Nesta segunda-feira, 23, aconteceu a reunião semestral da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A reunião tratou, entre outros, de seminários e estudos da Comissão do Laicato para este ano, com ênfase na discussão dos relatórios das atividades realizadas até então.
O assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro expôs alguns destaques do último curso do Centro de Fé e Política (Cefep), que aconteceu entre os dias 11 e 24 de janeiro. Da mesma forma fez o presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Carlos Signorelli, sobre os acontecimentos que envolveram o Conselho dos Leigos.
De acordo com o assessor do setor das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), da CNBB, professor Sérgio Coutinho, o grupo pensou também alguns nomes de teólogos, leigos com formação na área de ciências sociais e humanas para a criação de um grupo de reflexão formado por peritos para ajudar a pensar a ação pastoral da Comissão.
O assessor do Setor CEBs disse ter sido proveitosa e importante a reunião do grupo para integrar a equipe. “Esta reunião acontece duas vezes ao ano para que possamos juntos articular os três setores visando à melhor integração do grupo; é por isso que se trata de uma reunião importante”, explica.
O Encontro teve a participação do presidente da Comissão e bispo de Registro (SP), dom José Luiz Bertanha; o bispo de Catanduva (SP) e referencial do Setor Leigos, dom Antônio Celso de Queirós e o bispo de Floresta (PE) e referencial do Setor CEBs, dom Adriano Ciocca Vasino.
Além dos bispos referenciais participaram também os assessores da Comissão: professor Sérgio Coutinho, do Setor CEBs; Geraldo Aguiar, do Setor Leigos e padre Gisley Gomes, do Setor Juventude. E o assessor político da CNBB, padre Ernanne Pinheiro. O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) foi representado por seu presidente, Carlos Signorelli.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário