sexta-feira, 27 de março de 2009

ADVOGADO DA CPT SERÁ HOMENAGEADO COM MEDALHA CHICO MENDES DE RESISTÊNCIA

José Batista Afonso, advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do Regional Norte 2 (Amapá e Pará) da CNBB será homenageado no próximo dia 01 de abril , no Rio de Janeiro, com a medalha Chico Mendes de Resistência.
A indicação para a homenagem foi comunicada aos integrantes da CPT do Regional que estavam reunidos durante a sua Assembléia Regional da Comissão Pastoral da Terra.
A homenagem da entrega da medalha Chico Mendes de Resistência foi criada em 1989 pelo Grupo Tortura Nunca Mais, no sentido de marcar para sociedade em geral o que foi o Golpe Militar de 1964 e seus inúmeros efeitos que se fazem sentir ainda hoje.
Batista receberá a medalha na categoria Violência Rural por sua atuação em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais que lutam pela terra e por um desenvolvimento, onde a Vida, a Justiça Social e o respeito à Natureza prevaleçam.José Batista Gonçalves Afonso é mineiro. Nasceu no Vale do Jequitinhonha em 28 de fevereiro de 1964. Emigrou para o Pará na década de 70, junto com sua família. Em Conceição, entrou para o seminário. Fez todo o curso de Teologia no IPAR (Instituto de Pastoral da Arquidiocese) de Belém. Depois de ter atuado na região de Conceição foi para Marabá, como agente da CPT. José Batista foi coordenador da CPT/Pará. Atualmente, também participa da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap). Foi reeleito para a coordenação nacional da CPT e irá contribuir no setor de documentação.
CNBB

Nenhum comentário: