terça-feira, 30 de junho de 2009

ROMARIA DO DIVINO PAI ETERNO DE TRINDADE ESPERA REUNIR 2 MILHÕES

“Ficai conosco, Senhor!”. Com este tema, teve início na sexta-feira, 26 e se estende até o próximo dia 5 julho, a maior Romaria religiosa da região Centro-Oeste. O tema faz referência à passagem bíblica em que Cristo ressuscitado caminha com os discípulos de Emaús. A escolha deste tema aconteceu porque a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) definiu 2009 como o ano da catequese no Brasil, cujo tema também é o mesmo.
A expectativa é que durante os dez dias de evento o público chegue a 2 milhões de pessoas. Na programação consta a 6ª Romaria arquidiocesana a Trindade, a Romaria dos carros de boi, a missa dos carreiros, as novenas diárias e a missa com os romeirinhos [crianças].
“Festejar o Divino Pai Eterno é fundamental para todos os cristãos. Não estamos falando somente de uma devoção popular, mas sim da glória do Deus criador. Celebrar o Pai Eterno é celebrar o centro da vida cristã; é celebrar não somente uma santidade, mas sim o Pai, o Filho, o Espírito Santo, Maria Santíssima e todos os santos e santas da Igreja”, disse o reitor do Santuário do Divino Pai Eterno, padre Robson de Oliveira.
HistóriaA devoção ao Divino Pai Eterno em Trindade já tem quase 170 anos. A história narra que por volta de 1840 um casal chamado Constantino e Ana Rosa Xavier encontrou, enquanto trabalhavam na lavoura, um medalhão de barro de aproximadamente 8 cm com a estampa da Santíssima Trindade coroando Nossa Senhora. Beijaram a imagem, levaram-na para casa e a notícia rapidamente se espalhou juntamente com a sucessão de milagres. Começou-se então a comemoração festiva com a novena que culmina sempre no dia da Grande Festa, no primeiro domingo do mês de julho.
Mais informações pelo site do Santuário (www.paieterno.com.br) e no site da arquidiocese de Goiânia (www.arquidiocesedegoiania.org.br).
CNBB

Nenhum comentário: