quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

PRIMEIRA ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO LITÚRGICO-MUSICAL DO REGIONAL NORDESTE 3 TERMINA NO SÁBADO


No sábado, 24 de janeiro, o Regional Nordeste 3 (Bahia e Sergipe) conclui a primeira etapa do curso de formação litúrgico-musical, que teve início no dia 11 de janeiro. Cerca de 68 pessoas vindas de 18 dioceses do Regional participam da formação; desses, estão presentes nove presbíteros e 18 seminaristas maiores.
O curso acontece no Centro de Formação da arquidiocese de Feira de Santana (BA). Vários bispos do Regional marcam presença, entre eles, o bispo de Livramento de Nossa Senhora (BA), dom Armando Bucciol, que auxiliou durante dois dias da formação. Esteve também presente, dom Ceslau Stanula, bispo de Itabuna (BA) e presidente do Regional Nordeste 3; o bispo de Barra (BA) dom Luiz Flávio Cappio; o bispo de Alagoinhas e referencial da liturgia no Regional, dom Itamar Vian e o arcebispo de Feira de Santana (BA) dom Paulo Romeu Bastos, que presidirá a celebração eucarística de conclusão.
Durante sua visita aos participantes do curso no dia 21, quarta-feira, dom Luiz Cappio frisou que a liturgia é o centro da ação pastoral: “A liturgia é o pão de cada dia de nossas comunidades. O altar é o ponto de partida e o ponto de chegada de toda a nossa ação pastoral. A liturgia é o coração da vida da Igreja”. Dom Luiz presidiu a celebração eucarística em memória do martírio de Santa Inês.
Segundo a avaliação dos padres que coordenam o curso, os objetivos foram plenamente alcançados. “É hora de pensar para a frente, preparar a segunda etapa e organizar outras iniciativas de formação e articulação da liturgia no Regional” afirmou o membro da coordenação, padre Antônio Elias Cedraz. A Comissão de Liturgia se faz presente neste curso por meio dos assessores da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, arq. João Martins e padre Carlos Gustavo Haas que ministraram, respectivamente, as disciplinas Espaço e Ano Litúrgico, como também mantiveram contato com os cursistas e reuniões com a equipe de coordenação.


CNBB

Nenhum comentário: