terça-feira, 22 de setembro de 2009

ECUMENISMO E DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO É TEMA DE DEBATE NO INSTITUTO DE TEOLOGIA DE PASSO FUNDO

No fim de semana, o Instituto de Teologia e Pastoral (Itepa) de Passo Fundo (RS) realizou um dia de Estudos sobre Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso. O evento foi assessorado pelo assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Elias Wolff.
Além dos estudantes e professores do Curso Regular de Teologia, estiveram presentes representantes de várias denominações religiosas e membros do Conselho de Ensino Religioso (Coner) – Seccional da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Segundo padre Elias Woff, o diálogo é uma atitude de fé e uma atitude humana. “Deus mesmo se manifesta na forma do diálogo, da relação, do encontro, da comunhão. O ser relação, comunicação, também é o modo de ser humano”.
O diálogo inter-religioso só pode acontecer, na opinião do professor, mediante três conversões: do coração: “ecumenismo é sentir o coração do outro com o teu coração”, disse ele. Conversão da inteligência: “é o diálogo da mente, que torna possível o diálogo doutrinal”; e conversão confessional: “possibilita os atos eclesiais e institucionais de reconciliação”.
O assessor recordou ainda, que o diálogo não existe se a pretensão é mudar o outro na sua verdade. “Antes, o diálogo serve para compreender a verdade do outro”, completou.
CNBB

Nenhum comentário: