sábado, 11 de abril de 2009

OBSERVAÇÕES PARA CELEBRAÇÃO DA VIGÍLIA PASCAL

1) Todos se reúnem fora da igreja junto ao fogo aceso, 2) Inicie-se a vigília após o anoitecer, 3) Providenciar velas para a assembléia, o círio e os cravos, 4) Alegrar e colorir o ambiente celebrativo com flores e panos (principalmente em volta do círio). 5) O altar deve estar sem nada em cima até o momento da liturgia eucarística. 6) Esta é uma noite santa e deve ser celebrada em santidade e alegria.


JESUS RESSUSCITOU

Em comunhão com todas as comunidades cristãs e com todo o universo, reunimo-nos para celebrar a Páscoa de Jesus: sua passagem da morte para a vida. O grande anúncio desta noite é: JESUS RESSUSCITOU. Fazendo memória das ações maravilhosas de Deus na história da humanidade, renovamos nossa fé. A Vigília Pascal se realiza em quatro momentos: 1) celebração da luz, 2) liturgia da palavra, 3) liturgia batismal e 4) liturgia eucarística.

CELEBRAÇÃO DA LUZ

Apagadas as luzes e o povo reunido em torno do fogo aceso, com a presença do presidente, o comentarista pode motivar a assembléia para esta parte da celebração.
A Vigília Pascal inicia-se com a celebração da luz, que, por sua vez, contém três partes: a bênção do fogo, a procissão do círio pascal e o canto do exulte.

Fonte: Liturgia Diária, da Editora Paulus

Nenhum comentário: