quarta-feira, 15 de junho de 2011

DIA 22, MESA REDONDA SOBRE "DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS NO CEARÁ"

A Semana Nacional Antidrogas surgiu em 1999, em comemoração ao primeiro aniversário da Senad - Secretaria Nacional Antidrogas, criada em 19 de Junho de 1998. Essa Semana tem por objetivo principal a conscientização e a mobilização da sociedade brasileira, no que diz respeito aos problemas e às atividades de redução da demanda e oferta das drogas.

O evento, que é uma parceria da Senad com órgãos da Administração Pública Federal, Conselho Estadual Antidrogas, Subsecretaria de Políticas Antidrogas de Minas Gerais, Conselho Municipal Antidrogas e entidades da sociedade civil, acontece dos dias 19 a 26 de Junho, onde em todo Brasil, várias entidades participantes do sistema antidrogas, mobilizam a sociedade para esta temática tão séria e que preocupa a todos, os malefícios do uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas.

No Ceará, a Pastoral da Sobriedade, e o Centro de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, representam a arquidiocese de Fortaleza no CEPOD (Conselho Estadual sobre Drogas do estado do Ceará), dando início em 2010, a parceria entre as duas organizações.

Em 2011, o Cdpdh encampou a luta contra as drogas, e com o apoio da Pastoral da Sobriedade, com referência na Semana Nacional Antidrogas, estará realizando uma campanha de sensibilização não somente sobre o uso abusivo de drogas licitas ou ilícitas, mas também na perspectiva de conscientizar, mobilizar e sensibilizar toda a sociedade sobre o dever lutar por uma vida sem drogas. O título da campanha é "Ajude a quem precisa da sua ajuda".

Em Fortaleza, a Semana Nacional Contra as Drogas contará com o apoio CEPOD (Conselho Estadual sobre Drogas do estado do Ceará), no período de 19 a 26 de junho de 2011. Durante a semana acontecerão várias atividades sócio educativas e religiosas (missa, mesa redonda, palestras em escolas, campanha, amostra de experiências) com foco temática na problemática das drogas, procurando sensibilizar a sociedade civil e Poder Público. A Semana tem como OBJETIVO GERAL - Sensibilizar e mobilizar a sociedade em relação ao alto indicie de consumo abusivo de drogas (lícitas e ilícitas), com a finalidade de contribuir com a transformação dessa triste realidade, através de uma campanha com foco, sobretudo, nos jovens, a fim de que estes possam ser agentes multiplicadores dessa cruzada profética contra as drogas.

A programação será: Dia 19, às 10 horas, na Catedral Metropolitana de Fortaleza, missa de abertura da Semana Nacional Contra Drogas; às 11 horas, no Pátio da Catedral, apresentações de entidades e movimentos que trabalham em favor da vida contra as drogas.

De 19 a 26, palestras em colégios particulares, dos municípios e estaduais.

Dia 22, às 18h30, no Centro de Pastoral, “Maria, Mãe da Igreja”, na Rodrigues Júnior, 300, Mesa Redonda com o tema “Dependências Químicas no Estado do Ceará”.
Informações pelo telefone 3388 8707 ou 8687 9628 com Rogério Melo - Coordenador da Pastoral da Sobriedade.

Nenhum comentário: