quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

DOM ORANI TEMPESTA RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO CARIOCA

Com apenas sete meses à frente da arquidiocese do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, recebeu o título de Cidadão Honorário da cidade, concedido pela Câmara Municipal de Vereadores, na última sexta-feira, dia 4.
Dom Orani ganhou a comenda concedida pelo vereador Reimont, que destacou o arcebispo como alguém que vestiu as cores da cidade e que se preocupa e se identifica com o seu povo, “sabe colocar seu poder eclesiástico a serviço do Rio de Janeiro”.
Trabalhador incansável, humildade e caridade foram algumas das características destacadas pelos presentes, durante a homenagem, que foi fortemente marcada por relatos e testemunhos emocionados de pessoas que, ao longo dos anos, estiveram próximas do arcebispo.
Em seu agradecimento, o homenageado disse estar alegre com o título e destacou a responsabilidade que sente por estar, aos poucos, conhecendo as realidades da cidade que hoje é seu território de missão.
“Eu aprendi pela minha vida que a verdade é sempre a mesma, o anúncio do Cristo é sempre o mesmo, mas as realidades são diferentes. E eu fico entusiasmado de conhecer essas histórias de um povo que reza, que participa, que caminha, que tem esperança, que luta, que tem alegria de viver. São tantas histórias, muito bonitas, de jovens e idosos, de casados e solteiros daqui”, disse o arcebispo.
Em entrevista a assessoria de imprensa da CNBB, dom Orani afirmou que o título representa seu esforço de caminhar junto com o povo carioca, se aproximando por meio do trabalho de evangelização da Igreja do Rio. “Uma das minhas intenções é tornar-me carioca com os cariocas. Caminhar de tal maneira que eu possa vivenciar suas necessidades, alegrias, tristezas e buscas. Procurei durante todo esse tempo me inculturar aos cariocas e a Câmara me concede esse título reconhecendo um pouco desse esforço”.
João Luís Cunha, prefeito de São José do Rio Pardo, cidade natal de dom Orani, fez questão de estar presente na homenagem, e deu ênfase à característica zelosa e cuidadosa do arcebispo, manifestando também o quanto está feliz por perceber que ele está inteirado e interagindo com o povo que Deus lhe concedeu.
O Presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Rio de Janeiro (Conic), dom Filadelfo Oliveira, lembrou que as Igrejas cristãs que representa e a Católica não são concorrentes, enfatizou também a importância de dom Orani para a cidade.
“Creio que algumas pessoas transcendem as Instituições. Meu caro, você é uma delas. Você não é o bispo somente dos católicos, você é o bispo do povo de Deus”, declarou.
Uma das minhas intenções é tornar-me carioca com os cariocas. Caminhar de tal maneira que eu possa vivenciar suas necessidades, alegrias, tristezas e buscas e procurei durante todo esse tempo me inculturar aos cariocas e a Câmara me concede esse título reconhecendo um pouco desse meu esforço.

CNBB

Nenhum comentário: