Delegação estará presente na Celebração Eucarística de 29 de junho
Roma (ZENIT.org) - Também este ano o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I, enviará uma delegação a Roma por ocasião da festa dos santos Pedro e Paulo, em 29 de junho.
A iniciativa faz parte do habitual intercâmbio de delegações pelas respectivas festas dos santos padroeiros. De fato, a Santa Sé envia sempre uma delegação a Istambul em 30 de novembro, para a comemoração de Santo André.
A delegação ortodoxa será composta por sua eminência Emanuel, metropolita da França e diretor do escritório da Igreja Ortodoxa na União Europeia; pelo bispo de Sinope, Athenagoras, auxiliar do metropolita da Bélgica; e pelo arquimadrita Maximos Pothos, vigário geral da metropolia da Suíça.
Em 28 de junho, informa uma nota oficial, a delegação será recebida por Bento XVI, enquanto em 29 de junho ela estará presente na Celebração Eucarística que o Papa presidirá na Basílica Vaticana.
A delegação se encontrará também com expoentes do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.
O intercâmbio de delegações entre Roma e Constantinopla teve início em 1969, com a visita a Constantinopla do cardeal Johannes Willebrands, presidente do então Secretariado para a Unidade dos Cristãos, por ocasião da festa de Santo André.
Nenhum comentário:
Postar um comentário