quarta-feira, 27 de maio de 2009

43o. DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS PELO BRASIL

O 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais proposto pelo papa Bento XVI com o tema “Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade”, comemorado na última segunda-feira, 25, foi também lembrado e celebrado em várias dioceses do Brasil.
Em Porto Velho (RO), foi realizada no domingo, 24, uma celebração que teve a participação de jornalistas, seguida da premiação do “Amigo da Pastoral da Comunicação”. “Foi a maneira que encontramos de homenagear e agradecer os profissionais que contribuem no crescente desenvolvimento da Pastoral da Comunicação (Pascom), e que colaboram em manter a rede de solidariedade, de justiça e paz”, afirmaram os organizadores do evento.
Na diocese de São José dos Campos (SP), a Pascom realizou a Semana da Comunicação, na Rádio Mensagem, da Diocese. Durante cinco dias, no programa Falando de Vida, o apresentador Donizete Eugênio, entrevistou vários comunicadores, que contaram suas experiências e comentaram a mensagem do papa. No domingo, agentes das paróquias se reuniram na catedral de São Dimas para a celebração presidida pelo nosso bispo diocesano, dom Moacir Silva. A celebração foi transmitida ao vivo pela rádio Mensagem e contou com a participação da TV Canção Nova.
“Tivemos a alegria de realizar um debate de comunicação no dia 20, em comemoração ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, com a participação de vários agentes de pastorais, universitários, profissionais de comunicação, com o tema Educomunicação”, lembra a coordenação de comunicação da diocese de Mossoró (RN).
Ainda em comemoração ao Dia, houve transmissão ao vivo do evento pela Rádio Rural. O evento foi fechado com a palestra da doutora em Comunicação e professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Marcília. No dia 24, o bispo emérito de Mossoró, dom José Freire de Oliveira celebrou uma missa que foi transmitida pela TCM – TV cabo de Mossoró e Rural.
A Rádio Cultura de Florianópolis (SC) reuniu funcionários, voluntários e colaboradores para uma celebração eucarística especial. Logo após, houve confraternização e a apresentação de um vídeo sobre trabalho voluntário. A mensagem do papa foi lida em seguida.
A diocese de Catanduva (SP) preparou um café da manhã para os meios de comunicação e agentes paroquiais, juntamente com o bispo diocesano, dom Antônio Celso de Queirós. No dia 24 foi celebrada uma missa na catedral, às 19h30.
Entre os dias 22 e 24, a arquidiocese de Natal (RN), como de costume, realizou o “Tríduo da Comunicação”, nas paróquias, com várias atividades: shows, estudo da mensagem do papa, lançamento de blogs, Feira Pastoral [estandes das pastorais com exposição de ações] campanha de assinaturas para a produção do Jornal da arquidiocese, programas especiais em rádios e a missa da comunicação. “Também realizamos uma Mesa Redonda, com o tema: Cultura Midiática: desafio ou oportunidade para a Igreja?, em parceria com as Edições Paulinas”, disse a assessora de imprensa arquidiocesana, Cacilda Medeiros.
Em Salvador (BA), a arquidiocese celebrou o dia com a abertura de um site de relacionamentos [www.amigosdecristo.net] e renovou a página do site arquidiocesano [www.arquidiocesesalvador.org.br]. Segundo a Pastoral da Comunicação, foi “uma resposta concreta ao que pede o papa Bento XVI em sua mensagem para o Dia das Comunicações”.
O 43º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado na diocese de Picos (PI) com uma confraternização. A Pascom diocesana convidou todos os veículos de comunicação da cidade para a celebração da missa, às 9h. Em seguida, promoveu uma palestra com a temática recortada da mensagem do papa, além de um almoço de encerramento com a presença de todos os profissionais de comunicação da diocese.
“Houve boa participação e receptividade dos comunicadores. A proposta de uma classe mais unida em prol de uma sociedade melhor foi colocada em pauta e foi uma reflexão que deve ser feita por cada um de nós: "Qual é a comunicação que queremos?", lembra contente a assessora de comunicação da diocese, Maria Moura.
CNBB

Nenhum comentário: