Amanhã, dia 5, é o Dia Nacional da Pastoral da Criança. É também o Dia Internacional do Voluntariado e acredita-se que a Pastoral é homenageada neste dia por ser a instituição que maior número de voluntários reúne no Brasil: 261.952 voluntários. São 10.793 só no Ceará. É mais de dois mil voluntários trabalhando em nível comunitário na Arquidiocese de Fortaleza.
Isso mesmo, mais de dez mil pessoas no Estado e mais de duas mil na Arquidiocese de Fortaleza, sem levar em conta os apoiadores, que não são cadastrados porque não participam regularmente. Os voluntários que realizam o trabalho de visita domiciliar, celebração da vida e avaliação todos os meses, mantêm informações detalhadas e regulares da situação de saúde e desenvolvimento das crianças e gestante acompanhadas pela pastoral.
Por isso, a lei federal nº 11586 está dedicando este dia para as comemorações e homenagens à Pastoral da Criança, cujo trabalho consiste numa partilha de informações entre voluntários, gestantes e mães de crianças até seis anos. Através deste trabalho se permite melhorias das condições de nutrição e saúde, redução da mortalidade e das doenças entre gestantes e crianças, melhorando a tessitura social e trabalhando a mulher como agente de mudança pessoal e comunitária no fortalecendo de sua auto-estima e conscientização de seus direitos e deveres.
Baseando seu trabalho na mensagem de Jesus Cristo, os líderes voluntários buscam semear em cada uma das famílias visitadas a consciência de que todos os seres humanos são dignos e podem mudar seus destinos e trabalhar em casa e na comunidade a construção da Paz e da Justiça Social. E que essa conquista tem alicerces no respeito a todas as criaturas e na capacidade de cada uma de aceitar as diferenças e aprender à partir da diversidade.
Lei nº 11.583, de 28 de novembro de 2007
Institui a data de 5 de dezembro como o Dia Nacional da Pastoral da Criança. O Presidente da República faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º É instituído o dia 5 de dezembro de cada ano como o Dia Nacional da Pastoral da Criança.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Brasília, 28 de novembro de 2007; 186º da Independência e 119º da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA. Dilma Rousseff DOU de 29.11.2007.
Contato: Francisca Ferreira coordenadora da PdC na Arquidiocese de Fortaleza 85. 8849 2369.
Pascom da Arquidiocese de Fortaleza
Nenhum comentário:
Postar um comentário