Convidado a participar do segundo dia de coletiva de imprensa, na cidade de Indaiatuba (SP), o bispo da diocese de Rio Grande (RS), dom José Mario Stroeher, falou sobre o Mutirão de Comunicação da América Latina e Caribe, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de julho, em Porto Alegre (RS). O evento tem a promoção da CNBB e da Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), dentre outros.
Bem humorado, o bispo, que é presidente do Regional Sul 3 da CNBB (Rio Grande do Sul) convidou a todos os jornalistas a participar do evento.“O mutirão de comunicação tem um significado e uma dimensão diferentes de outros eventos, pois a comunicação é a base de nossa sociedade, por isso achamos que é de extrema importância a participação em massa dos jornalistas neste evento”, afirma dom José.
STFQuestionado sobre o assunto que toma conta das manchetes dos jornais no Brasil em relação à discussão entre os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes, dom José Mário criticou a atitude dos ministros. “É lamentável ver dois ministros do porte deles brigando. É muita vaidade em jogo, mas essa briga tem lado, o povo na rua clama por justiça e integridade. Como vemos, as decisões do STF e do STJ, como vimos recentemente no caso da irmã missionária Dorothy Stang, mostram o quanto estamos jogados sem proteção da justiça. O povo clama por justiça, custe a quem custar”, enfatizou.
Renovação das paróquiasIndagado pelos jornalistas sobre a atual estrutura das paróquias, dom José Mário defendeu a necessidade de uma modernização das paróquias do Brasil. “As nossas paróquias devem pensar mais nos seus fiéis. Por exemplo, se o trabalhador só pode ir à igreja em seu horário de almoço, por que não readequarmos os horários para que haja missa neste horário específico? São pequenas coisas que devemos avaliar para modernizar a nossa Igreja”, acredita o bispo.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário