sexta-feira, 30 de julho de 2010

SECRETÁRIOS REGIONAIS DA CNBB SÃO RECEBIDOS POR DOM GERALDO LYRIO, EM MARIANA

Na foto de José Maria Melo, a Irmã Rosália Alencar, Secretária do Regional Nordeste I (Ceará).



No terceiro dia de Encontro, os Secretários Executivos, reunidos em Belo Horizonte (MG), cumpriram um importante roteiro, nesta quarta-feira, 28, visitando uma das regiões com maior concentração de tradições católicas, a arquidiocese de Mariana (MG) e o circuito histórico de Ouro Preto (MG).
O começo do dia os secretários foram recebidos pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Mariana, dom Geraldo Lyrio Rocha, para concelebrarem uma missa, na capela do Seminário São José.
A celebração foi presidida por dom Geraldo e concelebrada pelo subsecretário adjunto de Pastoral, padre Ademar Agostinho Sauthier, pelo secretário executivo do Regional Leste 2, padre Flávio Luis.
Após a celebração, o grupo seguiu para o Museu da Música de Mariana, que é um projeto de recuperação de patrimônio musical e vem revelando peças importantes até então desconhecidas, muitas de autores anônimos. O acervo abrange cerca duas mil peças dos séculos XVII a XX, a maior parte formada por músicas sacras cantadas nas igrejas mineiras.
Ainda em Mariana, os secretários executivos visitaram a Catedral da Sé com apresentação de um pequeno Concerto do Órgão da Sé; a Cripta onde está sepultado dom Luciano Mendes, a residência episcopal de dom Geraldo e o Centro Arquidiocesano de Pastoral.
À tarde, o grupo seguiu para Ouro Preto (MG) com visita orientada ao Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde está sepultado Antônio Francisco Lisboa o “Aleijadinho”. A visita contemplou ainda o Circuito Museu Aleijadinho, criado em 1968, pelo então pároco, padre Francisco Barroso Filho, bispo emérito de Oliveira, para reunir peças de arte sacra e documentos gráficos com a finalidade de conservar, preservar e difundir o precioso acervo da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias em Ouro Preto.
O último roteiro de visita à Ouro Preto feito pelos secretários executivos foi à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das edificações católicas mais conhecidas entre as que foram erguidas durante o Ciclo do Ouro.





CNBB

Nenhum comentário: