quarta-feira, 23 de setembro de 2009

PRESIDÊNCIA DA CNBB ATENDE À IMPRENSA NESTA QUINTA-FEIRA APÓS REUNIÃO DO CONSEP

A crise do Estado e a Reforma Política foram um dos temas da reunião ordinária do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB (Consep), que termina nesta quinta-feira, 24, em Brasília. Após a reunião, que começou ontem, a Presidência da CNBB concederá entrevista coletiva à imprensa, em sua sede, às 14:30h.
Convidado pelo Consep para falar sobre o tema, o jornalista Mauro Santayana defendeu que, para vencer a crise por que passa o Brasil, é necessária a independência dos três poderes. Já a reforma política, segundo Santayana, só será possível com nova constituição. “Não é possível fazer a reforma política sem uma nova assembleia constituinte”.
O jornalista criticou também a figura dos suplentes de senadores. Na sua opinião, em caso de vacância no Senado, a vaga deve ser preenchida mediante eleição. “Os suplentes são escolhidos pelo candidato e não pelos partidos. Isso é uma deformação da legitimidade do poder. Normalmente, o suplente é quem financia o candidato. A solução é: quando houver vacância, convoque-se eleição para a escolha do substituto”, disse.
Outro assunto discutido pelos bispos foi o projeto que libera o funcionamento dos bingos e das máquinas caça-níqueis, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, no dia 16 de setembro. O Consep deverá aprovar uma nota a respeito do assunto.
Durante a coletiva, a Presidência da CNBB denunciará a violência que vitimou o padre italiano, Ruggero Ruvoletto da arquidiocese de Manaus, no sábado, 19.
CNBB

Nenhum comentário: