sábado, 28 de março de 2009

DOM GIL MOREIRA TOMA POSSE DA ARQUIDIOCESE DE JUIZ DE FORA


''O díscipulo é, antes de tudo, um seguidor apaixonado de Jesus Cristo e tem por missão mostrar esse mesmo Jesus, rosto humanos do Pai''.
Neste sábado, a Arquidiocese de Juiz de Fora (MG) celebrou a posse de seu novo pastor, Dom Gil Antônio Moreira. A Santa Missa de posse aconteceu na Catedral Metropolitana, dedicada à Santo Antônio, e estiveram presentes o Núncio Apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, bispos de todo o país, como o presidente da CNBB e Arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, o Arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e o presidente do CELAM e Arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, além de sacerdotes e diáconos da Arquidiocese de Juiz de Fora e de outras localidades e cerca de 5 mil fiéis. A fim atender aos presentes, a Catedral Metropolitana montou uma estrutura especial: cerca de 40 banheiros químicos, distribuição de mais de 10 mil copos de água mineral, instalação de tenda no adro da igreja para 1000 pessoas e ampliação do espaço interno do templo.
Nomeação
Dom Gil foi nomeado pelo Papa Bento XVI no dia 28 de janeiro e, até o momento, era bispo da Diocese de Jundiaí, SP. O novo pastor receberá no dia 29 de junho o pálio de arcebispo das mãos do Santo Padre, em Roma.
Celebração de posse
A cerimônia de posse teve início às 14h30 e, em seguida, a Santa Missa. Ao início da celebração, a assembléia recebeu a Procissão de Entrada com todos os sacerdotes, diáconos, seminaristas e bispos presentes e, por fim, a Entrada Canônica de Dom Gil, do administrador apostólico, Dom Eurico dos Santos Veloso, e do Núncio Apostólico, Dom Lorenzo.O vigário-geral da arquidiocese, Monsenhor Miguel Falabella, deu prosseguimento ao rito, fazendo a leitura das Letras Apostólicas (carta do Papa de nomeação) e, depois, foram apresentadas por Dom Gil ao colégio de consultores da Arquidiocese de Juiz de Fora.O Núncio apostólico fez o primeiro pronunciamento e, ao recordar a experiência pastoral de Dom Gil, ressaltou que o povo juiz-forense necessita de sua "presença paterna e zelo pastoral".Após o discurso, Dom Baldisseri entregou o báculo nas mãos de Dom Gil, efetivando a posse do novo arcebispo. Dom Gil recebeu, então, a saudação de todos os membros do colégio de consultores. Em seguida, os bispos deram início à celebração eucarística, presidida por Dom Gil, concelebrada pelos outros bispos presentes e com assistência pontifícia do Núncio Apostólico.
Homilia
Durante a Homilia, o novo arcebispo fez sua saudação a todos os presentes e, a partir das figuras dos apóstolos Felipe e André, declarou que a missão inicial de um bispo é levar o povo ao seu encontro pessoal com Cristo.
.: Ouça a Homilia
"O díscipulo é, antes de tudo, um seguidor apaixonado de Jesus Cristo e tem por missão mostrar esse mesmo Jesus, rosto humano do Pai, pois vê-lo é idêntico a ver o Pai, como, um dia, Ele revelou ao mesmo apóstolo Felipe: "Quem me vê, vê ao Pai'". Com estas palavras, Dom Gil Moreira declarou aos fiéis da arquidiocese a sua disposição de servir a Deus e ao povo.Destacou ainda seu reconhecimento de que a missão de um sucessor dos apóstolos é a de levar "Cristo às pessoas, e as pessoas a Cristo" e que apesar dos desafios, encara a tarefa como muita "disposição e entusiamo", pois sabe "onde pôs a sua confiança".Ao final da celebração, o Padre Nei Ângelo fez um discurso, representando os presbíteros, e também as senhoras Enilza Maria e Ângela, representando os leigos, e o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Antônio Mattos, representando as autoridades civis.O clero também prometeu obediência ao novo pastor e renovou os compromissos de sua ordenação, com um gesto que indica plena comunhão com o arcebispo.
Arquidiocese de Juiz de Fora
A Diocese de Juiz de Fora foi criada pela Santa Sé através de bula do Papa Pio XI, em de 1° de fevereiro de 1924. Em 14 abril de 1962, foi elevada à categoria de "arquidiocese", quando era pastoreada por Dom Geraldo Maria de Morais Penido.Atualmente, a Arquidiocese de Juiz de Fora compreende, além deste, mais 36 municípios. A Igreja local é formada por mais de 80 paróquias e mais de 1000 comunidades, e 114 padres e 16 diáconos permanentes compõem o clero arquidiocesano.

Da Redação da Canção Nova Notícias, com Google

Nenhum comentário: