terça-feira, 22 de setembro de 2009

REGIONAL NORTE 2 VAI PARTICIPAR DA I CONFERÊNCIA NACIONAL DA PESCA ARTESANAL

O Conselho Pastoral de Pesca do Regional Norte 2 da CNBB (Pará e Amapá) começa os preparativos para participar da I Conferência Nacional da Pesca Artesanal.
A conferência é uma realização do Movimento Nacional dos Pescadores e Pescadoras Artesanais e acontecerá de 28 a 30, em Brasília. São esperados pescadores e representantes de colônias, associações e sindicatos além de grupos e articulações de pescadores.
O objetivo do evento é fortalecer a organização e luta dos pescadores artesanais para afirmação de políticas públicas de desenvolvimento sustentável. O lema será a busca do território e afirmação da identidade e direitos para a pesca artesanal.
Cada grupo poderá expor os problemas enfrentados pelas suas comunidades e na organização dos pescadores.
Durante os debates serão levantados questionamentos como ‘quais as propostas prioritárias para se ter uma política pública adequada à pesca artesanal?’; ‘quais propostas de mudança para o setor previdenciário?’; e ‘como os pescadores artesanais podem participar da fiscalização e controle dos investimentos no setor pesqueiro?’.
Do Regional Norte 2 uma delegação de 43 pessoas está se organizando para participar da Conferência.
A coordenadora do Conselho Pastoral de Pesca (CPP) do Norte 2, Sueli Miranda, explica que esse será um momento importante especialmente para o CPP que está recomeçando as atividades no Regional. “É necessário estarmos presente nesse evento, pois os pescadores aqui estão em fase de mobilização para rearticular as atividades no Estado e intensificar o trabalho nas bases”, diz Sueli.
A nova coordenadora já esteve visitando as comunidades de Bragança, nordeste paraense, e constatou a situação delicada vivida por famílias que sobrevivem da pesca artesanal.
Um dos problemas enfrentados pelos pescadores nessa região é a falta de incentivo financeiro para quem vive apenas da pesca.
CNBB

Nenhum comentário: