quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

MISSA DAS CINZAS MARCA INÍCIO DA QUARESMA

Tempo de conversão e reflexão, a Quaresma é uma preparação para a Páscoa, a festa maior dos cristãosA importância da oração, da prática do jejum e da caridade foi ressaltada, na noite de ontem, na Catedral de Fortaleza, pelo arcebispo de Fortaleza dom José Antônio Tosi Marques, ao celebrar missa marcando o início da Quaresma. O ponto alto da celebração foi a cerimônia da imposição das Cinzas na testa dos fiéis. “Com este gesto, reconhecemos nossa fragilidade e lembramos que o homem veio do pó e ao pó voltará”, enfatizou dom José.A Quaresma é um tempo de forte evangelização e conversão, explica o padre Gilson Soares, assessor de Comunicação para a Regional-1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O período, que vai da quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, resgata o grande retiro de 40 dias que Jesus Cristo viveu no deserto, dedicado à oração.“A Quaresma nos remete à conversão”, disse. No Brasil, observou, de modo especial há sintonia deste período com a Campanha da Fraternidade, que este ano traz o tema Fraternidade e Segurança Pública. Em Fortaleza, a campanha será lançada hoje, às nove horas da manhã, no Centro Pastoral Maria, Mãe da Igreja, na Avenida Dom Manoel, 339.Segundo o padre Gilson Soares, a Quaresma representa, ainda, um tempo de preparação para a Páscoa, a festa maior dos cristãos. Por isso, os católicos precisam escutar e ficar atentos à palavra de Deus, bem como lembrar seu compromisso no batismo. Embora a Quaresma chame nossa atenção sobre a importância do jejum, padre Gilson afirma que “o jejum que mais agrada a Deus é a prática da justiça e da caridade”.Um tempo destinado à salvação na pessoa de Jesus Cristo para a toda humanidade, e não apenas aos cristãos e católicos, frisa o coordenador da Comunidade Católica Face de Cristo, Aluízio Nóbrega. “A Quaresma é uma preparação para a Páscoa, ponto alto da salvação humana, mesmo para quem não acredita”, ressaltou.Iniciado no Natal, quando Deus se faz homem através de seu filho, o projeto da salvação é concluído na Páscoa, após a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Assim, a Quaresma representa a preparação para a Páscoa, é a passagem da morte para a vida, cita. Nos 40 dias da Quaresma, o fiel é convidado a aceitar o projeto de Deus. “Devemos refletir sobre as leituras bíblicas propostas para o período e sobre a vida que estamos levando e em que precisamos mudar”, frisa Nóbrega. SAIBA MAISDurante a Quaresma, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto. Excetuam-se o Domingo Laetare, solenidades e festasA cor do tempo é roxa. No Domingo Lactare, pode-se usar cor-de-rosaEm todas as missas e ofícios, omite-se o aleluiaNas solenidades e festas somente, como ainda em celebrações especiais, diz-se o Te Deum e o GlóriaNa celebração do matrimônio, seja dentro ou fora da missa, deve-se sempre dar a bênção nupcial
Mozarly Almeida/Repórter, do
Diário do Nordeste

Nenhum comentário: