sexta-feira, 24 de junho de 2011

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

24/06/11– 6ª. Feira – Dia de S. João

Reflexão Pessoal - 1ª. Leitura - Isaias 49, 1-6 – “ desde o ventre materno”


O profeta Isaías retrata aqui o servo de Deus que é preparado desde o seio de sua mãe para a missão a que o Senhor o chamou. Cada um de nós que fomos batizados (as) em nome de Jesus somos também escolhidos (as) para a missão de ser luz das nações e manifestar na terra a glória de Deus. A leitura nos leva a refletir sobre o nosso chamado para ser servo e serva do Senhor, assim como São João Batista. São João foi consagrado ao Senhor desde o ventre de Santa Izabel, da mesma forma nós também o fomos, desde o ventre da nossa mãe, pela Sua Palavra que é atual e universal. A Palavra do Senhor é lâmpada para a nossa caminhada e norteia a nossa vida, palavras e ações, por isso nós também podemos afirmar: “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome”. Ele disse-me: “Tu és o meu servo”! Portanto, cada pessoa a quem nós encontramos é uma nação que precisa conhecer a salvação e a Luz de Jesus. E cada um de nós recebeu do Senhor o poder para extirpar e destruir, para construir e plantar, porque é Ele quem nos garante: “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra!” Somos, portanto, estes (as) servos (as), escolhidos, preparados e designados pelo Criador a fazermos muito mais do que simplesmente existir e vegetar. Todos nós temos um papel importante na obra de Deus no mundo e os confins da terra significam todos os lugares por onde nós passamos. – Você sabia que através de você, das suas ações, do seu testemunho a glória de Deus se manifesta aqui na terra? – Você tem medo de falar em Nome de Deus? – Você sabe o que significa o seu nome?

Salmo 138 – “Eu vos louvo e vos dou graças ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!”



Quando nós rezamos com este salmo nós compreendemos o amor infinito de Deus por cada um de nós e, por isso, nos sentimos cada vez mais protegidos (as) e assistidos (as) O salmista canta a maravilha que é o homem, tecido por Deus no seio de sua mãe, de quem Ele não se afasta e que percebe todos os seus passos. É o reconhecimento da criatura à ação do Criador que o fez de modo maravilhoso. Ore hoje com este salmo e se aposse desta verdade, porque é assim que o Senhor o (a) ama.


2ª. Leitura Atos 13, 22-26 – “ o precursor”



A mensagem de salvação que Paulo pregava aos judeus tinha como fundamento o testemunho de João Batista que veio ao mundo preparar o caminho para Jesus. João pregava um Batismo de conversão a fim de que as pessoas tivessem consciência de que a Salvação estava próxima e consistia em que eles aceitassem a Jesus, da descendência de David, enviado pelo Pai. Ele tinha consciência do seu papel: “depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. A nossa missão aqui na terra, como cristãos convictos, é também abrir caminho para que todos conheçam a Jesus e encontrem a salvação. Porém, não podemos nos prevalecer do fato de estarmos a serviço de Deus, e nos considerar mais importantes do que os outros. Devemos reconhecer a nossa limitação e tomar consciência do que tudo o que possuímos e o que realizamos é uma consequência do poder do Espírito de Deus agindo em nós. - Você também já assumiu a sua missão de precursor (a) de Jesus? - Você tem aberto caminhos para Jesus entrar no coração de outras pessoas? - Você é um referencial dentro da sua família?

Evangelho – Lucas 1, 57-66.80 – “missão especial ”



No dia em que João Batista nasceu todos estavam alegres, pois percebiam naquele evento um sinal da grande misericórdia do Senhor para com os seus pais já em idade avançada. Ele fora predestinado por Deus para uma missão muito especial desde a sua concepção. Conforme fora prometido a Zacarias, quando se completou o tempo da gravidez, Isabel deu à luz um filho, na sua velhice. As pessoas se surpreendiam com a misericórdia de Deus para com aquele casal e se perguntavam: o que virá a ser este menino”? Ninguém imaginava que as profecias do Antigo Testamento se realizariam naquela criança e que ela viera ao mundo preparar o caminho do Salvador. Plano de Deus! Deus pensa em tudo para nós. Mesmo que os nossos pais tenham desejado para nós algo de muito especial, não se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade. O plano de Deus para nós é especial e também se revela no significado do nosso nome. Por isso, com certeza, foi Ele quem também inspirou a pessoa que escolheu o nome pelo qual nós fomos apelidados. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra. O nome pelo qual somos evocados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus. Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus. Para nós também Deus tem um projeto especial e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição. Você já pensou nisso? - Você sabe o que significa o seu nome? – Você já descobriu qual a missão específica que você tem no plano de Deus? – Será que você já está vivendo dentro deste plano? - Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz? – Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele e como você poderá desempenhá-la.

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: