sábado, 26 de setembro de 2009

ASSEMBLEIA DE PASTORAL DO REGIONAL SUL 4 CONTECE EM LAGES

Nesta sexta-feira, 25, teve início a 42ª Assembleia de Pastoral do Regional Sul 4 da CNBB (Santa Catarina), com o tema “A evangelização numa realidade de mudanças”. Cerca de 70 lideranças, entre bispos e representantes das coordenações diocesanas de pastoral, dos ecônomos diocesanos e coordenações regionais dos serviços, organismos e movimentos e pastorais participam do encontro, que termina hoje, 26.
Durante a abertura da reunião foram lembrados momentos marcantes desde a última assembleia. Uma das tristes lembranças foi o evento climático que atingiu Santa Catarina. O bispo de Chapecó, dom Manoel João Francisco, destacou a solidariedade que se seguiu aos recentes vendavais e inundações que atingiram, particularmente, o oeste do estado. Para ele, os gestos de apoio e doação estão sendo decisivos para que as famílias atingidas possam recuperar-se mais rapidamente.
Realidade em MudançasA discussão sobre o tema central iniciou ainda pela manhã, com destaque para os desafios de evangelização numa realidade plural, marcada por profundas mudanças. Segundo o assessor, padre Vitor Feller, diante dessa realidade, os agentes de pastoral devem se colocar em atitude de diálogo, indo ao encontro dela, acolhendo o que se percebe de positivo em relação ao ser humano, e de desconfiança, apontando o que nela existe de perverso e prejudicial à vida.
Além disso, o assessor apontou que grande parte das práticas pastorais não sacia a sede de Deus presente nas pessoas, porque estão ainda centradas no anúncio de uma doutrina e não de uma pessoa. “Temos uma proposta a oferecer: a pessoa e a práxis de Jesus”, disse padre Vitor.
Até o encerramento da Assembleia neste sábado, 26, serão também definidas as atividades em comum para o próximo ano, tendo por base as Diretrizes regionais que valem até 2011. Sobre isso, o coordenador de Pastoral da diocese de Caçador, padre Celso Putkamer dos Santos, avalia que este é um momento de ouvir o que Deus pede e assim transformar a realidade.
“Olhando para as Diretrizes, espero que possamos, juntos, fortalecer nosso compromisso com a pessoa humana, acolhendo-a, integrando-a na comunidade que deve ser fortalecida. Assim, seremos sinais da presença do Deus da Vida e da Liberdade em nossa sociedade”, disse padre Celso.
Uma novidade nesta assembleia é a veiculação de notícias através do Twitter. No endereço http://twitter.com/cnbbsul4 é possível acompanhar praticamente em tempo real as discussões em andamento.

CNBB

Nenhum comentário: