprichos da sua enteada mandou decapitá-lo. Nós todos também somos chamados a sermos profetas, com o encargo de exortar, admoestar, animar e consolar as pessoas. Não podemos nos omitir embora corramos os riscos que a verdade acarreta. A verdade nos incomoda em todos os sentidos! Não queremos admiti-la quando ela nos coloca em xeque mate e não temos alternativas para nos defender e quando ela vem como uma luz revelando os nossos crimes, nós tentamos confundi-la. Jesus veio nos revelar a verdade do Pai para que nós também pudéssemos vivenciá-la e abrir os olhos das pessoas com as quais convivemos. Muitas vezes, no entanto, nós também nos tornamos como Herodes quando prometemos a alguém aquilo que não nos é permitido oferecer e por causa das nossas promessas aos homens esquecemos a promessa que fazemos a Deus de amar-nos uns aos outros e partilhar com eles a vida. Quantas vezes também nós procedemos mal para satisfazer a alguém a quem queremos “agradar”! Pedem-nos a cabeça de uma pessoa e nós impiedosamente não medimos as consequências e a difamamos, fazendo intrigas contra ela, levantando falso, suspeitas e com isso, nós conseguimos matar o corpo, mas nada podemos fazer com a alma. Deus é o Senhor de todos e só Ele pode nos julgar com justiça de acordo com as nossas ações. - Você tem medo da verdade? – Ela o (a) incomoda quando revela algo que você faz de errado? - Você já entregou a “cabeça” de alguém em troca dos seus interesses? – Como você se sente em relação a isto? - Do que você será capaz de fazer para conseguir os seus intentos? – Você teme mais a Deus ou aos homens?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 14, 1-12

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. 1Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do gover­nador Herodes. 2Ele disse a seus servidores: “É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, os poderes miraculosos atuam nele”.
3De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. 4Pois João tinha dito a Herodes: “Não te é permi­tido tê-la como esposa”. 5Herodes queria matar João, mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. 6Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou diante de todos, e agradou tanto a Herodes 7que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. 8Instigada pela mãe, ela disse: “Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista”. 9O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos con­vidados, ordenou que atendessem o pedido dela. 10E mandou cortar a cabeça de João, no cárcere. 11Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou a sua mãe. 12Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. De­pois foram contar tudo a Jesus. Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO PEDRO CRISÓLOGO

O santo deste dia nasceu em Ímola, na Itália, no ano de 380 e "aproveitou" sua vida, gastando-se totalmente pelo Evangelho, a ponto de ser reconhecido pela Igreja como Doutor da Igreja (isto se deu em 1729, pelo Papa Bento XIII). São Pedro Crisólogo tinha este nome por ter se destacado principalmente pelo dom da pregação - Crisólogo significa 'O homem da palavra de ouro' (este cognome lhe foi dado a partir do séc IX).

Diante da morte do bispo de Ravena, o escolhido para substituí-lo foi Pedro, que neste tempo vivia num convento, aonde queria oferecer-se como vítima no silêncio; mas os planos do Senhor fizeram dele bispo. Pastor prudente e zeloso da Igreja usou do dom da pregação como instrumento do Espírito para a conversão de pagãos, hereges e cristãos indiferentes na vivência da própria fé.

São Pedro Crisólogo, com o seu testemunho de santidade, conhecimento das ciências teológicas e dom de comunicação venceu a heresia do Monofisismo, a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza divina e humana como o próprio nos revelou. Um homem que tinha o pecado no coração, porém, Pedro lutou com as armas da oração, jejum e mortificações para assim desfrutar e transmitir pela Palavra o tesouro da graça, isto até entrar na Glória Celeste em 450.

São Pedro Crisólogo, rogai por nós!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

"POBREZA DE AMOR É RAIZ DE TODO PROBLEMA HUMANO", DIZ BENTO XVI


''Deus tem os seus planos, também quando nós não conseguimos compreender as suas disposições''
O Papa Bento XVI enviou ao Prepósito Geral da Ordem dos Clérigos Regulares Somascos, padre Franco Moscone, uma mensagem por ocasião do Jubileu dos 500 anos da libertação do cárcere do fundador da Ordem, São Jerônimo Emiliano.

"O exemplo luminoso de São Jerônimo Emiliano, definido pelo Beato João Paulo II 'leigo animador de leigos', ajude a levarmos no coração toda a pobreza da nossa juventude, moral, física, existencial e, antes de tudo, a pobreza de amor, raiz de todo sério problema humano", disse.

Devido a acontecimentos familiares, São Jerônimo havia se tornado tutor de todos os seus netos órfãos. Foi assim que amadureceu a ideia de que a juventude, sobretudo aquela desfavorecida, não pode nunca ser deixada sozinha. "Para crescer sadia, é preciso um requisito essencial: o amor", escreve o Papa.

O carisma dos Somascos – a atenção à juventude e à sua educação humana e cristã – continua a ser compromisso da Igreja em todo o tempo e lugar. "É necessário que o crescimento das novas gerações seja alimentado não somente por noções culturais e técnicas, mas sobretudo pelo amor, que vence o individualismo e o egoísmo e torna os homens atentos às necessidades de cada irmão e irmã", indica Bento XVI.

Por fim, o Pontífice recorda que a Igreja do século XVI estava dividida pelo cisma protestante e á procura de uma séria reforma também no seu interior, capaz de oferecer novamente a santidade.

"O testemunho dos santos diz que é preciso confiar somente em Deus: as provações, de fato, tanto em nível pessoal quanto institucional, servem para aumentar a fé. Deus tem os seus planos, também quando nós não conseguimos compreender as suas disposições".

As celebrações do Ano Jubilar serão abertas em Veneza, em 25 de setembro, com a Missa na Basílica de São Marcos. Ao longo de um ano, haverá congressos históricos dedicados à figura e á espiritualidade do santo. O encerramento oficial do Ano acontece em Somasca, em 30 de setembro de 2012.

Leonardo Meira/Canção Nova Notícias/Arquivo



JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE DE MADRI VAI ACOLHER 4 MIL JOVENS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

NOSSA SENHORA DA PAZ: SANTA LONGE DO CONVENCIONAL






A imagem, localizada na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, destaca-se pela ausência do véu e pelo cabelo preso Antônio Duarte





A escultura religiosa, criada em Milão, na Itália, chegou a Fortaleza em 1912, sendo inaugurada nove anos depoisOlhar sereno, vestido drapeado e cabelo preso em um coque levemente desarrumado são as principais características da escultura em mármore que representa Nossa Senhora da Paz. A imagem, localizada na frente da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, na Avenida Duque de Caxias, destaca-se das outras santas pelo fato de não possuir um véu na cabeça, um símbolo da santidade feminina.Conforme o monsenhor João Jorge Corrêa Filho, padre da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, a imagem veio da cidade de Milão, na Itália, em 1912, tendo sida encomendada pelo então governador Franco Rabelo. "O véu é uma tradição, uma questão de respeito e de dignidade, mas as pessoas não olham não prestam atenção se a imagem tem véu ou não", diz.



Fonte: Diário do Nordeste


EVENTO EM SÃO PAULO DISCUTE PESSOA DE JESUS

São Paulo (ZENIT.org) – Quem foi Jesus de Nazaré? O que representa para o mundo contemporâneo? Que fascínio levou e continua levando tantas pessoas a dedicarem sua vida a Cristo, chegando mesmo aos sacrifícios mais extremos?
Essas perguntas integram a pauta de um encontro no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, na noite de 11 de agosto.
Estarão presentes o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer; Dom Bernardo Bonowitz, abade do Mosteiro Trapista de Nossa Senhora do Novo Mundo, e o professor doutor Francisco Catão, do Instituto Pio XI, da Unisal e da Faculdade São Bento.
A realização do evento é do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP (http://www.pucsp.br/fecultura/index.html)

MORRE O NÚNCIO NOS ESTADOS UNIDOS

Dom Pietro Sambi tinha 73 anos

Baltimore (ZENIT.org) – Morreu na noite dessa quarta-feira em Baltimore o núncio apostólico nos EUA, Dom Pietro Sambi.
Ele estava internado em estado crítico no hospital Johns Hopkins. O núncio fora submetido há duas semanas a uma cirurgia longa e delicada nos pulmões, em que houve complicações pós-operatórias.
Dom Pietro Sambi tinha 73 anos. Era natural de Sogliano al Rubicone, localidade da diocese italiana de Rimini.
Ordenado sacerdote em 1964, ingressou no serviço diplomático da Santa Sé. Atuou em Camarões, Jerusalém, Cuba, Argélia, Nicarágua, Bélgica e índia.
Em outubro de 1985 fora nomeado arcebispo e pró-nuncio apostólico no Burundi. Em 1991, nomeado núncio na Indonésia. Em 1998 assumiria o cargo de representante pontifício em Chipre e Israel e delegado apostólico para Jerusalém e Palestina.
Desde 17 de dezembro de 2005 era núncio apostólico nos EUA e observador permanente junto da organização dos Estados Americanos.
Como núncio em Israel e delegado apostólico para a Palestina foi reconhecido pela intensa obra que realizou a favor dos cristãos da Terra Santa.
O funeral do arcebispo será na basílica da Imaculada Conceição, em Washington DC, no dia 6 de agosto.

ANUNCIADA DESCOBERTA DA TUMBA DE SÃO FELIPE

Em Pamukkale, antiga Hierápolis (Turquia), onde o apóstolo faleceu

Cidade do Vaticano (ZENIT.org) – Os arqueólogos asseguram que se trata da tumba do apóstolo Felipe, um dos 12 discípulos que acompanharam Jesus.
A descoberta aconteceu em Pamukkale, antiga Hierápolis, em Anatólia Ocidental (Turquia), cidade em que Felipe morreu, depois de ter pregado na Grécia e na Ásia Menor.
A descoberta foi realizada pela missão arqueológica italiana empreendida desde 1957, composta hoje por uma equipe internacional, dirigida desde o ano 2000 por Francesco D’Andria, professor da Universidade de Salento.
Um resultado importante na busca da tumba de São Felipe – recorda L'Osservatore Romano –, já tinha sido alcançado em 2008, quando a equipe encontrou a rua que os peregrinos percorriam para chegar ao sepulcro do apóstolo. Agora se chegou a esta nova meta.
“Junto ao Martyrion (edifício de culto octogonal, construído no lugar onde Felipe foi martirizado), encontramos uma basílica do século V de três naves”, explica o diretor da missão.
“Esta igreja foi construída ao redor de um túmulo romano do século I, que evidentemente gozava da máxima consideração, já que mais tarde se decidiu edificar ao seu redor uma basílica. Trata-se de uma tumba em forma de nicho, com uma câmara funerária.”
Colocando em relação esses e muitos outros elementos, “chegamos à certeza de ter encontrado a tumba do apóstolo Felipe, que era meta de peregrinação a este lugar”, afirma D'Andria.
No século IV, Eusebio de Cesareia escreveu que duas estrelas brilhavam na Ásia: João, sepultado em Éfeso, e Felipe, “que descansa em Hierápolis”.
A questão ligada à morte do apóstolo suscita controvérsia. Segundo uma antiga tradição, de fato, ele não teria morrido martirizado. Já os evangelho apócrifos contam que ele teria sofrido martírio sob os romanos.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

29/07/11 – 6ª. Feira – Santa Marta (irmã de Lázaro)

– 1 João 4, 7-16 – “e Deus nos amou primeiro”

O Espírito Santo é o amor entre o Pai e o Filho, portanto, quem possui o Espírito Santo possui o Amor do Pai e do Filho, isto é, tem dentro de si mesmo, a Fonte do Amor. Quando esse amor é vivenciado por nós, ele gera mais amor para ser amado. O amor que nós cultivamos e exercitamos nos nossos relacionamentos familiares e sociais, quando procede desta fonte que existe dentro de nós, permanece para sempre. São João esclarece ainda que o amor de Deus permanece conosco e é realizado em nós quando nós nos amamos uns aos outros. Quem conhece a Deus aprende a amar e isto pode ser para nós uma valiosa prova: eu sei que conheço a Deus, se estou amando os meus semelhantes. O Amor de Deus se realiza em nós na medida em que nós sabemos amar com esse amor. Amar não significa gostar, admirar, apreciar, mas suportar, ajudar, compreender, perdoar, tendo como motivação apenas o fazer por amor. Porém, nós só conseguimos amar de verdade a quem conhecemos, por isso, também nós só acolhemos o amor de Deus, na medida em que nós O vamos conhecendo. No amor alguém toma a iniciativa e Deus nos amou primeiro e manifestou o Seu amor em Jesus Cristo que deu a Sua vida por amor a nós e nos deixou o Seu Espírito Santo para que continuemos a viver no Amor. Assim sendo, uma coisa nos leva a outra: O amor de Deus em nós nos faz amar ao próximo e a proclamar que Jesus é o Seu Filho amado. Nisto sabemos se Deus permanece conosco. – Como tem se manifestado o amor de Deus na sua vida: através das pessoas, através da sua intimidade com Ele, pela proteção que você sente, pelas coisas que você deseja e que acontecem?

Salmo 33 – Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo!

“Provai e vede quão suave é o Senhor”, este é o canto do salmista DEUS É AMOR! O amor de Deus em nós naturalmente abre os nossos lábios para o reconhecimento e o louvor. Quem sente o amor de Deus nunca poderá cessar de bendizê-Lo em todo tempo e de louvá-Lo por todos os acontecimentos. O anjo de Deus acampa ao redor dos que O amam e que se mantêm confiantes Nele. Nada faltará àqueles que acolhem o amor de Deus.

Evangelho – João 11, 19-27 – “ter esperança é esperar com confiança”

Há momentos na nossa vida em que achamos que tudo acabou e nos parece muito escuro. No entanto, é justamente nestas horas que nós temos de “esperar até mesmo a esperança”. Esperar a própria esperança quando não temos nada para esperar e recusar o desespero. Esta é a grande mensagem do Evangelho. A fé em Jesus Cristo gera em nós esperança, mesmo em presença da morte, como aconteceu com Marta. Diante do fato consumado da morte do seu irmão, Marta foi ao encontro de Jesus e acreditou quando Ele lhe disse: “Teu irmão ressuscitará”. “Crês isso”? E ela respondeu: “Sim, Senhor, eu creio firmemente...” Na nossa vida também nós nos deparamos com situações de morte , no entanto, Jesus vem ao nosso encontro e nos propõe uma vida nova mediante a nossa fé. A nossa resposta de fé diante das propostas de Jesus é o grande segredo para que permaneçamos firmes nas horas das grandes provações. O nosso coração fica triste, porém “aos olhos do Pai ainda deve haver razão para alegria”. Quem crê em Jesus também crê que Ele pode ressuscitar em nós tudo o que nos parece ter morrido. Diante do fato consumado nós precisamos crê para acolher as graças que nos vêm do céu. Mesmo que alguém muito querido tenha morrido nós nunca poderemos duvidar da força do amor de Jesus que quer nos salvar e nos fazer ver estrelas no céu de uma noite escura. Quando nós caminhamos na vida tendo convicção de que o poder amoroso de Deus pode nos conceder vida nova e nos tirar das situações de morte nós não tememos coisa alguma. Crer em Jesus é o troféu mais valioso que nós podemos empunhar, pois é a condição prevista por Ele próprio para que tenhamos a vida eterna desde já. “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais. Crês isto?” – E você, crê nisto também? – É assim que você pensa e espera? - Como você entende isto que Jesus falou: ainda que morra, viverá? E aquele que vive e crê em mim não morrerá jamais? – A que tipo de morte Jesus se refere? –

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

João 11,19-27

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 19muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”. 23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. 24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” 27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.— Palavra da Salvação.— Glória a vós, Senhor.Ou (escolhe-se um dos evangelhos)Evangelho (Lc 10,38-42)— O Senhor esteja convosco.— Ele está no meio de nós.— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.— Glória a vós, Senhor. Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!”.41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”. - Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SANTA MARTA

Hoje lembramos a vida de Santa Marta, que tem seu testemunho gravado nas Sagradas Escrituras. Padres e teólogos encontram em Marta e sua irmã Maria, a figura da vida ativa (Marta) e contemplativa (Maria). O nome Marta vem do hebraico e significa "senhora".No Evangelho, Santa Marta apresenta-se como modelo ativo de quem acolhe: "... Jesus entrou em uma aldeia e uma mulher chamada Marta o recebeu em sua casa" (Lc 10,38).Esta não foi a única vez, já que é comprovada a grande amizade do Senhor para com Marta e seus irmãos, a ponto de Jesus chorar e reviver o irmão Lázaro. A tradição nos diz que diante da perseguição dos judeus, Santa Marta, Maria e Lázaro, saíram de Bethânia e tiveram de ir para França, onde se dedicaram à evangelização. Santa Marta é considerada em particular como patrona das cozinheiras e sua devoção teve início na época das Cruzadas.

Santa Marta, rogai por nós!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE 2011: PREFEITO DE MADRI CONVIDA A DAR BOAS-VINDAS AO PAPA





O prefeito de Madri, Alberto Ruíz Gallardón










O prefeito de Madri, Alberto Ruíz Gallardón, emitiu pela terceira vez em seus oito anos de mandato um comunicado dirigido a todos os madrilenhos. O motivo: a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, que acontece de 16 a 21 de agosto na capital espanhola.Gallardón convidou todos os cidadãos a oferecer a Bento XVI e aos jovens de todo o mundo "uma cidade jovem, próxima e amiga". Para se ter uma ideia da importância desse tipo de comunicado (bando, em espanhol), os dois anteriores tornaram-se públicos por ocasião dos atentados de 11 de março de 2004 e pela celebração da Boda Real dos Príncipes de Astúrias."Madri quer exercer sua responsabilidade de anfitriã desse acontecimento dando o melhor de si mesma como prova de gratidão pela confiança depositada em nossas possibilidades de ser um genuíno espaço de encontro", escreve o prefeito. Ele espera que os dias passados em Madri possam gerar como resultado que os jovens difundam o nome da cidade como sinônimo de qualidade e hospitalidade.


Leonardo Meira/Canção Nova Notícias, com jmj2011madrid.com (tradução de CN Notícias)jmj2011madrid.com


HORA DA FAMILIA 2011 DISCUTE "FAMÍLIA, PESSOA E SOCIEDADE"





Dos dias 14 a 20 de agosto, acontece em todo o Brasil, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família, que é a tradicional “Hora da Família”.
Este evento, que está em sua 15ª edição é promovido desde 1992 e acontece anualmente no mês de agosto, que é o Mês Vocacional. Este ano, o tema do encontro é “Família, Pessoa e Sociedade”.
Os organizadores já lançaram o subsídio de 2011, que pode ser adquirido pela Secretaria Nacional da Pastoral Familiar, em Brasília. Até hoje, mais de 220 mil exemplares do subsídio já foram editados, desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994. A publicação traz sugestões de celebrações, Terça das Famílias e reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, e outros.




Fonte: CNBB
LEIA MAIS




SECRETÁRIOS DOS REGIONAIS DA CNBB VISITAM A DIOCESE DE MONTENEGRO



Os secretários executivos dos Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram na diocese de Montenegro nesta quinta-feira, dia 28 de julho. O grupo visitou a cúria diocesana pela manhã, onde foram recebidos pelo bispo diocesanoa, dom Paulo De Conto, e pelo vigário geral, padre José Inácio Steffen.Leia mais...

ENVIO DOS JOVENS DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA À JORNADA MUNIDIAL DA JUVENTUDE

No dia 30 de julho acontecerá um encontro arquidiocesano de envio dos participantes à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Madrid. O encontro acontece na Igreja da Piedade, na Rua Joaquim Torres, 185. O inicio será às 15h e o encerramento às 18h, com missa de envio, presidida pelo bispo auxiliar de Fortaleza, dom José Luiz Ferreira Salles.

De Fortaleza, participarão da Jornada Mundial mais de 200 jovens, enviados por paróquias, áreas pastorais, comunidades e movimentos, segundo informa a secretária do escritório da Jornada Mundial da Juventude, na Comunidade Shalom, Dora Rodrigues.

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1985, e consiste num encontro de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens. O evento é celebrado a cada dois ou três anos, numa cidade previamente escolhida para acolher pessoas do mundo inteiro. Nos anos intermédios, as Jornadas são vividas localmente, no Domingo de Ramos, por algumas dioceses ao redor do mundo. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema. Durante as JMJ, acontecem momentos de catequese, adoração, missa, oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Sua penúltima edição, na Alemanha, em 2005, reuniu cerca de um milhão de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, “…a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.” A última Jornada iniciou no dia 15 de julho de 2008, em Sydney, e durou cinco dias.

Informações com Dora Rodrigues, secretária do Shalom, (85) 3308 4700 , ou Dário Vasconcelos, coordenador do Setor Juventude da Arquidiocese de Fortaleza, (85) 8682 7200.

Fonte: Site da Arquidiocese de Fortaleza

ESTADOS UNIDOS: NÚNCIO HOSPITALIZADO EM BALTIMORE


BALTIMORE (ZENIT.org) – O núncio apostólico nos EUA, Dom Pietro Sambi, está internado em estado crítico em um hospital de Baltimore.
Na sexta-feira, a Nunciatura Apostólica tinha informado que o núncio fora submetido a uma cirurgia longa e delicada nos pulmões e que depois houve complicações pós-operatórias.
A nota informou que o arcebispo está com respiração assistida, num intento de recuperar sua função pulmonar. O texto pedia que os católicos rezem pela saúde do núncio.
Dom Sambi, 73 anos, foi nomeado núncio papal para os EUA em 2005. Ele acolheu Bento XVI na nunciatura em Washington durante a visita papal de 2008. Nascido na Itália, o arcebispo tinha sido delegado apostólico em Jerusalém e Palestina.

NÃO NASCER EM VÃO



Todo ser humano, por decisão de Deus, entra neste mundo, com uma vocação, primeira e fundamental, que é a sua própria existência. Vocação para ser gente, para ser criatura humana. Por isso mesmo é muito importante pensar naquilo que nos é propost o durante a trajetória de nossa vida. Cícero, o maior orador romano, ao tratar sobre a idade da vetustez, que significa mais do que velhice ou idade avançada; quer dizer reverência e respeitabilidade, afirmou: "Vivi de tal forma, que sinto não ter nascido em vão". À medida que a pessoa humana entende que é necessário percorrer com muita disposição o seu percurso natural, interiormente cresce, encontra-se consigo mesmo e se integra na comunidade em vive, dando sua contribuição através do serviço e do testemunho.
Concretamente, consta...[+] LEIA MAIS

Pe Geovane Saraiva

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

28/07/11– 5ª. feira XVII semana comum

Reflexão Pessoal – Êxodo 40, 16-21.34-38 – “dia e noite, nuvem e fogo”

Moisés fez tudo o que o Senhor lhe ordenara: levantou o santuário, colocou as bases e as tábuas, assentou as vigas, ergueu as colunas, estendeu a tenda sobre o santuário, colocou o documento da aliança (as taboas da Lei) dentro da arca e então, “a nuvem cobriu a tenda da reunião e a glória do Senhor encheu o santuário”. Era a glória do Senhor se manifestando no meio do Seu povo. Assim também hoje nós precisamos fazer! O santuário hoje é construído por nós e dentro do nosso coração. Quando seguimos as orientações do Senhor e vivemos segundo os Seus ensinamentos nós também construímos em nós um santuário para Deus habitar. É lá que o Senhor quer fazer morada e manifestar a Sua glória nos dando sinais que norteiam a nossa caminhada. Noite e dia são realidades vivenciadas por nós e é na Palavra de Deus que descobrimos as sugestões do Espírito Santo que se traduzem em figuras como nuvem e fogo, proteção e calor. O Espírito Santo, por meio da Palavra nos dá o roteiro para que, de dia a nuvem repouse sobre nós e nos proteja e de noite o fogo nos ilumine e nos aqueça. O documento da Aliança para nós, hoje, é, portanto, a Palavra de Deus que guardamos dentro do nosso coração. O Espírito Santo é quem realiza conosco esta nova aliança de amor. – Você já fez como Moisés e construiu uma tenda para o Senhor no seu coração? – Você sente também a glória do Senhor se manifestando na sua vida? – Em que ocasiões você tem provado da nuvem e do fogo de Deus? – Faça a experiência de reviver esses momentos e acolha novamente a manifestação do poder de Deus.

Salmo 83 – “Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!”

O salmo retrata o anseio da nossa alma que peregrina pelo mundo em busca de meios para conquistar a felicidade, no entanto nunca está satisfeita. Há dentro de nós uma fome de Deus, entretanto, nós não temos consciência de que, realmente, nós sentimos saudade do paraíso, do infinito de onde viemos. Esta fome de felicidade só nos é saciada quando nós nos apossamos do reino do céu proposto por Jesus e entendemos que “um só dia no templo do Senhor vale mais do que milhares fora dele!” Somos felizes quando habitamos na casa de Deus, isto é, vivemos os Seus ensinamentos e a Sua Palavra.

Evangelho Mateus 13, 47-53 – “o velho e o novo

Jesus falava para a multidão, mas se dirigia, especialmente, aos mestres da Lei que não admitiam a revolução que Ele viera promover no meio do povo de Deus. Por isso, Ele compara o reino dos céus a uma rede lançada ao mar que apanha peixes de todo tipo e o mestre da Lei que se torna discípulo do reino, a um pai de família que tira do seu patrimônio as coisas velhas que se confundem com as novas. Dentro de nós há o velho e o novo. O Pai que é o Oleiro, o Mestre é quem pode nos ajudar pelo poder do Espírito Santo a nos despojar do que é inútil, do que está apodrecendo em nós e fazer valer apenas as coisas que são do coração de Deus que trarão para nós a felicidade, a concórdia, o amor. Mediante esta figura, nós também podemos entender o reino dos céus como uma proposta lançada por Jesus para todos nós, independentemente de quem somos. Ele nos acena com um jeito novo de viver, de acordo com a vontade do Pai, dentro dos ensinamentos evangélicos que transformam paulatinamente a nossa mentalidade, e, consequentemente a qualidade da nossa existência. Quando nós aderimos à proposta de Jesus nós nos tornamos discípulos do reino dos céus e acontece em nós uma verdadeira metamorfose que depende também de um processo que exige paciência e maturidade. Só um perito espiritual poderá nos ajudar a fazer o discernimento. É como uma intervenção cirúrgica que um especialista realiza para tirar imperfeições. A “cirurgia plástica” da nossa alma, porém, só quem a pode realizar é o Espírito Santo, pois Ele é o especialista na nossa matéria espiritual. Dentro de nós há confusão, há dúvidas, porém antes que chegue o fim dos tempos nós poderemos nos deixar esclarecer pelo Espírito que há em nós a fim de, eternamente, participarmos do reino dos céus. – Você tem buscado o auxílio de Deus para suas dificuldades? – Você percebe as coisas boas e más que estão dentro do seu coração? – Você acha que Deus tem poder para transformar você num vaso novo? - Peça a Jesus que faça de você um homem, uma mulher novos.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 13, 47-53

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que apanha peixes de todo tipo. 48Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentam-se e recolhem os peixes bons em cestos e jogam fora os que não prestam.
49Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são justos, 50e lançarão os maus na fornalha de fogo. E aí, haverá choro e ranger de dentes. 51Com­preendestes tudo isso?” Eles responderam: “Sim”.
52Então Jesus acrescentou: “Assim, pois, todo mestre da Lei, que se torna discípulo do Reino dos Céus, é como um pai de família que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”. 53Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO CELESTINO

Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.

No tempo dele havia a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma "auto salvação".

Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade, até entrar na eterna casa dos santos em 432.


São Celestino, rogai por nós!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SANTA SÉ E MALÁSIA OFICIALIZAM ACORDO DE RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

Papa Bento XVI e primeiro ministro da Malásia, Najib Bin Abdul Razak, fecham acordo de Relações Diplomáticas

A Santa Sé e a Malásia, desejosas de promover laços de amizade mútua, decidiram estabelecer, de comum acordo, relações diplomáticas a nível de Nunciatura Apostólica, por parte da Santa Sé, e de Embaixada, por parte da Malásia.

O acordo, oficializado nesta quarta-feira, 27, foi decidido no dia 18 desse mês, quando o Papa Bento XVI recebeu em audiência, em Castel Gandolfo, o primeiro ministro da Malásia, Najib Bin Abdul Razak, que se encontrou sucessivamente com o secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti.

Em comunicado publicado hoje, pela Sala de Imprensa do Vaticano, foi divulgado que a Malásia é o 179º país que estabelece relações diplomáticas com a Santa Sé.

Com uma superfície de quase 330 Km2, a Malásia tem uma população multi-racial e multi-cultural de cerca de 28 milhões de habitantes. O Islão é professado por 60,4% da população e é a religião do Estado. Em segundo lugar, estão os budistas (19,2%), os cristãos (9,1%), os hinduístas (6,3%), as religiões populares da China (2,6%) e os animistas (2,4%).

Independente desde 1957, o país atravessou um período de rápido desenvolvimento em vários setores. A Malásia coloca-se cada vez mais como um importante interlocutor sobre temáticas de interesse global, como o diálogo inter-étnico, intercultural e inter-religioso. Tem assumido um crescente perfil internacional, fornecendo um significativo contributo em operações de paz e empenhando-se na contenção de algumas crises na região. Como um dos países fundadores da ASEAN, desempenha aí um papel de relevo.

A Igreja Católica está presente na Malásia desde 1511, com a chegada dos primeiros missionários portugueses à cidade de Malacca, onde se deslocou também São Francisco Xavier em 1545. Atualmente, a Igreja conta com nove circunscrições eclesiásticas, com três sedes metropolitanas, onze bispos, 274 padres diocesanos e 249 religiosos (119 dos quais sacerdotes) e 759 religiosas. Os católicos são 850 mil, o equivalente a 3% da população.

A Igreja Católica é muito ativa na evangelização e na pastoral para a família e para a juventude, e encontra-se presente nos campos educativo, caritativo e social.

A Delegação Apostólica no Laos, Malásia e Singapura remonta a 1969, passando em 1981 a Delegação Apostólica no Laos e Malásia, subdividida dois anos depois em duas Delegações Apostólicas, respetivamente Malásia – Brunei e Laos. A partir de 1998 existe uma Delegação Apostólica na Malásia.

Leia mais
.: Saiba mais sobre as relações diplomáticas da Santa Sé


Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano/Arquivo Reuters



CNBB PROMOVE ENCONTRO EM BRASÍLIA PARA DEBATER AS DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

CNBB promove encontro em Brasília para debater as DGAE

As novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), que foram aprovadas na última Assembleia Geral, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em maio deste ano, serão tema de estudo e debate dos Assessores e Secretários Executivos dos Regionais, da CNBB, na Casa de Retiros Assunção, em Brasília, de 2 a 4 de agosto.

Leia mai

COMUNICADO DA ARQUIDIOCESE DE APARECIDA

A arquidiocese de Aparecida (SP), por meio do seu arcebispo, dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis, informa a todo o Povo de Deus que o site, Rádio e Web TV denominado “São Frei Galvão.com” (www.saofreigalvao.com) não é órgão de comunicação oficial da arquidiocese, nem aprovado por esta.

A Rádio Web oficial da arquidiocese de Aparecida é www.radiofreigalvao.com que também pode ser acessada pelo portal: www.arquidioceseaparecida.org.br.

Aparecida, 26 de julho de 2011.

Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida, SP

BENTO XVI ANUNCIA NOVAS NOMEAÇÕES PARA O BRASIL

CATÓLICIOS FESTEJAM NOSSA SENHORA SANT'ANA



Missa solene de encerramento do novenário em louvor a Senhora Sant´Ana, na matriz de Iguatu Fotos: Honório Barbosa






Diversas cidades cearenses homenagearam, ontem, sua padroeira, Senhora Sant´AnaIguatu Em 11 Municípios do Ceará, celebração de missas, procissão, bênçãos e queima de fogos assinalaram, ontem, o encerramento dos festejos em louvor à mãe de Maria Santíssima, Senhora Sant´Ana. Nas cidades em que a santa é padroeira foi feriado para que os devotos pudessem seguir a tradição e prestar veneração e homenagens. Bancos, repartições públicas e o comércio pararam.Esta cidade, que é polo do Centro-Sul, seguiu a tradição de 282 anos e também parou, ontem, para louvor à padroeira. Além de Iguatu, festejam Senhora Sant´Ana: Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Varjota, Independência, Tianguá, Jati, Mucambo, Eusébio, Jaguaruana e Paramoti. Em todas essas cidades, nos últimos dez dias, aconteceram novenários, celebrações litúrgicas e procissões, reunindo milhares de católicos.Pela manhã, foram celebradas três missas. A liturgia solene aconteceu às 9 horas, presidida pelo bispo diocesano, dom João Costa, com a participação dos bispos eméritos, dom José Mauro Ramalho e dom José Doth, além de padres de outras paróquias. Centenas de devotos lotaram a Igreja Matriz.ExemploO bispo dom João Costa lembrou que os cristãos devem seguir os exemplos dos santos católicos, praticando os ensinamentos de Jesus Cristo, a caridade, a solidariedade e o amor. "Há uma multidão aqui reunida que há mais de dois séculos mantém a fé em Senhora Sant´Ana e em Jesus Cristo", frisou. Lembrou dos preparativos para o jubileu de 50 anos da Diocese de Iguatu a ser celebrado em fevereiro do próximo ano.No fim da tarde houve a tradicional procissão com a condução do andor com a imagem de Senhora Sant´Ana, que chegou a esta cidade há 282 anos, e de São Joaquim. Cerca de 10 mil fiéis participaram da caminhada. No final, houve bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício. O encerramento foi com show da cantora Joanna.MAIS INFORMAÇÕESParóquia de Senhora Sant´Ana, em IguatuRua Senador Pompeu, 33, CentroTelefone: (88) 3581. 0448



Fonte: Diário do Nordeste

JOVENS "ENRAIZADOS EM CRISTO"






Por Cardeal Odilo Scherer



São Paulo (ZENIT.org) – Aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude da Espanha. A partir de 10 de agosto, jovens de todos os países do mundo chegarão às dioceses espanholas para participar da pré-jornada; serão acolhidos pelos jovens espanhóis e, com eles, compartilharão experiências, a alegria da mesma fé e a pertença à Igreja de Cristo; tudo, numa grande variedade de línguas, culturas e tradições, mas irmanados na mesma Família de Deus.
O Brasil estará bem representado por mais de 13 mil jovens. Boa parte deles desembarcará na Andaluzia, em cidades como Sevilha, Granada e Córdoba. Será uma experiência religiosa cultural única! A história colonial do Brasil está bem ligada também à Espanha.
Depois, a partir de 15 de agosto, centenas de milhares de jovens encherão de vida e alegria a capital, Madrid. Nos dias 17, 18 e 19, haverá catequeses, celebrações, eventos religiosos e culturais e interações entre os jovens, distribuídos em muitos grupos linguísticos. Dia 19, chegará também o papa Bento 16 e será acolhido pelos jovens. Dia 20, sábado, haverá a grande vigília dos jovens com o papa; será bonita e valerá a pena acompanhar pela TV. Dia 21, domingo, a missa com o papa e a conclusão da jornada, com o anúncio do país e da cidade que serão a sede da próxima, em 2013. Esperamos que seja o Brasil!
O tema escolhido pelo papa Bento 16 para a Jornada da Espanha é belo, profundo e muito atual: “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé” (cf Cl. 2,7). Vamos refletir sobre este tema, começando pela 1ª parte. O texto é da Carta aos Colossenses e São Paulo exorta os fiéis a não se deixarem abalar na sua fé em Cristo.
O tema aponta para algo central na vida cristã: nossa referência e relação com Cristo. Ser cristão é ser discípulo de Cristo; é estar ligado a ele e dele receber um sentido novo para a vida, mediante a fé e o Batismo. Para São Paulo, isso significa “estar nele”, ser edificados sobre ele, estar enraizados nele. Sem esta referência essencial a Cristo, o cristão perde o rumo e a Igreja, o seu sentido.
“Enraizados em Cristo” – isso nos lembra a parábola do semeador. A semente que caiu em terreno pedregoso brotou logo, a plantinha até começou a crescer, mas logo secou, porque não conseguiu afundar as raízes, a terra era pouca, havia muita pedra. Planta sem raiz seca logo e não produz fruto. Árvore com raiz apenas superficial é arrancada pelo vento...
Vivemos tempos de superficialidade, de consumismo, a cultura do descartável, dos modismos passageiros, das novidades que suplantam as convicções a toda hora. Certezas duradouras estão fora de moda! E isso tende a invadir também o campo religioso e das certezas morais. Nada de novo sob o sol: já São Paulo advertia seu jovem colaborador Timóteo a se manter firme na fé e a não diluir o Evangelho, só para satisfazer ao gosto “daqueles que têm comichão no ouvido” e desviam sua atenção da verdade, para ir atrás de fábulas (cf. 2Tm 4,1-5). Isso vale ainda hoje, quando a verdade é trocada pelos sentimentos, emoções ou satisfações imediatas; ou ainda, quando a verdade, o bem e os valores são medidos pela balança do lucro e das vaidades!
“Enraizados em Cristo”: os cristãos, jovens e não-jovens, são convidados a lançar suas raízes em Cristo, para não serem como plantas arrastadas pelas correntes e tempestades, folhas secas, caniços agitados pelo vento” (cf Mt 11,7). O cristão precisa ter convicções firmes e bem fundamentadas, aprendidas do Evangelho, da fé vivida pela Igreja, do testemunho dos santos, dos mártires. A verdade não é medida por aquilo que todos dizem ou fazem: Jesus Cristo é, para nós e para o mundo, “caminho, a verdade e a vida”.





Publicado em O SÃO PAULO, edição de 26/7/2011





Cardeal Odilo Pedro Scherer é arcebispo de São Paulo

SACERDOTE É ESPANCADO NA GUATEMALA

San Marcos (ZENIT.org) – No dia 21 de julho, um sacerdote guatemalteco foi espancado por um grupo de estudantes e pessoas embriagadas na localidade de Los Arcos.
Segundo informa em um comunicado a diocese de San Marcos, após o que teria sido uma discussão de trânsito, um grupo de pessoas deteve o carro do padre Severiano Cardona, obrigou-o a descer e o espancou.
O sacerdote continua internado no Hospital Nacional de San Marcos. Seu quadro é estável, apesar dos ferimentos.
A diocese de San Marcos expressou sua “indignação e condenação” da agressão, destacando que o padre Severiano é um “sacerdote íntegro e exemplar”.
A polícia ainda não conseguiu identificar os autores da agressão.

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27/07/11 – 4ª. Feira XVII Semana comum

Reflexão Pessoal - 1a Leitura: Ex 34,29-35 –“ a graça de Deus resplandece em nós”

Moisés tinha o rosto resplandecente todas às vezes que se recolhia para falar, a sós com o Senhor e receber Dele as ordens a fim de transmiti-las ao povo que conduzia. Ao ver a pele do rosto de Moisés resplandecer eles acreditavam embora tivessem medo. Assim também acontece conosco quando nos recolhemos para ouvir o Senhor, para adorá-Lo e receber Dele instruções para a nossa caminhada e da nossa família. Quando nós realmente nos prostramos diante de Deus e recebemos Dele a Sua Luz, a nossa face se ilumina e mesmo sem saber nós damos testemunho disso por meio das nossas palavras, ações e reações. Por meio da luz do Espírito Santo nós ficamos bronzeados, isto é, cheios da graça de Deus e conseguimos transmitir alegria, paz, confiança, bondade, e muito mais. Às vezes, por engano, nós procuramos palavras para convencer as pessoas de alguma coisa, fazemos cálculos sobre os conselhos que precisamos dar a alguém e nos esquecemos de ir diante do Senhor para saber qual é a Sua vontade para ela. Perdemos tempo e não conseguimos alcançar os nossos objetivos. Portanto, hoje, aprendamos com Moisés a nos apresentar diante do Senhor para falar-Lhe, retirando o véu que encobre a nossa verdadeira face e nos desnudando diante Dele para que também sejamos bronzeados com a sua graça e, assim, possamos conduzir o povo que nos foi confiado. Teremos então convicção plena de estarmos dando a orientação certa e seremos ouvidos por todos os que vêm a nossa face esplandecer. - Você tem ido conversar com o Senhor, receber dele as instruções para a sua vida e daqueles a quem ama? - Qual tem sido a ação do Espírito Santo em você? Você é uma pessoa que transmite o poder de Deus?- Você dá testemunho através dos gestos, do seu semblante, das suas ações, reações e das suas palavras que tem encontrado o próprio Deus? Você transmite alegria, confiança?

Salmo 98 – “Santo é o Senhor nosso Deus!”

Porque o Senhor é Santo é que nós devemos nos prostrar perante Seus pés e exaltar o Seu Santo Nome. Todos os homens da Bíblia souberam reconhecer a Majestade do Senhor, guardando a Sua Lei e os Seus preceitos, por isso, tiveram êxito na sua missão. Nós também, hoje, precisamos exaltar o Senhor nosso Deus e prostrar-nos perante o Seu Monte Santo, que está dentro do nosso coração, lá onde o Espírito Santo ouve a sua voz e nos concede poder para guardar os ensinamentos que nos são revelados.


Evangelho: Mateus 13,44-46 –“quem procura encontra”

Neste Evangelho Jesus nos revela duas características da vivência do reino dos céus aqui na terra. Na primeira parábola, o reino dos céus é comparado a um tesouro escondido no campo e que é encontrado por um homem. Na segunda parábola, o reino dos céus é comparado a um comprador que procura pérolas precisas e encontra uma de grande valor. Podemos perceber, então, que o reino dos céus pode ser encontrado sem que o procuremos e é achado quando o buscamos. Nas duas realidades, porém, os seus personagens só se apossam da descoberta, depois que vendem todos os seus bens. O tesouro e a pérola constituem a vivência do reino dos céus desde já, aqui na terra. O reino dos céus está escondido no campo do nosso coração e, de acordo com o projeto de Deus para a nossa vida, podemos reconhecê-lo enquanto caminhamos ou encontra-lo porque o buscamos. No entanto, há um momento de discernimentos e desapego para que nós possamos verdadeiramente vivenciar o reino dos céus. Dependendo de cada um, muitas vezes precisamos vender o que possuímos da mentalidade do mundo, optar por algumas realidades que não condiz com os ensinamentos de Jesus, enfim, nos desapegarmos de tudo o que é empecilho para a sua vivencia. Por isso, a conquista do reino de Deus é como o processo de conversão de mudança e transformação firme e gradual que vai se manifestando por meio do nosso modo de ser e de agir. Quando nós descobrimos que dentro de nós há a riqueza do reino de Deus, do amor do céu, aos pouquinhos nós vamos substituindo o que há em nós, as coisas que nos prendem na vida e são nossas inimigas, e vamos nos apossando da riqueza que gera, amor, paz, alegria, consolo, fortaleza, mansidão, compreensão, esperança, vitória, felicidade, mesmo no meio das dificuldades. – Você já sente em as primícias do reino de Deus? – Você ainda continua procurando “pérolas preciosas” para comprar ou já encontrou este tesouro? - O que você tem feito com esse tesouro? O que existe em você que se compara à pérola preciosa? – Qual é a percepção do reino dos céus em você? – Você demonstra ao mundo que o reino de Deus está no seu coração?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

EVANGELHO DO DIA

Mateus 13, 44-46

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus. Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino do Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo.
45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

- Palavra da Salvação.

SANTO DO DIA - SÃO PANTALEÃO

O santo de hoje viveu no séc. III e IV da era cristã, durante um período de intensa perseguição aos cristãos que não podiam professar a própria fé, pois o que predominava naquela época era o culto aos deuses pagãos.Pantaleão era filho de Eustóquio, gentio e de Êubola, cristã. Sua mãe encaminhou-o na fé cristã. Após o falecimento de sua mãe, Pantaleão foi aplicado pelo pai aos estudos de retórica, filosofia e medicina. Durante a perseguição, travou amizade com um sacerdote, exemplo de virtude, Hermolau, que o persuadiu de Nosso Senhor Jesus Cristo ser o autor da vida e o senhor da verdadeira saúde. Um dia que se viu diante de uma criança morta por uma víbora, disse para consigo: "Agora verei se é verdade o que Hermolau me diz". E, segundo isto, diz ao menino: "Em nome de Jesus Cristo, levanta-te; e tu, animal peçonhento, sofre o mal que fizeste". Levantou-se a criança e a víbora ficou morta; em vista disso, Pantaleão converteu-se e recebeu logo o santo batismo.Acabou sendo convocado pelo imperador Maximiano como seu médico pessoal. As milagrosas curas que em nome de Jesus Cristo realizava, suscitaram a inveja de outros médicos, que o acusaram de cristão perante o imperador que, por sua vez, o mandou ser amarrado a uma árvore e degolado.Desta forma, assumindo a coroa do martírio, São Pantaleão passou desta vida para a vida eterna.


São Pantaleão, rogai por nós!

terça-feira, 26 de julho de 2011

MONJA MAIS ANTIGA DO MUNDO SAI DA CLAUSURA PARA PARTICIPAR DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


Monja espanhola Teresita, 103 anos, a mais idosa monja de clausura do mundo
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011, de 16 a 21 de agosto, terá uma participante de destaque: a monja espanhola Teresita, 103 anos, a mais idosa monja de clausura do mundo. Ela sairá pela primeira vez do convento onde vive há mais de 84 anos para assistir ao encontro do Papa com os jovens.

Outra curiosidade: Irmã Teresita entrou no convento em que vive ainda hoje exatamente no dia em que Bento XVI nasceu, 16 de abril de 1927.

Pertencente à Ordem Cisterciense, a religiosa foi por mais de 20 anos madre superiora da instituição, e mesmo depois de aposentada continuou vivendo no mosteiro sem contato com o mundo exterior.

Entrevistada pelo jornal espanhol ‘El Mundo’, Irmã Teresita revela que teve medo ao optar pela vida monástica, mas foi ajudada por Deus. “Eu não sabia nada de monjas, mas Ele e Santa Terezinha me ajudaram e entre eles se acertaram para que não perdesse o ânimo” - declarou. Desde então, a vida da religiosa é dedicada à oração e ao trabalho no convento.

Segundo ela, “não se pode viver aborrecida em um convento: termina mal; ou se é feliz ou nada”. Para a religiosa, o segredo de sua alegria consiste em fazer aquilo para o que foi talhada. “Cada um deve ser feliz em sua profissão. As pessoas se sentem felizes quando seguem sua vocação. Só quem a vive pode sabê-lo” – garante.

‘El Mundo’ afirma que mesmo com 103 anos, a monja não se acomoda e continua acreditando que tem muitas coisas ainda por fazer: “Se Deus segue me mantendo aqui é por algum motivo”, declarou a religiosa, destacando que a oração é o maior dom que recebeu nestes mais de 100 anos de vida.

Sobre o seu modo de viver, Irmã Teresita foi bem clara: “Sei que muitos não entenderão minha maneira de viver, mas eu não entendo outra” - declarou.


Canção Nova Notícias, com Rádio Vaticano/Jornal El Mundo



TODAS AS IGREJAS DE MADRI TOCARÃO SEUS SINOS QUANDO O PAPA CHEGAR


Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador geral da JMJ 2011, Dom César Franco, pediu que todas as igrejas madrilenhas toquem seus sinos na chegada do Papa
O Bispo Auxiliar de Madri e Coordenador geral da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Madrid 2011, Dom César Franco, enviou uma carta aos párocos e reitores de todas as igrejas madrilenhas na qual solicitou que toquem os sinos de suas igrejas quando aterrissar o Papa Bento XVI em Madri no dia 18 de agosto.

Esta iniciativa, que se enquadra no programa de ambientação cidadã da Jornada, tem como objetivo informar a toda a província eclesiástica de Madri que o avião do Papa tocou terras espanholas, momento que ocorrerá perto das 12h da quinta-feira, 18 de agosto.

A ideia, conforme explica Dom Franco na carta, consiste em fazer um repique de sinos simultâneo em todas as igrejas da diocese de Madri.

Concretamente, aponta que aquelas paróquias que tenham o sistema computadorizado toquem os sinos festivamente e que as que não o tenham, o façam de forma manual, durante cinco minutos.

Desta forma, todas aquelas pessoas que não possam receber o Santo Padre no aeroporto de Barajas, saberão que ele já chegou.

Além disso, Dom César Franco pretende com este gesto demonstrar a Bento XVI o carinho e agradecimento da Igreja em Madri ao mesmo tempo que dar um tom festivo ao evento desde o começo.




ACI Digital/Arquivo