Por Mariusz Frukacz
Czestochowa (ZENIT.org). - Por ocasião do 90º aniversário do nascimento de Karol Wojtyła, celebrado em 18 de maio, o jornal de maior circulação na Polônia, Niedziela, sediado em Czestochowa, publicou nesta semana os resultados de uma pesquisa sobre as palavras, ações e momentos mais significativos do pontificado de João Paulo II.
A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Estatística da Igreja Católica, sob a direção do Pe. Witold Zdaniewicz, a pedido do jornal Niedziela. Cerca de 500 pessoas foram entrevistadas.
Segundo os resultados obtidos, para 113 católicos poloneses as palavras mais marcantes do Papa Wojtyła foram: "Desça o teu Espírito! E renove a face da terra. Desta terra!" (2 de junho de 1979); para 54 pessoas, foram: "Isso deveis exigir de vós mesmos, ainda que os outros não o exijam de vós" (18 de junho de 1983); enquanto que, para 34 pessoas, as palavras mais lembradas foram: "Não tenhais medo! Abri, ou melhor, escancarai as portas a Cristo!" (22 de outubro de 1978).
No que se refere aos atos e momentos mais significativos do pontificado de João Paulo II, 30 pessoas indicaram a primeira saudação do Papa polonês na Basílica de São Pedro (16 de outubro de 1978); 28 pessoas lembraram o dia da morte e dos funerais de João Paulo II; 24 pessoas lembraram o dia de Páscoa de 27 de março de 2005, quando o Pontífice, ao mostrar-se da janela de seus aposentos para a bênção Urbi et Orbi, não conseguiu falar; para 19 dos entrevistados, a cena mais emocionante foi quando João Paulo II, doente, tomou consigo a Cruz para a Via Crucis no Coliseu; e 27 dos entrevistados mencionaram o atentado na Praça São Pedro e o encontro do Santo da Padre com Alì Agca na prisão.
Segundo a pesquisa, 65,8% dos católicos poloneses rezam pela intercessão de João Paulo II; 21,4% participaram das peregrinações apostólicas do Santo Padre à Polônia; 17,7% participaram de 3 peregrinações do Papa à sua terra natal; e 1,5% dos católicos estiveram presentes em 8 peregrinações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário