Dom Joseph Shen Bin chega à sede episcopal vacante desde 2006
Roma (ZENIT.org).- Na província chinesa de Jiangsu, celebrou-se uma nova ordenação de um bispo "oficial" e ao mesmo tempo reconhecido por Roma. Unido a outras duas ordenações recentes, este fato parece mostrar uma evolução na decisão de Pequim de fazer concessões, aceitando bispos reconhecidos por Roma.
Segundo informa Eglises d'Asie, a agência das Missões Estrangeiras de Paris, as ordenações de bispos em comunhão com Roma têm sido mais frequentes na China, como nos casos recentes de Dom Du Jiang e Dom Paul Meng Qinglu.
Dom Joseph Shen Bin tem 40 anos, foi ordenado em 1996 e prestou seus serviços em várias paróquias, sendo chamado, em 1999, ao vicariato geral da diocese.
Seu predecessor, Dom Matthew Yu Chengcai, bispo "oficial", mas que nunca recebeu o mandato pontifício, faleceu em 1996, aos 89 anos. A sede episcopal permaneceu vacante desde então.
A ordenação episcopal foi celebrada na catedral do Bom Pastor de Nantong, presidida por Dom Johan Fang Xinyao, bispo de Linyi, da província de Shandong, assistido pelos bispos Francis Lu Xinping, de Nanjing, Joseph Xu Honggen, de Suzhou, e Dom Wang Renlei, bispo coadjutor de Xuzhou, os três da província de Jiangsu.
Todos estes novos bispos estão em comunhão com Roma, salvo Dom Wang Renlei, ordenado em 2006 sem mandato pontifício.
Mais de 20 sacerdotes e cerca de 2 mil fiéis participaram da celebração. O novo bispo declarou que pretende priorizar a formação do clero e dos leigos e desenvolver ações concretas a favor dos desamparados.
No final da celebração, fez-se um momento de silêncio para unir-se às populações vítimas do terremoto do dia 14 de abril em Qinghai, que deixou mais de 2 mil mortos, 12 mil feridos e 100 mil desabrigados, segundo números da agência oficial Chine Nouvelle de 22 de abril.
A diocese de Haimen conta atualmente com 9 sacerdotes, 21 religiosas, 3 seminaristas e 30 mil fiéis, dos quais a maior parte é composta por camponeses e operários. É um dos primeiros vicariatos apostólicos criados na China e seu primeiro bispo, Dom Simon Zhu Kaimin, foi ordenado com os outros 6 primeiros bispos chineses por Pio XI, em 1926.
Nenhum comentário:
Postar um comentário