segunda-feira, 30 de março de 2009

DOM JOSÉ NEGRI SE DESPEDE DA ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS

Uma celebração realizada no sábado, 28, na Catedral de Florianópolis (SC), marcará a despedida do bispo-auxiliar da arquidiocese de Florianópolis, dom José Negri, para assumir a diocese de Blumenau (SC).
Dom José, 49 anos, foi nomeado no dia 18 de fevereiro, bispo titular da diocese de Blumenau, pelo papa Bento XVI, sucedendo a dom Angélico Sândalo, 76, que solicitou a renúncia canônica [obrigatória no ano em que o bispo completa 75 anos]. A celebração de posse será no dia 4 de abril, às 10h, na catedral São Paulo Apóstolo, no centro da cidade. Dom José será o segundo bispo de Blumenau, diocese criada em junho de 2000.
Natural de Milão, na Itália, onde nasceu em 18 de setembro de 1959, dom José teve a maior parte de sua vida pastoral transcorrida na arquidiocese de Florianópolis. Foi diretor espiritual do Seminário do Pontifício Instituto Missões Exteriores (PIME), em Palhoça, acumulando a função de pároco na Ponte do Imaruim, foi diretor do Seminário de Filosofia do PIME, em Brusque, e primeiro pároco da paróquia São Judas Tadeu, em Águas, Brusque.
No dia 14 de dezembro de 2005 foi nomeado bispo-auxiliar da arquidiocese de Florianópolis. A sua ordenação episcopal realizou-se no dia 5 de março de 2006, na Igreja matriz de São Luiz Gonzaga, em Brusque, a mesma em que,21 anos antes, dom Murilo Krieger, atual arcebispo, fora sagrado bispo.
CNBB

Nenhum comentário: